Connect with us

Geral

Público lota show da Orquestra de Viola Caipira com Renato Teixeira

Publicado

em

A Concha Acústica da Lagoa do Taquaral lotou na tarde deste domingo, 3 de julho, para a apresentação da Orquestra Paulistana de Viola Caipira, acompanhada do consagrado cantor e compositor Renato Teixeira. Cerca de 4,5 mil pessoas curtiram a apresentação, que faz parte das comemorações do aniversário de 248 anos de Campinas

 

O prefeito Dário Saadi abriu o show, acompanhado da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli. 

 

“É uma alegria iniciar a comemoração dos 248 anos de Campinas com esse evento em parceria com a Arte do Bem. A Orquestra Paulistana de Viola Caipira é um patrimônio da cultura brasileira e hoje, com Renato Teixeira, será um show fantástico. Campinas merece um mês inteiro de comemorações”, disse o prefeito.

Publicidade

 

A Prefeitura deu apoio à apresentação, que foi uma realização do projeto Arte do Bem em prol do Centro Infantil Boldrini. Foram dois eventos do projeto Arte do Bem: no sábado, também na Concha, se apresentou a Orquestra Rock. 

 

Alexandra Caprioli agradeceu a presença do público. “Está lindo; vocês vieram porque esse show é para vocês. A gente quer mais cultura, entretenimento,  hoje, estamos celebrando os 248 anos de Campinas, e essa é uma das atrações que estamos trazendo para vocês. Obrigado; porque tudo acontece por vocês e por Campinas”. 

 

Publicidade

O show contou com a atuação de intérprete de Libras que trabalhou na tradução das músicas.

 

O vereador Luiz Carlos Rossini também prestigiou o evento, como representante da Câmara Municipal de Campinas.

 

Show

Publicidade

 

Renato Teixeira cantou clássicos da música raiz como “Tocando em frente”, “Romaria”, “Amanheceu, peguei a Viola”, “Cuitelinho”, entre outras, acompanhado da Orquestra Paulistana de Viola Caipira (violas de dez cordas), formada por 35 violeiros.  

 

Fundada em 29 de Outubro de 1997 pelo maestro Rui Torneze, é hoje, provavelmente, a corporação musical do gênero mais atuante no território nacional.

 

Publicidade

Sobre Renato Teixeira

 

Com 26 álbuns gravados, Renato Teixeira de Oliveira é compositor, cantor e músico com longa trajetória de sucessos na música regional, sertaneja, MPB e folk. É autor de conhecidas canções como “Romaria” (grande sucesso na gravação de Elis Regina, em 1977), “Tocando em Frente” (em parceria com Almir Sater), “Frete” (tema de abertura do seriado Carga Pesada da Rede Globo), entre outros. 

 

 

Publicidade

 

 

 

 

Publicidade

Geral

Centros de saúde estão abastecidos para campanha de pólio e multivacinação

Publicado

em

Por

A população de Campinas pode procurar 66 centros de saúde municipais para a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação. Os estoques estão abastecidos e a Secretaria de Saúde alerta sobre a importância de manter a caderneta de vacinas em dia para evitar doenças preveníveis. A vacina contra a pólio é voltada para as crianças de 1 a 4 anos, mesmo as que já receberam as doses, e a multivacinação visa atualizar doses para os menores de 15 anos. 

 

A campanha começou na última segunda-feira, dia 8 de agosto, e termina em 9 de setembro. De acordo com balanço do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), nos dois primeiros dias, 918 crianças de 1 a 4 anos foram vacinadas contra a poliomielite em Campinas. Elas também tiveram a carteira de vacina avaliada pelas equipes dos centros de saúde e puderam atualizar outras doses faltantes. 

 

“Mesmo as crianças abaixo de 4 anos que tenham o esquema vacinal completo para a pólio estão recebendo a dose de reforço. Por isso é importante que os pais e responsáveis levem os pequenos até um centro de saúde”, explica a articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli. A meta é vacinar 95% do público-alvo de menores de 4 anos, estimado em 58.813 crianças.

Publicidade

 

Pelos dados do início da campanha, nos dias 8 e 9 de agosto, 778 crianças menores de 1 ano compareceram às salas de vacina e 614 delas receberam algum tipo de vacina. Já entre a faixa de 5 a 14 anos, foram registrados 737 pessoas, sendo vacinadas 310, que estavam com alguma dose faltando na carteira de vacinação. Para a multivacinação a meta é atualizar o esquema vacinal das crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade, de acordo com as recomendações do calendário nacional.

