Connect with us

Geral

Propriedades da região estruturam turismo rural para gerar renda

imagem 85

Produtores rurais, empreendedores e moradores do bairro Carlos Gomes, em Campinas, participaram na manhã desta quinta-feira, 10 de fevereiro, de uma reunião para debater como aproveitar o potencial da região para incrementar o Turismo Rural. A reunião foi promovida pelo departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e pela Associação dos Moradores do Bairro Carlos Gomes e adjacências.

O diretor de Turismo, Eros Vizel, ressalta que a região tem grande potencial para o Turismo Rural, Turismo Cultural e Turismo Ecológico. O bairro Carlos Gomes, por exemplo, está localizado na região da Área de Proteção Ambiental (APA) e é conhecido por abrigar um valioso patrimônio histórico e arquitetônico, além ser área de conservação ambiental.
A região também tem vocação para o Cicloturismo devido à existência de construções históricas da época do Ciclo do Café. Outro atrativo é a presença da “Maria Fumaça”, que trafega pelos leitos da antiga Estrada de Ferro Mogiana, entrecortando os remanescentes das fazendas centenárias.

O diretor avaliou que “a reunião foi bastante proveitosa, com a participação da comunidade local, que está interessada em iniciar um processo de estruturação turística. Vários proprietários rurais que fazem parte da Associação estão buscando informações sobre como atuar com o Turismo Rural e outros segmentos”, explicou o diretor.

Advertisement

O Departamento de Turismo está auxiliando nesse processo, que começará com a realização de uma palestra de sensibilização marcada para o dia 24 de fevereiro. Na ocasião, será apresentado o Programa Turismo Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) SP.

O objetivo da palestra será sensibilizar e ampliar o olhar sobre a propriedade rural, fornecendo ferramentas de negócios de turismo. O aproveitamento das oportunidades será pensado levando em conta os recursos encontrados no meio, aliados às habilidades e vocações do produtor rural e sua família.

A palestra é uma realização do Sindicato Rural de Campinas em parceria com a Associação dos Moradores do Bairro Carlos Gomes e adjacências e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da diretoria de Turismo. A participação será gratuita, mas as vagas são limitadas e por isso é preciso fazer inscrição pelo whatsapp (19) 9.9899.6163.
Além de explicar os módulos do Programa Turismo Rural, no dia da palestra também serão definidos os participantes, em um total de 20 produtores rurais. O instrutor explicará as etapas, a carga horária e os requisitos necessários para participar do Programa Turismo Rural.

Advertisement

O Programa oferece módulos que incluem atividades no campo, gestão de empreendimentos, pontos de venda, hospedagem, alimentação, atendimento, gastronomia e organização de eventos.

A palestra começa às 8h, no Sítio Monte Belo (que pertence a Antônio Cabral Ramos, ou ‘seo Cabral’), na avenida Antonio Ignácio Puppo, nº 1.500, bairro Monte Belo, ao lado da caixa d´água da Sanasa. A avenida abrange os bairros Carlos Gomes, Jardim Monte Belo e Loteamento Chácaras Gargantilhas.

Ferramentas
Nosso município e principalmente essa região da APA tem potencial para expandir o turismo rural e esse programa é importante para capacitar os produtores, fornecendo ferramentas para identificar, implantar e estruturar as propriedades rurais para novos negócios”, explica o diretor de Turismo, Eros Vizel.

Advertisement

O diretor lembra que, em tempo de pandemia, o campo passou a ser muito mais procurado pelas pessoas, e o meio rural de Campinas tem importantes atrativos turísticos que podem ser explorados. “Esse programa é fundamental, porque tem o objetivo de proporcionar uma retomada econômica a partir da estruturação para o desenvolvimento do Turismo Rural, encontrando maneiras de ajudar os moradores da zona rural a implementarem esse tipo de negócio”, acrescenta o diretor.

“O Sindicato Rural de Campinas, em parceria com o Senar SP, desenvolve projetos para atender ao setor rural, no Programa do Turismo Rural, de forma que a propriedade no campo tenha ferramentas para identificar e implementar os negócios do turismo, conforme a vocação de cada propriedade rural. Mais oportunidades geram renda, o que motiva o setor rural”, disse a coordenadora do Sindicato, Márcia Rosane Marques.

Para os representantes da Associação dos Moradores do Bairro Carlos Gomes, a palestra de sensibilização é importante porque une a população, traz melhorias e possibilidades das pessoas trabalharem na região e mostrarem o que já fazem, como seu artesanato, sua comida. “É importante também trazer conhecimento dessa região para que outras pessoas saibam que estamos numa área de preservação. Estamos abertos para trabalhar juntos pelo bem de nossa região”.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare