Connect with us

Geral

Quase 20 grêmios são criados com o incentivo da Secretaria de Educação

imagem 85

Desde 2014, alunos de 18 escolas da Rede Municipal criaram grêmios estudantis. São cerca de 250 estudantes mobilizados na diretoria destes grupos, que passaram a ser incentivados pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio de diálogo com a direção dos colégios e oferecimento de formação para os professores e gestores. A mobilização está prevista no Plano Decenal de Educação e visa a gestão democrática.

 

 

Advertisement

“Um dos seus principais objetivos é contribuir para aumentar a participação dos alunos na gestão escolar e torná-los protagonistas nas atividades da escola. Ele tem o potencial de integrar os alunos com a escola e a comunidade”, disse Flávia Guimarães, assessora de cidadania da SME.

 

 

Advertisement

Grêmios empolgam os estudantes, ainda mais depois que os resultados são vistos. Beatriz Rodrigues e Érika de Jesus, ambas com 14 anos, se encantaram com a ideia de entrar para uma chapa logo que a EMEF Oziel Alves Pereira abriu eleições, em 2016, e nunca mais pararam de fazer parte da gestão. “Eu via que os grêmios faziam a mudança e queria fazer parte disso”, conta Beatriz.

 

 

Advertisement

 

De lá para cá o grupo já se organizou para dar aulas de esportes, teatro e circo, em parceria com uma ONG. Outros projetos incluem o acompanhamento e ajuda a colegas que faltam muito às aulas, ensino de saúde e higiene para crianças mais novas, coleta e cuidado regular do lixo no colégio e o cuidado da horta.

 

Advertisement

 

 

Beatriz, que é diretora de esportes, organiza os times e dá aulas de futsal para colegas. Ela conta que existe uma “sinergia” entre os integrantes, todos ajudam com ideias até se tornarem realidade. Ela disse que aprendeu a ter mais força de vontade, senso de liderança e empatia por fazer parte do grupo.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Gabriel Madeira, orador e ex-presidente do grêmio da EMEF Prof. Benevenuto de Figueiredo Torres, do Jd. São José, tem uma história parecida. Ele acredita que essas iniciativas ajudam a ensinar liderança, trabalho em equipe e a pensar em soluções na prática.

 

 

Advertisement

 

Gabriel queria fazer parte de uma agremiação logo que ouviu falar do tema “eu acreditava que a escola podia ser um lugar onde os alunos podem não só estudar, mas aprender outras coisas e gostar disso”, falou.

 

Advertisement

 

 

A EMEF passou a eleger seu grêmio em 2017. Nestas duas gestões foram feitos shows de talentos, campeonatos esportivos interclasses, gincanas, lanche comunitário, além de ajudar com a festa junina, horta comunitária e na conquista de uma quadra de esportes. Para este ano, ainda pretendem apresentar peças de teatro e criar o Jornal do Benevenuto.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O processo eleitoral dos Grêmios é organizado pelos próprios alunos, que podem pedir alguma orientação para a coordenação do colégio.  Os estudantes devem manifestar o interesse em criar grêmios, se agrupar em chapas eleitorais, criar suas propostas, de acordo com o Projeto Político Pedagógico da instituição, se reunir para eleger uma Comissão Eleitoral que fica responsável pelas eleições.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare