Connect with us

Geral

Projeto inédito recupera gramados de campos de futebol de Campinas

imagem 65

Um programa inédito de recuperação de gramados dos campos de futebol do município de Campinas está em implementação pela Secretaria de Esportes e Lazer com a parceria da Sanasa, Secretaria de Serviços Públicos e a Ceasa. Dezenas de campos administrados pela Secretaria e por parceiros, em todas as regiões da cidade, são beneficiados pela iniciativa que teve início no último mês de dezembro. 

 

A recuperação dos campos com adubação orgânica substitui o adubo químico utilizado anteriormente. A geração do composto é feita pela Usina Verde criada em 2021, no primeiro ano da gestão do prefeito Dário Saadi. A produção é feita a partir da junção da torta – que é o produto final da rede de tratamento de água – fornecido pela Sanasa, podas e galhos de árvores triturados que são destinados pela Secretaria de Serviços Públicos; e folhas, capins e restos de hortifrúti da Ceasa. “O resultado desta mistura é um adubo orgânico de excelente qualidade que foi destinado para a expressiva maioria dos campos de futebol de Campinas, proporcionando uma distribuição igualitária a esses espaços”, disse o secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin. 

Advertisement

 

O primeiro a receber a adubação foi o campo da Praça de Esportes do São Bernardo, uma referência do esporte amador. Nos próximos dias, o campo receberá outros serviços de preparação para uso, incluindo o corte da grama, e ainda neste mês estará liberado para a realização de eventos. 

 

Advertisement

O coordenador de Infraestrutura Esportiva da Secretaria de Esportes, Sérgio Safra, que acompanha pessoalmente o desenvolvimento do gramado de cada campo adubado organicamente, disse que os ganhos do trabalho impressionam: “a nossa meta era de, no mínimo, 90 dias de espera para a recuperação dos gramados, mas muitos campos já apresentaram ótimos resultados com apenas 60 dias de utilização do composto. É um rendimento muito superior ao que obtínhamos com a adubação química”. 

 

A relação dos campos de futebol que receberam adubo orgânico e em breve estarão aptos a receber jogos, são os seguintes:

Advertisement

 

Campo do São Bernardo, Campo do Pompéia, Campo do SARKIS, Campo do Pompeo de Vitto, Campo do Dorival Daniel Watge, Campo do Tancredão, Campo dos Trabalhadores, Campo do Jorge Mendonça, Campo do 31 de Março, Campo do Primavera, Campo do Parque Tropical, Campo do Padre Anchieta, Campo do Santa Mônica, Campo do Boa Vista, Campo do Jardim Eulina, Campo do Satélite Íris, Campo da Praça da Juventude, Campo do Mirassol, Campo do Carlos Lourenço, Campo do Maria Mãe do Povo, Campo do Alvorecer, Campo do Santa Rosa, Campo Vila Palmeiras, Campo Beira Rio, Campo do Corinthinha, Campo do Tamoio, Campo do Formosa, Campo do Dic 1, Campo do Dic 2, Campo do Pureza, Campo da Vila União, Campo do Parque Vista Alegre, Campo do Marajó, Campo do Falcão, Campo do Vida Nova, ampo do Jardim Florence, Campo do Jardim Campo Belo, Campo do Santa Terezinha, Campo no São José. Campo do Palmeirinha, Campo do Jambeiro, Campo do Corinthiano, Campo do Aliança, Campo do São Cristóvão, Campo do Lafaiete, Campo do Las Palmas, Campo do Lixão, Campo do Parque Figueira, Campo do Bosque Ferdinando Tíli, Campo do São Vicente, Campo do Santa Rosa, Campo do Carlos Lourenço, Campo de Barão Geraldo, Campo Jardim Capivari.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare