Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

Recuperado, Clube Concórdia vira “Espaço Esporte e Movimento”

O “Espaço Esporte e Movimento”, novo local para aulas de dança, lutas e ginástica, foi entregue na manhã desta quarta-feira, dia 19 de dezembro, pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette, e o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira. Todas as atividades são gratuitas à população e a localização é privilegiada, na região central da cidade, onde funcionou a antiga sede social do Clube Concórdia, em cima do Restaurante Bom Prato, na avenida Moraes Sales.

“O prédio faz parte da história da cidade, com um amplo salão onde ocorriam antigos bailes de carnaval do Concórdia. Ele estava sem uso e por meio de uma parceria entre Prefeitura e o clube colocamos aqui um espaço de artes marciais, um grande atrativo para a população, e também uma academia de musculação. Isso vai ajudar a desafogar uma fila de pessoas que precisam praticar ou fazer uma fisioterapia e musculação e agora vão poder ser atendidas neste lugar”, disse o prefeito Jonas Donizette. 

“O nosso governo tem se esforçado para fazer de Campinas uma cidade cada vez melhor”, acrescentou o prefeito sobre o novo espaço, que é amplo, com 900 metros quadrados, e dispõe de uma estrutura para receber até 1.200 pessoas por semana, segundo estimativas da Secretaria de Esportes e Lazer. O prefeito ressaltou que “tudo foi feito a custo zero para a Prefeitura”. O Clube Concórdia cedeu o espaço e também forneceu parte da mão de obra para a reforma. A Prefeitura reformou todo o imóvel, refez a pintura e toda a parte elétrica.

O vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, ressaltou que a iniciativa faz parte do projeto da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer de ocupar espaços vazios da cidade, revitalizar e implantar atividades esportivas. “Quero parabenizar a conquista dessa estrutura e esse programa que tem criado vários espaços destinados ao esporte e lazer na cidade”, ressaltou.

 

Revitalização

 

O Clube Concórdia foi o quarto espaço revitalizado na cidade: o primeiro foi no Balneário, com a instalação do Centro de Treinamento de Lutas, Museu do Esporte e sede da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; o segundo foi o mezanino do Centro de Vivência do Idoso (CVI), onde foi instalado o Ambulatório de Osteopatia; e o terceiro foi Galpão dos Lemos, anexo à Estação Cultura.

O discurso do secretário de Esportes e Lazer, Dário Saadi, foi de agradecimento. “Esse espaço é fruto do trabalho e esforço de muita gente”, disse. Ele destacou a parceria com “todos aqueles que se dedicaram”, entre eles, a diretoria do Clube Concórdia, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos, os grupos e entidades parceiras que desenvolvem projetos esportivos e sociais, e também os grafiteiros que pintaram a fachada do prédio.

O “Espaço Esporte e Movimento” tem área para aulas de dança e ginástica para adultos e pessoas da Terceira Idade, espaço com aparelhos de academia e sala com tatame para prática de lutas e artes marciais.

Todas as atividades serão gratuitas e ministradas por professores da própria Secretaria de Esportes e pelos grupos e entidades parceiras que tenham projetos esportivos e sociais no município. A programação das atividades como os horários oferecidos serão divulgadas no início de janeiro de 2019. 

Prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, autoridades e convidados foram recebidos na cerimônia de entrega do novo espaço por atletas e participantes de atividades esportivas que realizaram apresentações de zumba, artes marciais e capoeira.