Connect with us

Geral

Programa Família Acolhedora de Campinas tem 27 crianças atendidas

imagem 57 scaled

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, mantém atualmente na cidade 27 crianças atendidas pelo Programa Família Acolhedora.
Temos um serviço fundamental de humanização no acolhimento de crianças e adolescentes e, em datas especiais como o Dia das Mães, essa realidade adquire uma sensibilidade ainda maior, que muito enobrece as famílias que prestam esse serviço tão valioso”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos.
Atualmente, o acolhimento familiar é de responsabilidade de dois serviços em Campinas: o Conviver, executado pela Associação de Educação do Homem de Amanhã – Guardinha, e o Sapeca, sob execução direta do poder público.
O propósito é possibilitar a reconstrução dos vínculos familiares e comunitários, bem como contribuir para a superação de situações de violência vivenciadas pelas crianças e adolescentes, preparando-os para a reintegração familiar ou colocação em família substituta. Atualmente, há 11 crianças atendidas no Sapeca e 16  no Conviver.
O serviço em Campinas foi criado em 1997 como alternativa ao acolhimento institucional, em abrigos e casas lares, para crianças e adolescentes até que retornem às suas famílias biológicas de origem ou extensa, ou sejam encaminhados para adoção por famílias substitutas.
O acolhimento familiar foi instituído pelo governo federal em 2009, quando a Lei 12.010 acrescentou ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) a previsão desse serviço. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare