Connect with us

Geral

Quatro pratos estrangeiros para as festas de fim de ano

Publicado

em

As refeições de Natal e Réveillon, seja ceia ou almoço, são alguns dos momentos mais esperados das festas de final de ano. Muito parecidas ou totalmente diferentes, a culinária dos países e os pratos servidos nessas ocasiões dependem de múltiplos fatores, como costumes, técnicas, clima e história de cada um. Reconhecida pela diversidade cultural, a mesa dos brasileiros possibilita experiências gastronômicas e permite a inovação do menu, principalmente em momentos especiais.

Para facilitar os eventos mais importantes do ano e surpreender os convidados com opções saborosas e sofisticadas, selecionamos quatro chefs de cozinha com receitas originais para um banquete sem fronteiras. Criações tradicionais de países como Peru, Líbano, Portugal e França estão na lista de sugestões dos experts no assunto: Marco Espinoza (Lima Restobar), Patrícia Abbud (Saj Restaurante), Mari Barbosa (Simply Fit) e Andrea Ponte (Andrea Ponte Gourmet).

Ceviche Clássico – Por Marco Espinoza (Lima Restobar)

Prato típico da terra do Machu Picchu, o Ceviche é a mistura de ingredientes característicos do Peru. A versão abaixo é do premiado chef Marco Espinoza – que figura no Guia Michelin com o Prêmio Bib Gourmand por dois anos seguidos.

Ingredientes

Publicidade

600g peixe branco cortado em cubos

1 cebola roxa cortada em pluma

4 col. de sopa de milho verde cozido
160g batata doce cozida
Suco de 6 limões
1 col. chá coentro
2 col. chá sal
2 col. chá glutamato monosódico
1 col. chá pimenta dedo de moça picada
1 col. chá pimenta do reino
4 folhas de alface crespa

Modo de preparo

Corte o peixe em cubos com tamanho aproximado de 1,5 cm, coloque-o em uma tigela e tempere com sal, pimenta do reino, glutamato e pimenta dedo de moça. Acrescente o suco de limão, a metade da cebola roxa e o coentro. Misture. Para montar os pratos, coloque a folha de alface, o ceviche e decore com milho, batata doce, a cebola roxa e a pimenta.

Publicidade

* Receita para 4 pessoas

 

Trigo Grosso – Por Patrícia Abbud (Saj Restaurante)

 

Tradicional da culinária árabe e rica em proteínas, a receita libanesa ganhou ainda mais sabor com os toques da chef Patrícia Abbud, do Saj Restaurante.

Publicidade

 

Ingredientes

500g trigo grosso

500g de patinho moído

2 col. de sopa de manteiga com sal

Publicidade

500g de peito de frango

1 cebola média picada

1 pitada de pimenta sírio

1 litro de Água

azeite de oliva (o quanto baste para refogar)

Publicidade

sal a gosto

coalhada a gosto

 

Modo de preparo

 

Publicidade

Numa panela de pressão, refogue a cebola no azeite e adicione o frango. Tempere com sal e pimenta síria. Refogue mais um pouco. Adicione a água e cozinhe na pressão por 20 minutos. Desfie o frango.

Deixe o trigo de molho por 30 minutos e depois ferva por 40 minutos em fogo baixo. Em uma panela, refogue a carne na manteiga com o sal. Em seguida, misture o frango e o trigo. Adicione um pouco do caldo do frango e deixe em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos. Coloque em um prato para servir e finalize com coalhada fresca, hortelã e um fio de azeite.

* Receita para 4 pessoas

Bacalhau – Por Mari Barbosa (Simply Fit)

 

Publicidade

De origem portuguesa e fácil de preparar, a receita da chef e nutricionista Mari Barbosa, da Simply Fit, é uma ótima opção de prato com “tempero de família”.

Ingredientes

 

400g de bacalhau dessalgado e desfiado grosseiramente
2 xíc. de tomate cereja
1 xíc. de azeitonas pretas
½ xíc. de azeite extra virgem
½ xíc. de aipo picado
1 col. de sopa de cebola picada
½ col. de sopa de alho picado
Salsinha e cebolinha picada
Folhas de manjericão
Sal a gosto (se necessário, dependerá da dessalga do bacalhau)

Modo de preparo

Publicidade

 

Refogue em um fio de azeite o alho, a cebola e o aipo. Acrescente o bacalhau e continue refogando. Adicione as azeitonas, os tomates, o azeite, o cheiro verde e o manjericão por último. Acerte o sal. Pronto!

* Receita para 4 pessoas

 

Eclair – Por Andrea Ponte (Andrea Ponte Gourmet)

Publicidade

 

Uma das mais famosas sobremesas francesas, o doce recebe formatos e sabores de acordo com a criatividade do confeiteiro. A receita da chef Andrea Ponte é uma boa alternativa para finalizar as refeições das festas de fim de ano.

Massa

 

500 ml de água
1/2 col. chá de sal
1 col. chá de açúcar
220g de manteiga
280g de farinha para pão
9 ovos

Publicidade

Modo de preparo

 

Misture a água, o sal, o açúcar e a manteiga, levando à fervura completa. Adicione a farinha de uma só vez e mexa por 2 a 3 minutos em fogo médio, com uma colher de pau. A massa deverá se despregar da panela. Transfira para uma tigela e deixe que esfrie por 2 a 3 minutos.

Adicione os ovos, um a um, mexendo até a incorporação total. Antes das duas últimas adições, verifique o ponto da massa: deve escorrer da espátula formando um “v”. Bata até chegar à temperatura ambiente. Modele com o bico e o formato de sua preferência. Asse a 200° C por 12 minutos; diminua a 180° C e asse até obter um dourado intenso. Ao ser levantada, a massa deve ser leve e sem umidade.

 

Publicidade

Recheio: creme de confeiteiro

 

Ingredientes

 

200g de gema
320g de açúcar
85g de amido de milho
1 litro de leite
1 un. de fava de baunilha
1/2 col. chá de sal
80g de manteiga

Publicidade

Modo de preparo

 

Em uma tigela, misture as gemas, 160g de açúcar e o amido de milho. Aqueça o leite com as outras 160g de açúcar, a fava de baunilha e o sal até a fervura. Coe e retorne à cocção, por 2 minutos, para que o amido seja cozido. Retire do fogo, despeje em uma tigela e adicione a manteiga, mexendo bem. Cubra com um filme plástico grudado na superfície, para evitar a formação da nata. Deixe esfriar, recheie a massa e sirva!

* Receita para 10 pessoas

Serviços

Publicidade

 

Lima Restobar

Endereço: Rua Padre Almeida, 352, Cambuí – Campinas/SP
Telefone: (19) 3254-7575
Facebook/Instagram: limarestobarcampinas

Saj Restaurante

Endereço: Alameda Parque D. Pedro – Av. Guilherme Campos, 500 – Jardim Santa Genebra – Campinas
Telefone: (19) 3397-5669
www.sajrestaurante.com.br

Publicidade

Simply Fit

Endereço: Av. Engenheiro Roberto Mange, 250 – Campinas
Telefone: (19) 3396-9180
www.simplyfit.com.br

Andrea Ponte Gourmet

Endereço: Rua Antônio Lapa, 402 – Cambuí/ Campinas
Telefone: (19) 99736-0368
Instagram: @andreapontegourmetd

Publicidade

Geral

Prefeito Dário Saadi visita encontro de ferromodelismo na Estação Cultura

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi visitou na manhã deste sábado, 21 de maio, o 8º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas, na Estação Cultura. O evento integra a comemoração dos 150 anos de fundação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Temos sempre que celebrar o transporte ferroviário, integrante de todos os modais, para que as pessoas possam se locomover com rapidez e segurança nesse mundo moderno”, foi com essas palavras que o prefeito Dário Saadi parabenizou a iniciativa de homenagear os 150 anos da Mogiana e a história que a Companhia construiu no Estado de São Paulo e na cidade de Campinas.

O sucesso de público dessa mostra, logo pela manhã, mostra que a iniciativa tem muito apoio. Assim, vamos manter a memória do passado das ferrovias e trabalhar para que, no futuro, possam integrar os modais de transporte na nossa região e no país”, disse.

O Encontro de Ferromodelismo é um evento gratuito que reúne trens elétricos em miniatura e réplicas de composições reais para os fãs do assunto. É uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prado Trens, com apoio da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos), Rumo Logística, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Frateschi – única fabricante da América Latina desse tipo de miniaturas e MRS.

Além do prefeito Dário, também participaram do evento a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, os vereadores Carlinhos Camelô e Paulo Gaspar, os idealizadores do encontro, Rodrigo Prado e Foster Moz e demais personalidades envolvidas.

Publicidade

Companhia Mogiana

A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro foi criada em 1872, com sede em Campinas. Sua construção integra a história da expansão da cultura do café em direção ao interior de São Paulo. No início, era apenas um prolongamento da ferrovia então existente, até Mogi Mirim e um ramal para Amparo, com um seguimento até as margens do Rio Grande.
Permaneceu em atividade de maio de 1875 até outubro de 1971, quando foi extinta e incorporada à Fepasa (Ferrovia Paulista S/A).

Continue Lendo

Geral

Inscrições para Corridas dos Distritos de Campinas já estão abertas

Publicado

em

Por

A sexta edição do projeto Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas vai começar. Serão seis fases no total, com modalidades de corrida e caminhada e percurso de 6km. Quem tiver a partir de 16 anos, já pode se inscrever no https://inscrevafacil.com/ ou ticketsports.com.br. A primeira etapa será no domingo, dia 19 de junho, no distrito de Joaquim Egídio, com largada na rua Raimundo de Oliveira, s/nº, às 7h30. As inscrições vão até o dia 10 de junho ou ao atingir o limite de mil atletas inscritos. O valor para o primeiro lote é de R$ 69 mais a taxa do site. 

As próximas etapas serão sediadas respectivamente nos distritos do Campo Grande, Vila Padre Anchieta, Barão Geraldo e Ouro Verde, com encerramento no Centro da cidade. A realização do evento é da Secretaria de Esportes e Lazer em parceria com a Paulo Rosa Produções e atende os mesmos critérios técnicos das mais tradicionais competições de pedestrianismo (modalidade de exercício caracterizado por grandes marchas a pé) do país.

 

Cada etapa terá no máximo mil atletas inscritos, conforme definição da organização. Os valores de inscrições podem ter alterações de acordo com a etapa ou por mudança do lote. O combo, que permite participar das seis provas, pode ser adquirido com desconto por R$ 360,00 mais a taxa do site. Para quem faz parte de grupo ou equipe, haverá descontos proporcionais ao número de integrantes. Os grupos poderão realizar suas inscrições pelo e-mail distritoscampinas2022@gmail.com e terão isenção da taxa do site. As datas de inscrições das próximas fases serão divulgadas em breve.

 

Publicidade

Os inscritos terão direito a um kit atleta com camiseta alusiva à etapa (no período de inverno com camisetas de manga longa) do Circuito, chip de cronometragem, número de peito, e logo depois da prova, a medalha de participação. A entrega do kit será feita sempre na véspera de cada etapa e o atleta precisa apresentar documento com foto do inscrito, como também o protocolo de retirada do kit impresso ou digital.

 

Premiação

 

Os vencedores de cada etapa receberão troféus. Além disso, os cinco primeiros homens e as cinco primeiras mulheres bem como os três primeiros  colocados de cada faixa etária serão premiados com medalhas especiais. Outra novidade é a premiação TOP 36 Km, destinada a atletas que participarem de todas as etapas e de acordo com a pontuação descrita no regulamento.

Publicidade

 

O secretário municipal de Esportes e Lazer, Fernando Vanin, afirma que o Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas proporciona a prática de uma das modalidades mais democráticas do mundo esportivo, nas mais diferentes regiões do município. Ele ressalta a importância do evento que estimula a participação de todos, com integração da comunidade: “As provas são uma ótima oportunidade para que a população participe do projeto. Mais do que nunca, a atividade física é prioridade atualmente”, explica o secretário.

 

Em todas as etapas, os atletas receberão hidratação durante o percurso e na chegada. Uma equipe médica estará à disposição para quaisquer emergências. 

 

Publicidade

Etapas do 6º Circuito de Corridas dos Distritos de Campinas

 

Joaquim Egídio – 19 de junho de 2022

 

Campo Grande – 17 de julho de 2022

Publicidade

 

Vila Padre Anchieta – 14 de agosto de 2022

 

Barão Geraldo – 4 de setembro de 2022

 

Publicidade

Ouro Verde – 2 de novembro de 2022

 

Centro – 18 de dezembro de 2022

Continue Lendo

Geral

Itinerários das linhas 348 e 408 serão alterados no Jardim dos Oliveiras

Publicado

em

Por

A partir da próxima segunda-feira, 23 de maio, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza alterações nos itinerários das linhas 348 (Vila Marieta / Cidade Judiciária) e 408 (Parque Jambeiro), na região do Jardim dos Oliveiras. As duas linhas retomam o atendimento à Rua Paulo Virgínio e deixam de circular na Rua Ibrahim Nobre.  
A alteração no itinerário da linha 348 ocorre no sentido Vila Marieta; já a linha 408 terá alterações no sentido Parque Jambeiro. Ambas seguem da Rua Dr. Philemon de Cuvillon para a Rua Paulo Virgínio e Avenida Jorge Tibiriçá, retomando o itinerário habitual.  
Neste trajeto, a 348 passa a atender a dois novos pontos, nas vias Paulo Virgínio e Jorge Tibiriçá; e a 408 a uma nova parada na Rua Paulo Virgínio.
Confira, no mapa, o novo trajeto e pontos de parada. 
Reforço no transporte público e retorno de operação  
Como forma de reforçar a operação do transporte público coletivo nos dias úteis, a partir de segunda-feira, 23 de maio, a Emdec disponibilizará frota reserva em quatro terminais urbanos, nos horários de pico da manhã e da tarde.   
Serão disponibilizados três veículos no Terminal Satélite Íris e dois no Terminal Padre Anchieta, das 6h às 9h. Nesse período, também haverá um veículo reserva disponível no ponto final da linha 252 (Parque São Jorge). 
Já no pico da tarde, entre 16h e 19h, estarão disponíveis três ônibus reserva no Terminal Central e outros três no Terminal Mercado. Os veículos entram em operação conforme a necessidade, de acordo com a demanda de passageiros.  
A partir do próximo dia 22 de maio, as linhas 265 (Padre Anchieta) e 432 (Saltinho) voltam a operar aos domingos. Para adequar a demanda de passageiros à oferta, a Emdec também promoveu aumento de frota na linha 239 (Terminal Ouro Verde), que, desde o dia 18 de maio, opera com mais um veículo em dias úteis.  
Informações aos usuários 
Os usuários do transporte público coletivo podem consultar horários e itinerários das linhas pelo aplicativo “Cittamobi”, disponível para sistemas operacionais Android e iOS. Ele também informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto.
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou baixe o aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store.     

Continue Lendo

Populares