Connect with us

Geral

Quatro processos garantem que promessas de Réveillon sejam cumpridas

Publicado

em

Ano novo, vida nova? Bom, pelo menos é o que todo mundo almeja sempre que o relógio se aproxima da meia-noite no dia 31 de dezembro. O forte desejo por uma vida melhor fica mais intenso e crível na hora do festejar dos fogos de artifício, os abraços entre familiares e do brinde com os amigos.

No entanto, cumprir as promessas que fazemos a nós mesmos não é fácil. Muitas vezes chega março e as pessoas nem se lembram mais das determinações lançadas para si.

No topo da lista normalmente estão resoluções que buscam qualidade de vida, abandonar o sedentarismo e emagrecer.

À frente da Change, que tem três unidades em Campinas, o empresário Luís Antonio Calicchio já viu esse filme algumas vezes e, baseado em si mesmo e em centenas de alunos empenhados em dar uma guinada de 180o, dá algumas dicas. São quatro processos que, segundo ele, levam ao sucesso em qualquer aspecto em que forem aplicados e não somente em relação à mudança de hábitos físicos.

1º Trace prioridades

“Se não for prioridade, não vai manter”. Luís enfatiza que a “falta de tempo” para praticar exercício com o argumento de que trabalha muito para ser bem sucedido profissionalmente é um ‘tiro pela culatra’. “Para ter sucesso em diversos aspectos da vida é preciso estar com a saúde em dia. Não adianta fazer planos em outros setores se o corpo, que é a ferramenta para atingir os objetivos, não estiver em pleno funcionamento”.

Luís lembra que modalidades estimulantes do equilíbrio da mente e corpo são uma tendência por mesclar, numa mesma atividade, a necessidade de exercitar o corpo e espairecer. Na Change, as novas aulas de Superioga, Animal Flow e bike indoor gameficada cumprem essa função. “As pessoas investem no futuro e não vivem o presente. A atividade física orientada promove a calma e, nem que seja por aquele momento, faz a pessoa se desconectar do mundo. É importante não deixar o problema de saúde aparecer para só aí buscar a saúde”, alerta o especialista.

2º Estipule metas atingíveis

Desafios são sempre estimulantes, mas precisam ter metas graduais para que pequenas conquistas levem ao objetivo final. As promessas devem ser baseadas em metas factíveis, com desenvolvimento paulatino para não haver desistência provocada pela dificuldade de se chegar ao alvo.

“Quem é sedentário, inicie com exercícios 2x na semana. Não estipule ir à academia todos os dias. Os benefícios logo aparecem e naturalmente o resultado é notado. Com ele vem mais vantagens associadas, que geram o comprometimento em outros setores, como regrar a alimentação, bebida e horas de sono. Aí sim, neste estágio, aumente o número de dias para o treino semanal”.

3º Persista

Estudos mostram que é preciso manter-se numa nova rotina regrada por, no mínimo 21 dias, para que o organismo se acostume. Parece fácil, mas poucos concluem esse período inicial. É preciso persistência e disciplina. Uma boa dica é criar vínculo com outras pessoas do grupo para ganhar motivação social. “Quando a pessoa se sente engajada e percebe os resultados no físico há liberação hormonal e bioquímica no organismo. Sensações de bem-estar e de disposição mostram que vale a pena o esforço”, indica.

4º Recomece o ciclo

Luís alerta que o desafio deve ser constante e, por isso, quando o objetivo é atingido, deve-se impor uma nova meta e o ciclo recomeçar. “A conquista da meta traz uma aparente estabilidade, mas, na realidade, permanecer com os mesmos hábitos por um período longo traz relativo conforto e promove um regresso que pode ser imperceptível em curto prazo. No entanto, o retrocesso existe e a solução para impedir o revés é desafiar-se sempre”, adverte.

Sobre Luís Antonio Calicchio e sobre a Change

 

Luís Antonio Calicchio, 37 anos, é formado em administração de empresas e iniciou sua carreira profissional como executivo no mercado financeiro. Inspirado pelas histórias de sucesso de grandes empreendedores, ele decidiu também empreender. Praticante de esportes desde a infância, Luís identificou uma oportunidade de negócio no segmento de fitness quando, ao procurar um local para treinar, não encontrou em Campinas serviços que contemplassem o que ele buscava para si, um serviço que focasse além da estética.

 

O empresário colocou em prática a ideia que formulava em sua mente há bastante tempo e em 2008 abriu um espaço de atendimento personalizado, focado no treino funcional e que já trazia o vibration training como novidade. Para Luís, a atividade física e os treinos em academia precisavam ter embasamento técnico, planejamento e que levassem em conta os gostos, necessidades, restrições físicas e objetivos do praticante.

 

Depois de seis anos, a iniciativa ganhou dois novos sócios e deu origem à Change unidade Alphaville, que tem 715m2 e atende 600 pessoas.

 

Mais tarde, em 2016, foi inaugurada a unidade Gramado, com 915m², que conta com 500 alunos. Em oito anos, o faturamento da empresa cresceu 800%.

 

Em agosto deste ano, a rede abriu a terceira unidade no Instituto Wilson Mello, no condomínio Praça Capital.

 

A Change apresenta hoje uma diversidade grande de modalidades coletivas, mesclando os padrões Les Mills com as mais novas tendências em evidência no mercado mundial. Os equipamentos são os italianos Technogym, líder na fabricação de aparelhos de ginástica para musculação e wellness, e é o único espaço em Campinas que dispõe de duas plataformas vibratórias Power Plate na unidade do Gramado e três na do Alphaville.

Afora a musculação e as variadas aulas em grupo, a Change oferece estúdio com equipamentos de alta tecnologia para alunos que preferem treinar com seu personal num espaço mais restrito, o qual é usado por, no máximo, três alunos por vez. A Change conta com serviços complementares, a exemplo de nutricionista, nutrólogo, pilates e clínica de estética e as três unidades estão localizadas em importantes centros comerciais com facilidade de acesso, estacionamento e segurança.

Geral

Oficina pedagógica discute conteúdos de mobilidade urbana com professores

Publicado

em

Por

A Semana Municipal do Trânsito (Semutran 2021) terá nesta terça-feira, dia 28 de setembro, às 9h, uma oficina pedagógica em que educadores da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) trabalharão conteúdos de educação para a mobilidade com profissionais das redes municipal, estadual e particular de ensino de Campinas. 
A oficina “Educação para Mobilidade na Primeira Infância – Intersetorialidade e Garantia de Direitos no Projeto Político-Pedagógico”, a terceira deste ano, é voltada a escolas da Educação Infantil ao Ensino Médio. Apesar do nome primeira infância, as discussões abrangem todas as faixas etárias de crianças e adolescentes. 
O evento será on-line, pelo Microsoft Teams. Os educadores devem se inscrever até as 23h59 desta segunda-feira, 27 de setembro, pelo formulário eletrônico bit.ly/educacao_mobilidade_pic. O link de acesso é enviado na confirmação da inscrição. 
Programação
Após a abertura, os profissionais da Emdec abordarão o tema “mobilidade e infância”, com estudos e diagnósticos das dificuldades encontradas por crianças, adolescentes e cuidadores no trânsito. 
Entrará em pauta o papel das escolas neste cenário: o que pode ser feito para melhorar a circulação, dentro e fora do espaço escolar?
A mobilidade urbana estaria presente na própria construção do projeto pedagógico da escola, pois envolve questões de acesso, de onde e como vêm os estudantes, aspectos de segurança (viária e pública) e de formação histórica dos bairros.  
Mais informações 
A Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) e a Emdec realizam o encontro em parceria com o Comitê Intersetorial pela Primeira Infância Campineira (PIC). 
Se precisarem de orientações, os educadores podem entrar em contato pelo e-mail [email protected]​​ ou telefone (19) 3772-7123​. 
Acesse a programação completa da Semutran em www.emdec.com.br/semutran2021. 

Continue Lendo

Geral

Campinas ganha destaque na União Internacional de Transporte Público

Publicado

em

Por

 

O presidente da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), Ayrton Camargo e Silva, que agora integra o Comitê de Autoridades Internacionais da União Internacional de Transporte Público / Divisão da América Latina (UITP), foi convidado para ser o anfitrião virtual da 49ª Reunião do Comitê, que contou com 20 autoridades mundiais, nesta última semana. 

 

 

A UITP é a única rede mundial que reúne todas as partes interessadas no transporte público e todos os modos de transporte sustentáveis. São mais de 1,8 mil membros no mundo, distribuídos em 16 escritórios, incluindo o da América Latina, que se encontra em São Paulo.  

 

 

Durante o encontro com autoridades dos Estados Unidos, Canadá, Rússia, China, Portugal, Singapura, França, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Argentina, entre outros, Camargo apresentou um panorama geral do transporte público na América Latina e destacou a cidade de Campinas e o seu potencial econômico, turístico e social. Também apresentou dados da Região Metropolitana (RMC-Campinas).  

 

 

Os integrantes do Comitê Internacional puderam conhecer a estrutura organizacional da Emdec, suas ações, responsabilidades e diretrizes para a mobilidade urbana nos próximos anos. 

 

 

Camargo ressaltou o papel pioneiro da cidade em temas da mobilidade no Brasil, lembrando a adoção da fiscalização eletrônica digital e da tecnologia de pagamento por cartão nos ônibus do transporte público. A infraestrutura e a operação do transporte foram destacados. Camargo trouxe os dados de passageiros transportados, linhas, táxis, aplicativos, terminais e informações referentes ao BRT. 

 

 

Os participantes fizeram perguntas sobre o Sistema Bus Rapid Transit (BRT) – que vem sendo implantado, a integração entre os transportes, os dados de movimentação e Origem-Destino dos passageiros, e ainda sobre as ciclovias. 

 

 

Os participantes discutiram, ainda, a elaboração de dois documentos: um para orientar as autoridades sobre “Como ajudar na Sustentabilidade das Cidades”; e outro sobre “Como trazer passageiros que foram perdidos de volta ao sistema de transporte público”. 

 

 

A UITP tem o seu escritório central localizado em Bruxelas (Bélgica) e mais de 135 anos de história (foi fundada em 1885). 

 

Continue Lendo

Geral

Expresso Solidário inaugura roteiro do trem turístico pelo Vale das Frutas

Publicado

em

Por

Um grupo de 115 jovens, adultos e idosos embarcou no Expresso Solidário, passeio turístico de trem que partiu na tarde desta sexta-feira, dia 24 de setembro, da Estação Cultura de Campinas rumo a Valinhos. Foi a estreia do futuro roteiro do trem turístico pelo Vale das Frutas. A viagem foi uma realização das Secretarias Municipais de Cultura e Turismo e de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

 

 

O Expresso Solidário contou com a participação de 20 jovens do Programa Juventude Conectada, 35 da Associação Beneficente Boa Amizade, entidade localizada no Jardim Eulina, e 60 da Guardinha Campinas. O grupo estreou o passeio de trem turístico pelo Vale das Frutas.

 

 

O Expresso Solidário é um projeto idealizado pelo Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau e pela Associação de Preservação Histórica de Valinhos (APHV). A operação fica a cargo da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), organização sem fins lucrativos com expertise na operação de trens turísticos e tem apoio da Rumo Logística, concessionária do trecho entre Jundiaí e Campinas.

 

Juventude Conectada

 

O Juventude Conectada de Campinas prevê a formação e atuação de jovens de 15 a 29 anos com oferta de bolsas pedagógicas e uma grade de formação em cidadania e desenvolvimento pessoal, cultura digital e gestão de telecentros, preparando esse jovem para atender o público do telecentro com a realização de oficinas e acesso livre à internet bem como, para o exercício da cidadania e o mercado de trabalho.

Continue Lendo

Populares