Connect with us

Geral

Quatro pratos estrangeiros para as festas de fim de ano

Publicado

em

As refeições de Natal e Réveillon, seja ceia ou almoço, são alguns dos momentos mais esperados das festas de final de ano. Muito parecidas ou totalmente diferentes, a culinária dos países e os pratos servidos nessas ocasiões dependem de múltiplos fatores, como costumes, técnicas, clima e história de cada um. Reconhecida pela diversidade cultural, a mesa dos brasileiros possibilita experiências gastronômicas e permite a inovação do menu, principalmente em momentos especiais.

Para facilitar os eventos mais importantes do ano e surpreender os convidados com opções saborosas e sofisticadas, selecionamos quatro chefs de cozinha com receitas originais para um banquete sem fronteiras. Criações tradicionais de países como Peru, Líbano, Portugal e França estão na lista de sugestões dos experts no assunto: Marco Espinoza (Lima Restobar), Patrícia Abbud (Saj Restaurante), Mari Barbosa (Simply Fit) e Andrea Ponte (Andrea Ponte Gourmet).

Ceviche Clássico – Por Marco Espinoza (Lima Restobar)

Prato típico da terra do Machu Picchu, o Ceviche é a mistura de ingredientes característicos do Peru. A versão abaixo é do premiado chef Marco Espinoza – que figura no Guia Michelin com o Prêmio Bib Gourmand por dois anos seguidos.

Ingredientes

600g peixe branco cortado em cubos

1 cebola roxa cortada em pluma

4 col. de sopa de milho verde cozido
160g batata doce cozida
Suco de 6 limões
1 col. chá coentro
2 col. chá sal
2 col. chá glutamato monosódico
1 col. chá pimenta dedo de moça picada
1 col. chá pimenta do reino
4 folhas de alface crespa

Modo de preparo

Corte o peixe em cubos com tamanho aproximado de 1,5 cm, coloque-o em uma tigela e tempere com sal, pimenta do reino, glutamato e pimenta dedo de moça. Acrescente o suco de limão, a metade da cebola roxa e o coentro. Misture. Para montar os pratos, coloque a folha de alface, o ceviche e decore com milho, batata doce, a cebola roxa e a pimenta.

* Receita para 4 pessoas

 

Trigo Grosso – Por Patrícia Abbud (Saj Restaurante)

 

Tradicional da culinária árabe e rica em proteínas, a receita libanesa ganhou ainda mais sabor com os toques da chef Patrícia Abbud, do Saj Restaurante.

 

Ingredientes

500g trigo grosso

500g de patinho moído

2 col. de sopa de manteiga com sal

500g de peito de frango

1 cebola média picada

1 pitada de pimenta sírio

1 litro de Água

azeite de oliva (o quanto baste para refogar)

sal a gosto

coalhada a gosto

 

Modo de preparo

 

Numa panela de pressão, refogue a cebola no azeite e adicione o frango. Tempere com sal e pimenta síria. Refogue mais um pouco. Adicione a água e cozinhe na pressão por 20 minutos. Desfie o frango.

Deixe o trigo de molho por 30 minutos e depois ferva por 40 minutos em fogo baixo. Em uma panela, refogue a carne na manteiga com o sal. Em seguida, misture o frango e o trigo. Adicione um pouco do caldo do frango e deixe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Coloque em um prato para servir e finalize com coalhada fresca, hortelã e um fio de azeite.

* Receita para 4 pessoas

Bacalhau – Por Mari Barbosa (Simply Fit)

 

De origem portuguesa e fácil de preparar, a receita da chef e nutricionista Mari Barbosa, da Simply Fit, é uma ótima opção de prato com “tempero de família”.

Ingredientes

 

400g de bacalhau dessalgado e desfiado grosseiramente
2 xíc. de tomate cereja
1 xíc. de azeitonas pretas
½ xíc. de azeite extra virgem
½ xíc. de aipo picado
1 col. de sopa de cebola picada
½ col. de sopa de alho picado
Salsinha e cebolinha picada
Folhas de manjericão
Sal a gosto (se necessário, dependerá da dessalga do bacalhau)

Modo de preparo

 

Refogue em um fio de azeite o alho, a cebola e o aipo. Acrescente o bacalhau e continue refogando. Adicione as azeitonas, os tomates, o azeite, o cheiro verde e o manjericão por último. Acerte o sal. Pronto!

