Programa de voluntariado na Mata de Santa Genebra abre as inscrições

Começam nesta quinta-feira, dia 12, e vão até o dia 19, a próxima quinta, as inscrições para o programa de voluntariado da ARIE Mata de Santa Genebra, administrada pela Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO). Ao todo, são oferecidas 12 vagas para atuação ao longo de 2026.

 

As inscrições estão sendo recebidas no endereço https://sejaumvoluntario.sisicmbio.icmbio.gov.br/voluntariado/login. No primeiro acesso ao sistema, o candidato deve preencher o cadastro com seus dados pessoais. Depois, no campo “Chamadas abertas”, selecionar a opção ICMBio Iperó 0001/2026.

 

De acordo com o biólogo Cristiano Krepsky, os voluntários selecionados vão colaborar em atividades como recepção e orientação de visitantes, condução em trilhas e apoio à elaboração de materiais educativos. “O voluntário terá a oportunidade de vivenciar, na prática, ações de conservação ambiental, integração comunitária, educação ambiental e desenvolvimento sustentável, além de ampliar os seus conhecimentos e sua formação cidadã”, destaca.

 

No ato da inscrição, é necessário o candidato indicar os dias e horários disponíveis para participação, já que as atividades podem ser realizadas em dias úteis e também aos sábados. A carga horária prevista é de quatro horas semanais, com período de atuação de fevereiro a dezembro de 2026.

 

O programa de voluntariado da ARIE Mata de Santa Genebra conta com gestão compartilhada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação José Pedro de Oliveira.

 

Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail contato.fundacao@fjposantagenebra.sp.gov.br.

 

Sobre a ARIE Mata de Santa Genebra
 

A Mata de Santa Genebra ocupa uma área de 251,77 hectares, o equivalente a 300 campos de futebol É o maior fragmento florestal da Região Metropolitana de Campinas e abriga uma grande diversidade de animais.
 

O espaço é uma Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE). Sua gestão é compartilhada entre a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio).
 

O local abriga grande quantidade de animais: somente do grupo de vertebrados, são 368 espécies, sendo 38 de répteis, 20 de anfíbios, 249 de aves, 57 de mamíferos e 4 de peixes. Quanto aos invertebrados (insetos, moluscos, aracnídeos, etc.), não há um número definido, mas se sabe que o grupo de invertebrados mais conhecido de Mata é o das borboletas, com 706 espécies identificadas, de acordo com publicação científica de 2025.
 

Dentre os animais já identificados na Mata, há alguns que estão na lista de espécies ameaçadas, como a onça-parda (Puma concolor), o gato-do-mato-do-sul (leopardos guttulus) e a jaguatirica (Leopardus pardalis).
 

Outras espécies, como o bugio-ruivo (Alouatta guariba), o macaco-prego (Sapajus nigritus) e diversas aves estão na lista de quase ameaçadas.
 

Serviço

 

Para visitar a Mata, é necessário realizar inscrição prévia pelo site oficial da Fundação: https://www.fjposantagenebra.sp.gov.br/.

Mais informações também estão disponíveis nas redes sociais: Instagram (@matasantagenebra) e Facebook (ARIE Mata de Santa Genebra – Fundação José Pedro de Oliveira)

Telefone de contato: (19) 3749-7200

Endereço: rua Mata Atlântica, 447 – Bosque de Barão Geraldo/Campinas
 

 

Exit mobile version