 

Os dados iniciais apontam que a participação da população precisa melhorar para ampliar a cobertura vacinal, segundo Vizelli. “Os estoques de vacinas estão normalizados e as equipes disponíveis nos centros de saúde. Tem havido redução no índice de vacinação e isso pode trazer de volta doenças consideradas erradicadas, como a poliomielite. Então, vacinar é a única opção para evitar essa série de doenças preveníveis e esperamos que as famílias levem seus menores de 15 anos para participar da campanha”, reforça.

 

Publicidade

As doses estarão disponíveis em 66 centros de saúde de Campinas (apenas o CS Boa Esperança não aplica a vacina). Não há necessidade de agendamento, basta comparecer no horário de funcionamento da sala de vacinas de cada CS. Pais e/ou responsáveis precisam apresentar a carteira de vacinação e documento com foto da criança ou adolescente. Não há necessidade de intervalo após a vacinação contra a covid-19.

 

Dia D

 

Para pessoas que tenham dificuldade de comparecer durante a semana aos centros de saúde, está agendado para o sábado, 20 de agosto, o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação.

Publicidade

 

Alerta da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) informa que a queda da imunização durante a pandemia de covid-19 equivale à perda de 30 anos de avanço na vacinação infantil, segundo apontado em relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

 

De acordo com a entidade, no Brasil, o cenário é tão preocupante como no resto do mundo: a cobertura vacinal contra a pólio (paralisia infantil) vem apresentando resultados abaixo da meta de 95% desde 2016. Neste ano, a porcentagem de crianças vacinadas contra o sarampo não chegou nem em 50%. E, desde o início da pandemia de covid-19, diminuiu o número de doses da vacina contra a febre amarela aplicadas em quatro regiões do País – na Norte foi registrada queda de 34,71%; na Centro-Oeste, 21,72%; na Sul, 63,50%; e na região Sudeste, 34,42%.

 

Publicidade
Continue Lendo

Geral

Prefeitura altera cronograma do concurso para agente de educação infantil

Publicado

em

Por

A Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas publica nesta sexta-feira, 12 de agosto, comunicado que altera as datas inicialmente previstas do cronograma do concurso público para agentes de educação infantil. O comunicado pode ser consultado no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/) e no site da Vunesp (www.vunesp.com.br).

 

No dia 16 de agosto estão previstas as publicações dos resultados das questões dissertativas e a nota de corte para essas questões. Nos dias 17 e 18 os candidatos poderão entrar com recurso sobre essas duas publicações.

 

No dia 9 de setembro, estão planejadas mais quatro publicações: resultado dos recursos sobre a nota de corte e sobre os resultados das questões dissertativas; o resultado da prova de títulos; a classificação prévia; e a convocação para avaliação presencial dos classificados como pessoas pretas e pardas e como pessoas com deficiência.

Publicidade

 

As demais datas do cronograma, neste momento, permanecem inalteradas.

 

“É importante que os candidatos acompanhem as publicações no Diário Oficial e no site da Vunesp. Qualquer alteração de cronograma, convocação ou outros assuntos importantes para os candidatos são divulgadas nesses meios”, explicou Juliana Miorin, coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção.

 

Publicidade

Agente de Educação Infantil

 

O salário do agente de educação infantil é R$ 2.681,93 para uma jornada de 32 horas semanais e os profissionais também terão direito ao auxílio-alimentação, no valor de R$ 1.350,00, além do vale-transporte, que é opcional e válido para Campinas.

 

Publicidade
Continue Lendo

Geral

Trecho de pista interna da Irmã Serafina terá bloqueio viário no domingo

Publicado

em

Por

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) interdita ao tráfego de veículos trecho da pista interna da Rua Irmã Serafina, no Centro. O bloqueio será neste domingo, 14 de agosto, Dia dos Pais; no período das 9h até as 12h. 

 

O fechamento da pista interna da via será na altura do numeral 767, no cruzamento com a Rua Ferreira Penteado. O local recebe o trabalho de remoção de tampão de poço de visita (PV), sob responsabilidade da Sanasa. O local terá uma cobertura definitiva. 

 

A Emdec programou duas rotas de desvio. Para os veículos convencionais, pelas vias Ferreira Penteado, Luzitana e Conceição. Para os ônibus do sistema de transporte público coletivo municipal, pela pista externa da Rua Irmã Serafina, a partir da Avenida Dr. Moraes Salles; e retorno para a pista interna da Irmã Serafina, após a Conceição. O ponto da pista interna será remanejado para a mesma altura, na pista externa da Rua Irmã Serafina. 

Publicidade

 

Serão 28 linhas impactadas. São elas: 114; 117; 131.1; 135; 154; 161; 190; 192; 197; 212; 224; 225; 229; 230; 240; 244; 264; 352; 353; 355; 356; 366; 375; 390; 391; 410; 413; e 416. 

 

Agentes da Mobilidade Urbana monitoram o trânsito na região. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. No caso de chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910. 

Publicidade
Continue Lendo

Populares