* Receita para 4 pessoas

 

Eclair – Por Andrea Ponte (Andrea Ponte Gourmet)

 

Uma das mais famosas sobremesas francesas, o doce recebe formatos e sabores de acordo com a criatividade do confeiteiro. A receita da chef Andrea Ponte é uma boa alternativa para finalizar as refeições das festas de fim de ano.

Massa

 

500 ml de água
1/2 col. chá de sal
1 col. chá de açúcar
220g de manteiga
280g de farinha para pão
9 ovos

Modo de preparo

 

Misture a água, o sal, o açúcar e a manteiga, levando à fervura completa. Adicione a farinha de uma só vez e mexa por 2 a 3 minutos em fogo médio, com uma colher de pau. A massa deverá se despregar da panela. Transfira para uma tigela e deixe que esfrie por 2 a 3 minutos.

Adicione os ovos, um a um, mexendo até a incorporação total. Antes das duas últimas adições, verifique o ponto da massa: deve escorrer da espátula formando um “v”. Bata até chegar à temperatura ambiente. Modele com o bico e o formato de sua preferência. Asse a 200° C por 12 minutos; diminua a 180° C e asse até obter um dourado intenso. Ao ser levantada, a massa deve ser leve e sem umidade.

 

Recheio: creme de confeiteiro

 

Ingredientes

 

200g de gema
320g de açúcar
85g de amido de milho
1 litro de leite
1 un. de fava de baunilha
1/2 col. chá de sal
80g de manteiga

Modo de preparo

 

Em uma tigela, misture as gemas, 160g de açúcar e o amido de milho. Aqueça o leite com as outras 160g de açúcar, a fava de baunilha e o sal até a fervura. Coe e retorne à cocção, por 2 minutos, para que o amido seja cozido. Retire do fogo, despeje em uma tigela e adicione a manteiga, mexendo bem. Cubra com um filme plástico grudado na superfície, para evitar a formação da nata. Deixe esfriar, recheie a massa e sirva!

* Receita para 10 pessoas

Serviços

 

Lima Restobar

Endereço: Rua Padre Almeida, 352, Cambuí – Campinas/SP
Telefone: (19) 3254-7575
Facebook/Instagram: limarestobarcampinas

Saj Restaurante

Endereço: Alameda Parque D. Pedro – Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra – Campinas
Telefone: (19) 3397-5669
www.sajrestaurante.com.br

Simply Fit

Endereço: Av. Engenheiro Roberto Mange, 250 – Campinas
Telefone: (19) 3396-9180
www.simplyfit.com.br

Andrea Ponte Gourmet

Endereço: Rua Antônio Lapa, 402 – Cambuí/ Campinas
Telefone: (19) 99736-0368
Instagram: @andreapontegourmetd

Geral

Fim de semana com teatro e esporte encerra programação do Mês das Crianças

Publicado

em

Por

A programação do Mês das Crianças termina neste final de semana com show de trapezistas, show dog, apresentação da minicidade da Emdec e uma série de oficinas de esporte. Todas as atividades são gratuitas e agendadas para o sábado e o domingo, das 8h às 12h, na Praça de Esportes Tancredo Neves e no Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim. A realização é conjunta das secretarias de Cultura e Turismo e de Esportes e Lazer de Campinas.
A criançada vai poder ver o Show Dog da Guarda Municipal, a Minicidade da Emdec e participar das oficinas de futsal, basquete e jiu-jitsu. Os irmãos Sabatino, artistas e trapezistas, apresentam nos dois dias o espetáculo “O Maior Artista da Terra” e “O Carteiro e a Bicicleta Acrobática”.
O Maior Artista da Terra é o primeiro espetáculo autoral dos irmãos Sabatino. Grande sucesso de público, este espetáculo surpreende pela simpatia, carisma, precisão e destreza. Com esquetes, cascatas, improvisos, personagens inusitados, a narrativa é cheia de reviravoltas e palhaçadas, um hub de criatividade e ação, trazendo o que o circo tem de melhor.
O Carteiro e a Bicicleta Acrobática é o mais novo espetáculo da companhia. Uma peça que resgata a moda antiga dos carteiros e do envio de cartas. Com uma bicicleta, muitas encomendas, tons poéticos apoiados pela trilha sonora, a obra surpreende o público quando manobras, equilíbrios e acrobacias na bicicleta revelam a intimidade e a conexão entre personagem e bike.
Confira a programação
23/10
Praça de esportes Tancredo Neves
Avenida das Amoreiras 4445 – Jd. Novo Campos Elíseos
8h-12h
Oficina de futsal
Oficina de basquete
Aula aberta de Jiu-jítsu
Atividades Braille
Minicidade – Emdec
Apresentações
9h – Show Dog- GM
10h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática
11h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas – com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática
24/10
Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim
R. Raul Teixeira Penteado, 2 – Vila Brandina.
8h-12h – Minicidade – Emdec
10h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas – com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática
11h – Irmãos Sabatino – artistas e trapezistas – com o espetáculo O carteiro e a Bicicleta Acrobática

