Connect with us

Geral

Projeto de requalificação levará mudanças a Avenida Campos Sales no centro

imagem 92

O projeto de requalificação da Avenida Campos Sales foi lançado nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, em cerimônia na Sala Azul, pelo prefeito de Campinas Dário Saadi. Chamado de “Viva Campos Sales”, a iniciativa terá investimento de cerca de R$ 12 milhões, sendo a maior parte oriunda recursos de Termos de Ajustamento de Conduta (TAC). A previsão é que as obras tenham início no segundo semestre de 2022, com duração de 12 meses.

 

 

Advertisement

 

Conduzido pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em parceria com outras secretarias municipais, o projeto prevê uma série de mudanças na via. A requalificação da Campos Sales é uma continuação da revitalização da Avenida Francisco Glicério, que foi realizado entre 2015 e 2016.

 

Advertisement

 

 

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, ressaltou que é uma iniciativa muito importante, que, seguindo o exemplo da Glicério, vai avançar na revitalização do centro. “Uma cidade como Campinas tem que enfrentar desafios grandes como estes, mesmo sabendo das dificuldades. Uma intervenção desse tamanho vai gerar algum transtorno, mas o resultado final, sem dúvida, compensará”.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Um dos condutores do projeto e também das obras da Glicério, o secretário de Transportes, Vinicius Riverete, disse que a requalificação da avenida só ocorreu pela união e engajamento de todos. “A Avenida não fechou um só dia. É uma referência hoje. Se continuarmos nessa mesma união também vamos entregar a Campos Sales”, destacou. O presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, saudou o prefeito pelo passo tomado. Relembrou que desde a construção de seu plano de governo disse que esse desafio não ficaria restrito a Glicério. “Vejo esse sonho de levar o padrão Glicério para todo o centro tendo prosseguimento com a Campos Sales”.

 

 

Advertisement

 

A diretora de projetos estratégicos e de cidades inteligentes da Emdec, Mariana Savedra Pfitzner, fez a apresentação do Viva Campos Sales e mostrou uma projeção de como ficará o resultado final. Ela disse que o projeto é “tornar a Campos Sales uma ‘rua de estar’, em que as pessoas tenham prazer de andar e circular. Vamos tornar a avenida mais amigável para o pedestre”.

 

Advertisement

 

 

A arquiteta e urbanista Maria Rita Amoroso, responsável pelo projeto arquitetônico da Viva Campos Sales e também da Avenida Francisco Glicério esteve no lançamento e falou que a “requalificação preserva a história de uma forma muito importante para o cidadão e principalmente se tratando de um projeto de inclusão”, disse.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O que vai mudar

 

Entre as melhorias estão a ampliação de calçadas em dois metros de cada lado, troca de pavimento, melhoria da acessibilidade e segurança como elevação de cruzamentos. Toda a fiação será subterrânea – uma parceria com a CPFL. Também serão refeitas as redes de água e esgoto e a avenida ganhará paisagismo, novos pontos de iluminação, mobiliário urbano e até árvores artificiais, que são estruturas para geração de energia solar. Serão duas faixas para carros e uma faixa exclusiva para ônibus. A via também ganhará vagas rápidas e os carros circularão na velocidade de 40 km/h reduzindo a acidentalidade.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A Avenida de 920 metros foi escolhida por ser estratégica no centro. Liga a av. Francisco Glicério ao pátio ferroviário e possui grande quantidade de empresas, área construída e valor dos imóveis.

 

 

Advertisement

 

Os vereadores Carlinhos Camelô e Arnaldo Salvetti estiveram presentes. Ambos fazem parte da Comissão Especial de Estudos com a Finalidade de Analisar e Discutir acerca da Revitalização do Centro do Município de Campinas.

 

Advertisement

 

 

O lançamento também teve a participação do consultor de relacionamento da CPFL, Juliano Campos; do diretor regional do SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), Márcio Benvenutti; do gerente de infraestrutura da Telcomp, Felipe Aguiar; dos engenheiros de projetos da Comgás, Antônio Trabaquini e Gustavo Castanheira. Os secretários municipais de Infraestrutura; Carlos Barreiro; Serviços Públicos, Ernesto Paulella; Desenvolvimento Econômico; Adriana Flosi; Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat; e os presidentes da IMA, Eduardo Coelho; e da Setec, Andre Assad Mello também compareceram.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Participação popular

 

O projeto de revitalização da Campos Sales terá a participação da sociedade civil por meio de reuniões com os comerciantes locais e com a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), com permissionários e a SETEC, além de parceiros externos (concessionárias) e internos (Secretarias). A população poderá enviar sugestões e ideias para o projeto pelo e-mail [email protected].

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare