Connect with us

Geral

Projeto Gênesis: Lagoa do Taquaral recebe 190 mudas de espécies nativas

imagem 214

A Lagoa do Taquaral recebeu na manhã desta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, o plantio 190 mudas de espécies nativas. A ação faz parte do projeto Gênesis, desenvolvido pela Fundação José Pedro de Oliveira. Até abril, serão plantadas mais de 3,5 mil mudas em várias regiões da cidade.

 

O presidente da Fundação, Cidão Santos, agradeceu o trabalho e o empenho da sua equipe na promoção do que ele chama de reflorestamento da cidade. “Hoje, estamos lançando aqui o projeto Gênesis, que envolve reflorestamento, educação ambiental e a implantação dos corredores ecológicos, além de outras atividades como os Construtores de Floresta e os Condutores de Visitantes”, disse. “É um projeto grandioso, que será exemplo para o País”, completou.

Advertisement

 

Representando o prefeito Dário Saadi, o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes, elogiou a iniciativa e lembrou que, com o projeto Gênesis, será possível, inclusive, acelerar o plantio de mudas dentro do Plano do Verde. “Obrigado pela parceria e tenho certeza que nós faremos muito plantios juntos, recuperando áreas importantes da cidade”, disse.

 

Advertisement

Dentro do Plano do Verde, a meta é reflorestar, em 10 anos, 960 hectares. Até o momento, já foram reflorestados 225 hectares, o que representa 300 campos de futebol.

 

Para o vereador Luiz Rossini, que participou representando a Câmara Municipal, iniciativas como esta devem se estender para toda a cidade. “A partir de atos como este, do plantio de árvores, vamos devolver para Campinas a qualidade de vida e ambiental.”

Advertisement

 

Além das mudas plantadas na Lagoa do Taquaral, também está previsto o plantio de espécies nativas no Parque Linear Capivari, na Mata de Santa Genebra e na área de preservação permanente do Córrego do Guará, que integra o Núcleo de Conectividade da Mata de Santa Genebra, etapa 1 do corredor ecológico.

 

Advertisement

Também participaram do evento os secretários de Esportes e Lazer, Fernando Vanin; de Trabalho e Renda, Gustavo Tella; a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Vandecleya Moro; o presidente da Setec, André Assad Mello; e representantes das secretarias de Serviços Públicos e Educação.

 

Mais informações sobre as ações promovidas pela Fundação José Pedro de Oliveira podem ser consultadas no site http://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/.

Advertisement

 

Espécies

 

Advertisement

A escolha das espécies que serão plantadas é feita em etapas. Além da identificação do tipo de solo, também é verificada que espécies vivem ou viveram no local. Cada região recebe as mudas de acordo com suas características.

 

Depois dessa definição, as mudas são produzidas no viveiro da Fundação. A coleta das sementes é feita na Mata Santa Genebra e também em outras áreas verdade da cidade.

Advertisement

 

Para a Lagoa do Taquaral foram escolhidas as seguintes espécies: jequitibá rosa, jequitibá-branco, ipê-felpudo, jaracatiá, mutambo, cedro-rosa, jerivá, araticum, canelinha, uvaia, pitanga, pau-viola, guaçatonga, capixingui, capororoca, peroba-rosa, peroba-poca, café-de-bugre, açoita-cavalo, lixeira, pau-marfim, canela-de-frade, guarantã, embaúba, jatobá, paineira, cabreúva, machaerium, copaíba, guanandi, ingá.

 

Advertisement

Gênesis

 

O Gênesis vai além o plantio de mudas. O projeto também conta com a implantação de corredores ecológicos, formação de Condutores de Visitantes e dos Construtores de Florestas nos Bairros e os Construtores de Florestas Mirim.

Advertisement

 

“Nosso objetivo é envolver a sociedade nos projetos de preservação, aumentar as áreas florestadas na cidade e promover ações socioambientais, buscando, assim, estabelecer uma aproximação e um vínculo ainda maior com a comunidade”, reforçou o presidente da Fundação, Cidão Santos. “No caso dos Condutores de Visitantes há, ainda, geração de renda, porque essas pessoas serão remuneradas”, completou.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare