Connect with us

Geral

Programa leva orientação a empreendedores na Prefeitura

Publicado

em

Depois de percorrer todos os distritos do município, o Programa Campinas Empreendedora estará presente na próxima semana na região central de Campinas.

A ação contará com o atendimento do Sebrae Móvel no arruamento do Paço Municipal, de quarta a sexta-feira, nos dias 17, 18 e 19 de setembro, das 9h às 17h, visando orientar quem já tem ou deseja investir em um pequeno negócio. Antes desta agenda, o Programa promove na tarde de segunda-feira, dia 16, um curso gratuito de capacitação para os empreendedores, no bairro Ponte Preta.

Lançado em abril deste ano, o Programa Campinas Empreendedora realizou atendimento do Sebrae Móvel e cursos de capacitação nos últimos meses nos distritos do Ouro Verde, Campo Grande, Sousas, Joaquim Egídio, Nova Aparecida e Barão Geraldo.

O Programa é uma parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, e do Escritório Regional do Sebrae Campinas. Com várias ações, o objetivo é fomentar o empreendedorismo, a inovação e a competitividade dos pequenos negócios no município. A partir de outubro, o Programa Campinas Empreendedora volta a percorrer as regiões da cidade.

Fazendo parte desta parceria, o Sebrae Móvel opera em uma van equipada com computadores, Internet, ar-condicionado e cartilhas com informações e orientações para quem busca empreender. O atendimento é individual e gratuito. A próxima ação acontecerá no arruamento do Paço Municipal da Prefeitura de Campinas, na Avenida Anchieta, nº 200, no Centro.

Curso de fluxo de caixa
Na segunda-feira, dia 16 de setembro, o Programa Campinas Empreendedora promove o curso de Fluxo de Caixa, no qual o público aprenderá como controlar movimentações financeiras e tomar decisões com mais segurança. O objetivo é ensinar a documentar e controlar a circulação do dinheiro (entrada e saída) na empresa, tomando decisões com base em informações reais para melhorar a gestão financeira. Será fornecido material didático aos participantes.

O curso será realizado numa unidade da instituição Os Seareiros, na Avenida General Carneiro, 219, no bairro Bairro Ponte Preta. Com vagas limitadas, as inscrições antecipadas para os cursos devem ser feitas pelo telefone 2116-0830 ou pelo e-mail [email protected]

Campinas Empreendedora
Além de capacitar empreendedores e aqueles que buscam iniciar o seu próprio negócio, o programa Campinas Empreendedora também visa disseminar a cultura empreendedora para os estudantes do ensino fundamental, médio e superior. Contando com a parceria da Secretaria de Educação de Campinas, o projeto está oferecendo neste segundo semestre aulas de empreendedorismo para 7.500 alunos da rede municipal de ensino.

O Programa Campinas Empreendedora também oferece mais de 150 cursos on-line gratuitos de empreendedorismo e cursos presenciais na sede do Sebrae em Campinas. A relação de todos os cursos é encontrada no site do programa – empreendedora.campinas.sp.gov.br.

Geral

Campinas é a cidade mais inteligente e conectada do Brasil

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Vias têm bloqueio para poda de árvore e interligação de rede de água.

Publicado

em

Por

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) irá bloquear o tráfego de veículos em trecho de duas vias no município. As interdições ocorrem nesta quarta-feira, dia 18 de setembro. As ações são necessárias para a continuidade dos trabalhos de poda de árvores; e interligação de rede de água.

 

 

A Avenida Francisco Glicério, no Centro, segue com bloqueio viário no trecho entre a Avenida Aquidaban e a Rua Henrique de Barcelos. Mas, desta vez, a interdição será na pista da direita, no período das 8h30 até as 16h. No local ocorre a continuidade de trabalhos do Departamento Municipal de Parques e Jardins (DPJ).

 

 

Na segunda e terça-feira, dias 16 e 17 de setembro, o fechamento da via foi na pista da esquerda. A Emdec programou o desvio pela pista da esquerda da Avenida Francisco Glicério. A interdição provoca alterações temporárias no itinerário das linhas de ônibus que circulam na região.

 

 

O outro bloqueio viário será na região do Parque Oziel. A Emdec interdita a Rua Gessi da Silva Durães, no período das 8h30 até as 17h. O fechamento da via será no trecho entre as ruas Lúcia Maria de Souza e Engenheiro Sylvio Antônio Zuffo Grieco.

 

 

A ação é necessária para trabalhos sob responsabilidade da Sanasa. A Emdec programou desvio pelas vias Lúcia Maria de Souza, José Pereira dos Santos e Sylvio Antônio Zuffo Grieco.

 

 

Nos dois locais, agentes da Mobilidade Urbana monitoram o trânsito e orientam os motoristas. A Emdec recomenda, caso seja possível, que os motoristas evitem a circulação pelas regiões, durante o período de interdição.

 

 

Continue Lendo

Geral

Mudanças para tirar Carteira de Motorista começou a valer hoje (16)

Publicado

em

Por

Começa valer a nesta segunda-feira (16) a Resolução 778, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que define mudanças no processo de formação de motoristas. Entre as alterações, estão a que torna facultativo uso de simulador para a expedição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a que reduz de 25 para 20 horas o número de aulas práticas para a habilitação da categoria B.

O documento define também que a exigência de aulas noturnas diminui para 1 hora/aula prática tanto para a categoria A (moto) quanto categoria B (carro). Antes era de 20% sobre o total da carga horária. Outra mudança, é o aumento da validade da CNH que passa a ser de dez anos.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, disse que as mudanças visam reduzir a burocracia na retirada da CNH e diminuir os gastos do cidadão para obtenção da habilitação. “As aulas de simulador têm um custo diferente, mas dá para estimar que a gente vá ter uma redução de até 15%. A ideia é deixar que o mercado defina isso.”

O ministro ressaltou que não há comprovação sobre e eficácia do simulador na preparação do motorista. “O simulador não tem eficácia comprovada, ninguém conseguiu demonstrar que isso tem importância para formação do condutor. Nos países ao redor do mundo, ele não é obrigatório, em países com excelentes níveis de segurança no trânsito também não há essa obrigatoriedade. Então, não há prejuízo para a formação do condutor”, disse o ministro durante entrevista ao anunciar as mudanças em junho passado.

Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul é o estado onde a Resolução 778 ainda não tem validade. O Tribunal Regional Federal da 4ª Região acolheu liminarmente ação do Sindicato dos Centros de Formação de Condutores do Estado do Rio Grande do Sul (SindiCFC) contra a União, requerendo a suspensão da eficácia e dos efeitos da norma.

Com isso, até decisão em contrário, vale no estado a situação anterior, que obriga a realização de aulas em simulador de direção para a categoria B (carro).

fonte ebc

Continue Lendo




error: Content is protected !!