Continue Lendo

Geral

Sancionada lei que desburocratiza análise de habitação de interesse social

Publicado

em

Por

O projeto de lei complementar 44/20, que disciplina a implantação do Empreendimento Habitacional de Interesse Social (EHIS), foi sancionado pelo prefeito Dário Saadi, conforme publicação no Diário Oficial do Município (DOM), desta segunda-feira, 18 de outubro. O texto da lei, elaborado com a participação da Companhia Habitação Popular de Campinas (Cohab), entra em vigor a partir de hoje, mas ainda passará por regulamentação.
O PL foi encaminhado pelo Executivo e tem como foco impulsionar novos projetos de empreendimentos de interesse social. Dessa forma, as novas regras têm potencial para aumentar a oferta de unidades habitacionais destinadas à população de baixa renda.
A nova lei tem regras urbanísticas/construtivas mais simples, com o objetivo de agilizar os processos e ampliar a atração do setor privado para investir em empreendimentos de interesse social, fortalecendo a política habitacional da cidade. A publicação no DOM detalha os benefícios previstos com as alterações.
A intenção é que as novas medidas possam reduzir o valor de imóveis e aumentar as oportunidades de aquisição para quem sonha com a casa própria. E, ao estimular a construção civil, também impulsionar a geração de empregos no setor.
As regras da nova lei valem para requerimentos com entrada a partir desta publicação no Diário Oficial, em 18 de outubro. No entanto, as empresas que estiverem com processos em andamento podem solicitar que a análise seja feita sob a nova legislação. O pedido para a mudança deve ser feito em até 180 dias a partir da publicação da lei.
O EHIS é direcionado a famílias com renda de até dez salários-mínimos. Para até seis salários, há benefícios fiscais, como isenção de ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

Continue Lendo

Geral

Saúde abre às 17h agendamento de vacina para pessoas entre 12 e 17 anos

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde abre nesta segunda-feira, 18 de outubro, às 17h, novas vagas para agendamento da primeira dose da vacina contra a covid-19 para pessoas de 12 a 17 anos, incluindo gestantes e puérperas desta faixa etária. Também serão abertas novas oportunidades de agendamento de dose adicional para idosos a partir de 60 anos, que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses, profissionais de saúde que completaram a imunização em janeiro, fevereiro ou março e pessoas com alto grau de imunossupressão que receberam a segunda dose há 28 dias. 

 

No total, serão disponibilizadas 14 mil vagas em 64 centros de saúde de Campinas (apenas os CSs Boa Esperança, Carlos Gomes e Campina Grande não fazem a vacinação contra a covid-19).  

 

A escolha do local, dia e horário poderá ser feita no site https://vacina.campinas.sp.gov.br ou pelo telefone 160. Quem tiver dificuldades deve procurar o centro de saúde mais próximo. 

 

É importante que as pessoas cheguem, no máximo, com 10 minutos de antecedência para evitar aglomerações. 

 

O agendamento continua aberto para pessoas a partir de 18 anos, inclusive gestantes e puérperas, receberem a primeira dose. 

 

As orientações e documentos necessários para cada grupo podem ser consultadas no site https://vacina.campinas.sp.gov.br. 

 

Adolescentes

 

No dia da vacinação, os menores de idade deverão estar acompanhados do pai, mãe ou responsável legal. Se estiverem sozinhos, precisarão apresentar um termo de consentimento assinado por eles. O modelo será disponibilizado no site https://vacina.campinas.sp.gov.br.

 

Os adolescentes de até 17 anos serão imunizados com a vacina da Pfizer, única aprovada pela Anvisa para a faixa etária. 

 

No dia marcado, a pessoa que vai receber a dose deve levar RG, CPF (se tiver), comprovantes do agendamento (que pode ser mostrado no celular) e de endereço em Campinas (pode ser em nome dos pais ou responsável desde que o parentesco seja comprovado por meio de documentos).

 

Vacinação

 

Até a tarde desta segunda-feira, 18 de outubro, foram aplicadas 1.756.712 doses da vacina contra a covid-19 em Campinas, sendo 935.337 primeiras doses, 782.804 segundas doses ou doses únicas e 38.571 doses adicionais.

Continue Lendo

Populares