Connect with us

Geral

Projeto abre inscrições para que voluntários leiam a pacientes

imagem 245

Ouvir uma boa história, uma poesia, palavras bonitas, é reconfortante e animador, especialmente para quem está num hospital. Está de volta o projeto Leitura no Leito, em que voluntários leem a pacientes dos Hospitais Municipais Mário Gatti e Ouro Verde. As inscrições para quem tem interesse em ler estão abertas. Quem quiser ser voluntário e ler para os pacientes deve enviar um e-mail a [email protected] demonstrando interesse, e receberá um formulário com as orientações para fazer o cadastro. 

 

 

Advertisement

Não há prazo específico para o encerramento das inscrições. O projeto Leitura no Leito havia sido implantado em 2018 e suspenso no período de pandemia. 

 

 

Advertisement

O horário para a leitura será das 15h às 16h, às terças-feiras no Hospital Municipal Mário Gatti e às quartas-feiras no Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Hospital Ouro Verde). Os candidatos devem colocar no e-mail em qual local preferem atuar. O início e a escala de dias de leitura serão definidas, de acordo com o número de voluntários. 

 

 

Advertisement

A coordenadora de Humanização da Rede Mário Gatti, Lucimeire Martini, explica que os voluntários passam por uma capacitação, pela qual recebem orientações de como esse trabalho deve ser feito e os protocolos a serem seguidos. “A leitura faz bem aos pacientes, diminui a angústia de estar no hospital, estimula a imaginação. E para quem lê também é muito gratificante, porque percebe como esse ato contribui para o bem-estar do outro, além da troca experiências”, diz Lucimeire.

 

 

Advertisement

Os livros a serem lidos são disponibilizados nas unidades de saúde, e os voluntários também podem levar os próprios. A recomendação, explica Lucimeire, é que a leitura seja de temas leves, e se possível, curtas. “Poesias, por exemplo, são muito bem-vindas”, diz. O importante é uma boa história, para dar leveza ao corpo e à alma, durante a estada no hospital. 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare