Connect with us

Geral

Qualidade de vida no teletrabalho conclui 1ª fase de lives sobre o tema

imagem 32

Qualidade de vida no teletrabalho foi o tema escolhido para encerrar a primeira etapa de debates promovidos pela Secretaria Municipal de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas sobre esta modalidade de trabalho, que ganhou mais força durante a pandemia e agora está sendo estudada e avaliada com o objetivo de sua implantação permanente na Prefeitura. Mas afinal, quais são os aspectos positivos e negativos que devem ser analisados quando o foco é qualidade de vida do servidor durante o teletrabalho?
Aline Freitas, assistente social do Departamento de Promoção à Saúde do Servidor (DPSS), foi a convidada do dia para debater a temática. “O teletrabalho tem aspectos positivos e negativos. A falta de interação física entre os membros da equipe é um ponto negativo, mas a economia de tempo no deslocamento de casa para o trabalho e o consequente aumento da produtividade é algo positivo”, explicou.
Para as mães, Aline também vê como positivo o teletrabalho. “O teletrabalho facilita a vida das mulheres que têm filhos. Essa proximidade, saber que o filho está bem e seguro, melhora em muito a produção. Além disso, para a primeira infância e um desenvolvimento saudável, essa relação é muito importante”, disse.
Ainda segundo Aline, o tempo e o dinheiro gastos no deslocamento também podem ser investidos em qualidade de vida, com o redirecionamento deste custo para atividades físicas, cursos de capacitação, lazer etc.
Debate
O debate sobre o teletrabalho no serviço público está sendo promovido pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio da EGDS, e o grupo de trabalho do Eixo Temático 1 – Melhorias no Ambiente de Trabalho.
Os servidores que não puderam assistir à live ao vivo também podem ter acesso aos conteúdos debatidos. As transmissões ficam disponíveis na página da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), no link Desenvolvimento Global. As transmissões também podem ser acessadas pelo youtube.
Lives e temas
22/03 – Programa Municipal de Desburocratização na Prefeitura Municipal de Campinas
Convidado: Cláudio Quércia – diretor do Departamento de Modernização da Gestão da Secretaria de Gestão e Controle
29/03 – O teletrabalho nos setores público e privado
Convidados: Giovanni Anderlini Rodrigues da Cunha (Diretor Jurídico da ABRH (Associação Brasileira de Recursos Humanos) – Regional de Campinas) e Guilherme Boeing Ouriques Diretor Geral de Tributação da Secretaria de Fazenda e Gestão Estratégica do município de Brusque/SC)
05/04 – Experiências do Teletrabalho Emergencial na Prefeitura Municipal de Campinas
Convidados: Carlos Henrique Coutinho do Amaral (Procurador Geral do Município de Campinas) e Andrea Struchel (Diretora de Licenciamento Ambiental)
12/04 – Experiências de implantação do Teletrabalho
Convidados: Fabiano Prates Behlke – Administrador, servidor da Prefeitura de Porto Alegre desde 2003. Daniel Rodrigues é apaixonado por Educação, Inovação e Empreendedorismo. Mestre em Linguística Aplicada pela UNESP com MBA em Gestão Empresarial pela FGV, fundou a CCLi Consultoria Linguística em 2003.
19/04 – Vantagens e Limitações do Teletrabalho
Convidado: Carlos Sampaio (Auditor Federal de Controle Externo – TCU)
26/04 – Os mitos sobre o teletrabalho no serviço público
Convidado: Murilo Lemos e Lemos – EGOV
03/05 – Qualidade de vida no teletrabalho
Convidada: Aline Freitas – Equipe de QVT – DPSS.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare