Connect with us

Geral

Programa de proteção à mulher mantido pela GMC concorre a prêmio nacional

imagem 168

O Programa “Guarda Amigo da Mulher” (GAMA), da Guarda Municipal de Campinas (GMC), é um dos oito projetos finalistas para receber o Selo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) de Práticas Inovadoras Edição Especial 2020/2021. O Selo vai distinguir iniciativas desenvolvidas por agentes de Segurança e Justiça durante a pandemia da covid-19 para o enfrentamento à violência contra a mulher. A GM de Campinas é a única corporação guarda municipal do Brasil que está concorrendo a esse reconhecimento.
O prefeito Dário Saadi e o Secretário Municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi, receberam as pesquisadoras do FBSP Jacqueline Brigagão e Talita do Nascimento, no gabinete, na tarde desta terça-feira, 19 de abril. A Comandante da GMC, Maria de Lourdes Soares, também participou do encontro. 
Fico feliz em receber vocês. A Guarda Municipal de Campinas tem a credibilidade da população e é muito respeitada. Além de todo o trabalho do dia a dia, a Guarda ainda faz este trabalho importantíssimo de dar apoio às mulheres em situação de violência doméstica”, disse o prefeito.
Desde ontem, segunda-feira, as pesquisadoras estão em Campinas para conhecer e colher dados sobre o GAMA e a Rede de Proteção à Mulher, que são os serviços públicos disponíveis para atender mulheres vítimas de violência em Campinas.
A primeira visita foi à Sala Lilás, localizada na Base Centro da GM e inaugurada em março de 2020. O local é um espaço especialmente idealizado para acolher mulheres vítimas de violência.
Todas as informações serão compiladas e ficarão disponíveis em um acervo do FBSP chamado de “Casoteca”. O acervo inclui um catálogo que reúne práticas, ações e projetos que têm como finalidade o enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, desenvolvidos por guardas municipais e polícias de todo o Brasil. 
O Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) é uma organização não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos, que se dedica a construir um ambiente de referência e cooperação técnica na área da segurança pública. 
Guarda Amigo da Mulher
O GAMA foi criado em Campinas em 2016 para acompanhar e fiscalizar o cumprimento das medidas protetivas concedidas pelo Poder Judiciário às mulheres vítimas de violência doméstica. Em 2021, a equipe do programa fez 3.857 atendimentos.
A Guarda Municipal tem uma equipe especializada que trabalha com essas mulheres. Os profissionais fazem visitas periódicas e preventivas às casas das vítimas para garantir que o agressor respeite a medida protetiva e fique distante. 
Uma vez que passam a fazer parte do programa, as mulheres ficam acompanhadas pela Guarda Municipal enquanto a medida protetiva judicial estiver em vigor. 
Se a mulher for vítima de violência e ainda não tiver o instrumento judicial que garanta a sua proteção, ela, ou alguém próximo, pode buscar ajuda pessoalmente na Sala Lilás. No local receberá apoio e orientação sobre qual serviço procurar, ou a recomendação de ligar para 3231.4546 para mais informações sobre o programa. Em caso de emergência, ela pode acionar 153.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare