Connect with us

Geral

Rede Mário Gatti prevê mais 23 leitos Covid para reforçar SUS municipal

imagem 246

A Rede Mário Gatti trabalha para abrir mais 23 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 até o final de semana. A programação é que sejam abertos 10 leitos de UTI no Hospital Municipal Mário Gatti e 13 de enfermaria no Hospital Ouro Verde.

A ativação destes leitos depende da contratação de recursos humanos, especialmente médicos e equipes de enfermagem. Há falta de profissionais especializados no mercado. Uma empresa contratada pela Rede está buscando as contratações.

“À medida que mais leitos são abertos, há uma redução na oferta de pessoal especializado. Para cada leito de UTI aberto são necessários um médico, três enfermeiros, nove técnicos de enfermagem e um fisioterapeuta 24 horas por dia. Não dá para improvisar nessa hora e precisamos de pessoas qualificadas”, disse o presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni.

Advertisement

Nas próximas semanas, a Rede Mário Gatti deve reativar o Hospital de Campanha na sede dos Patrulheiros, em parceria com a organização Expedicionários da Saúde. A ativação de 36 leitos de enfermaria depende de um tanque de oxigênio. A Rede Mário Gatti está com dificuldades em adquirir este item no mercado. Na região de Campinas, empresas não têm mais para fornecer e a Rede começa a buscar tanques para alugar fora do Estado.

O SUS Municipal tem hoje 152 leitos de UTI e 180 de enfermaria. Além dos 10 de UTI e 13 de enfermaria, planejados para esta semana, há ainda a programação de mais 18 UTIS e outros 15 de enfermaria na Rede Mário Gatti e na rede conveniada contratada. Com isso, o SUS Municipal passará a contar com 180 leitos de UTI – no auge da pandemia, entre junho e agosto do ano passado, a disponibilidade era de 155 leitos de UTI.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare