Connect with us

Geral

Projeto-piloto de prevenção às drogas capacitará servidores municipais

imagem 255

A apresentação da atividade que será realizada junto aos servidores ficou a cargo do presidente da Freemind, Paulo Marteli, em encontro promovido na tarde desta terça-feira, dia 30 de novembro, no Teatro IMA Cultural. O evento contou com a presença do prefeito Dário Saadi; do secretário nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro; de secretários municipais e vereadores.

A capacitação tem como objetivo aprimorar a qualidade dos serviços prestados na prevenção ao uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas, e é promovida pelas secretarias municipais de Educação e de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por meio de parceria com a Freemind e Issup Brasil, órgãos internacionais que também atuam nesse setor no Brasil.

De acordo com o prefeito, o melhor caminho para evitar que uma pessoa comece a usar drogas é a prevenção. “Acredito que o trabalho que traz mais resultado é o da prevenção. Por isso, fizemos essa parceria com a Freemind, que é especialista no assunto, para capacitar os servidores públicos. Tenho certeza que ao conhecer as técnicas estudadas e utilizadas, o servidor vai se transformar em agente de prevenção ao uso de drogas”, comentou Dário.

Advertisement

O secretário nacional do Ministério do Cidadania, Quirino Cordeiro, falou das ações realizadas pelo governo federal na repressão ao narcotráfico, e reforçou a importância da prevenção ao uso de drogas. “O governo federal tem agido diretamente contra o crime organizado para descapitalizar o narcotráfico. Com os recursos das apreensões de drogas, conseguimos fazer doações para investimento em ações de prevenção e tratamento de pessoas com dependência química. Também temos buscado parcerias com gestores locais, por isso estar aqui, hoje, é de grande importância, porque só conseguimos potencializar as políticas públicas trabalhando próximo aos gestores estaduais e municipais,” colocou.

Anfitrião do evento, o presidente da IMA, Eduardo Coelho, ressaltou a importância de fazer um projeto-piloto em Campinas para enfrentar a questão do uso abusivo de drogas, “que é um grave problema social”. O secretário de Educação, Tadeu Jorge, e a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira, Pastas que farão a gestão da capacitação dos servidores, também se manifestaram nesse sentido.

O professor Tadeu lembrou que nesta quarta-feira, dia 1 de dezembro, haverá outra edição do encontro para os profissionais da Educação. E completou: “agradeço o engamento de todos para que possamos contribuir significativamente para minimizar esse problema na nossa sociedade”. Já a secretária Jocelaine reforçou que qualificar os servidores é fundamental para fazer a diferença: “com conhecimento técnico, é possível os servidores serem multiplicadores tanto nas comunidades onde se relacionam como nos serviços em que atuam”, afirmou.

Advertisement

Também compuseram a mesa de abertura a secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro, e os vereadores Nelson Hossri e Luiz Rossini. Todos ressaltaram a importância da parceria com órgãos internacionais, que atuam a partir de evidências científicas, para qualificar os servidores públicos com técnicas de prevenção.

MetodologiaA metodologia usada pela Freemind está apoiada em três eixos: pesquisa, capacitação e comunicação. Após os primeiros seis meses de trabalho, o projeto será concluído com uma publicação de caráter científico.

Essa edição trará os indicadores da situação encontrada entre os servidores antes das ações do projeto, comparadas com o cenário encontrado no final do projeto.
Freemind e Issup Brasil

Advertisement

A Freemind, criada há oito anos por empresários, profissionais liberais, religiosos e dependentes em recuperação, tem como missão “ajudar pessoas a ajudarem mais pessoas”.
Já o Instituto Issup agrega uma rede integrada por voluntários e profissionais que trabalham na área de prevenção e tratamento do uso abusivo de drogas lícitas e ilícitas em vários países.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare