Geral
Programa “Asfalto Novo” vai recapear 200 quilômetros de vias em Campinas

Campinas terá 200 quilômetros de vias recapeadas por meio do programa “Asfalto Novo”, anunciado na manhã desta sexta-feira, 22 de março, pelo prefeito Jonas Donizette, na Avenida Jacaúna, Jardim Ouro Verde. Esta é a primeira via a receber a obra de recapeamento e começou a ser preparada nesta semana.
“Uma das grandes demandas da população é a situação do asfalto. Este programa, o “Asfalto Novo” vai revitalizar o pavimento de 200 quilômetros de vias de Campinas. Estão sendo escolhidas as que possuem tráfego mais intenso”, disse o prefeito Jonas Donizette
O recapeamento em todas as vias segue por 12 meses. O investimento é de R$ 20 milhões, por meio de um convênio junto à agência Desenvolve SP, do governo do estado de São Paulo.
A Prefeitura comprou cerca de 60 mil toneladas de massa asfáltica e será utilizada mão de obra da Secretaria de Serviços Públicos. Para receber o recapeamento estão sendo priorizadas ruas e avenidas que comportam tráfego intenso de veículos, itinerários de ônibus e onde o asfalto é mais antigo e está muito desgastado.
“Este critério será usado em toda a cidade. Esses recursos são exclusivamente destinados à compra de massa asfáltica para recapear as principais artérias viárias da cidade”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella.
Algumas vias já foram definidas e outras ainda serão escolhidas. Entre as definidas estão Avenida Jacaúna e diversas outras ruas dos DICs, Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), Avenida Prestes Maia, Avenida Júlio Prestes, Avenida Moraes Sales e um trecho da Avenida Orosimbo Maia. Os bairros Vila Costa e Silva, Vila Miguel Vicente Cury e Vila Rica – que existem há cerca de 50 anos, praticamente todas as ruas serão recapeadas.
O recapeamento será feito em cada rua ou avenida por vez, com uma equipe composta por funcionários da Secretaria Municipal de Serviços públicos e reeducandos.
Serão utilizados caminhões truck, máquina fresadora (que regulariza a superfície e dá aderência para a nova aplicação de massa asfáltica) e acabadora (que aplica e nivela a massa asfáltica).
Também estiveram presentes o vice-prefeito Henrique Magalhães Teixeira, diretores, vereadores, funcionários e população da região.
Geral
Emdec reforça sinalização de velocidade máxima na Av. Washington Luiz

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) reforçará nesta quarta-feira, 14 de abril, a sinalização da variação da velocidade máxima permitida na Avenida Washington Luiz, no trecho sentido Centro após o cruzamento com a Rua Agnaldo Macedo, no Parque Prado.
A velocidade máxima já é reduzida de 60 km/h para 50 km/h no local, contando com as devidas placas de regulamentação, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A nova placa que será instalada amplia a comunicação com os motoristas, trazendo o texto “A partir deste ponto” ao lado da indicação de “50 km/h”.
A variação da velocidade é justificada pelo maior fluxo de pedestres e veículos no entorno do Shopping Prado Boulevard, da Estação de Transferência Parque Prado, Escola Estadual Professora Neli Helena Assis de Andrade e próximo aos condomínios residenciais e estabelecimentos comerciais. Também há a Ciclovia Washington Luiz no canteiro central da avenida.
A Washington Luiz recebeu, em 2020, uma média diária de até 31 mil veículos, considerando os dois sentidos de circulação.
A nova placa abre a segunda etapa do reforço da sinalização em vias que possuem variações de velocidade, por características técnicas específicas”, explica o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva. “A instalação deverá aumentar a segurança viária. O principal objetivo é evitar acidentes e preservar vidas. O projeto também promove maior transparência na fiscalização de trânsito”.
Vias já sinalizadas
A Washington Luiz é o oitavo eixo viário que tem a sinalização reforçada.
Outros trechos viários já foram contemplados no município:
– Avenida Lix da Cunha (24/02);
– Túnel Joá Penteado e Avenida Dr. Ruy de Almeida Barbosa (03/03);
– Avenida Cônego Antônio Roccato / Rua Sylvia da Silva Braga (10/03);
– Avenida Comendador Aladino Selmi (17/03);
– Rodovia Dr. Heitor Penteado / Avenida Dr. Antônio Carlos Couto de Barros (24/03);
– Avenida Antônio Carlos de Salles Júnior (31/03);
– Avenida Theodureto de Almeida Camargo (07/04).
Todos estes locais possuem equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade (radares) e grande fluxo de veículos.
A segunda fase do projeto alcançará, ainda, o eixo composto pela Avenida Prefeito Magalhães Teixeira e Rua Dr. Celso da Silveira Rezende.
Geral
Saúde divulga alerta de alta incidência de dengue em diversos bairros em Campinas

A Secretaria de Saúde de Campinas emitiu, nesta terça-feira, dia 13 de abril, um alerta para alta incidência de casos de dengue nas regiões Sudoeste (especialmente nos bairros Jardim Profilurb e Parque Universitário de Viracopos), Noroeste (Jardim Florence II e Jardim Satélite Iris I), Norte (Bosque das Palmeiras ,Vila Boa Vista e Jardim Campineiro) e Leste (Vila Costa e Silva).
Quem mora nesses bairros citados acima deve intensificar o controle dos criadouros em suas residências para evitar o ciclo de vida e reprodução do mosquito Aedes Aegypti, já que, segundo a Secretaria de Saúde, 80% dos focos estão nos quintais e dentro de casa.
Entre os cuidados, os moradores devem manter caixa d’água fechada ou telada; limpar as calhas e, caso necessário, desentupi-as; trocar a água de vasos de plantas e lavar o recipiente com bucha e sabão para remover os ovos do mosquito.
As pessoas que têm bromélia devem regar a planta com mangueira de pressão uma vez por semana e limpar a face interna de todas as folhas (onde a água fica acumulada, o que favorece a proliferação de ovos e larvas do mosquito).
Outra recomendação é evitar o acúmulo de entulho e recicláveis. Quem precisa descartar este material, deve levar até um dos 16 ecopontos da cidade. Os endereços podem ser consultados na página http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/ecopontos/index.php.
As equipes da Secretaria de Saúde realizam diariamente, de segunda a sábado, ações de nebulização para o controle do mosquito. No entanto, o combate à dengue depende também da colaboração da população.
Geral
Prefeitura publica decreto de combate contra a corrupção na Administração
-
Geral1 semana atras
Ações garantem segurança alimentar para 375 mil pessoas em Campinas
-
Empregos1 semana atras
DHL está vaga de emprego no Aeroporto Viracopos
-
Empregos6 dias atras
Toyota divulga vagas de emprego em Indaiatuba
-
Geral6 dias atras
Ônibus recebem desifecção contra a Covid-19 no Terminal Central