Connect with us

Geral

Programa ambiental de Campinas é divulgado por Ministério da Alemanha

imagem 120

Projeto ambiental da Prefeitura de Campinas ganhou repercussão internacional e é destaque em publicação “Como as cidades estão protegendo e fazendo uso de seus recursos naturais”, do site do Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), através da Iniciativa Internacional do Clima (IKI).

 

A série de estudos de caso sobre natureza urbana produzida por ‘INTERACT-Bio Integrated regional action for Biodiversity’ mostra como cidades da região metropolitana de três países (Brasil, Índia e Tanzânia) integram a natureza em seus processos políticos e de planejamento. São projeto que relacionam o fornecimento de serviços essenciais para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo melhoram a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, gerando novas ou melhores oportunidades regionais.

Advertisement

 

O planejamento regional integrado em Campinas mostra porque o governo local é importante para enfrentar a crise da biodiversidade, segundo a publicação do ministério da Alemanha. O programa faz parte do Programa RECONECTA RMC, da Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que estabelece a mútua cooperação entre os municípios que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC) e elaborou um traçado regional que interliga as áreas verdes de interesse ecológico que, em grande parte das vezes, estão fragmentadas. Este traçado chama-se Área de Conectividade da RMC cujo objetivo é recuperar e conservar a fauna e flora.

 

Advertisement

O INTERACT-Bio, que tem como objetivo principal promover a integração de ações regionais pela biodiversidade, é implementado pelo ‘ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade’ e apoiado pela Iniciativa Internacional do Clima (IKI).

 

“É muito importante porque o Ministério do Meio Ambiente da Alemanha participa desta iniciativa internacional pelo clima, em que estão principalmente os governos de países europeus, e este reconhecimento mostra como Campinas está sendo bem-vista e como, hoje o que estamos fazendo aqui tem repercussão internacional”, afirma o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes.

Advertisement

A reportagem pode ser conferida no site Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU):

https://www.international-climate-initiative.com/en/news/article/how_cities_are_protecting_and_making_use_of_their_natural_resources?iki_lang=en.

 

Advertisement

Conectividade da RMC

 

A degradação e a perda de recursos naturais são temas de atenção nacional no Brasil, especialmente por sua posição como o País com maior biodiversidade do mundo. A publicação alemã mostra como a integração dos serviços ecossistêmicos no planejamento regional da RMC fortaleceu a cooperação e possibilitou a implantação da Área de Conectividade da RMC.

Advertisement

 

O projeto, que faz parte do Programa RECONECTA RMC, foi realizado em três fases principais: mobilização das partes interessadas, análise técnica em duas partes e um esforço para impulsionar a adoção da política e planejamento regional. Por meio desse processo, a RMC aprimorou a gestão dos recursos naturais, bem como a incorporação da natureza e serviços de ecossistemas no planejamento urbano.

 

Advertisement

RECONECTA RMC

 

O Programa RECONECTA RMC surgiu de uma iniciativa da Prefeitura de Campinas (Plano Municipal do Verde) e tem como enfoque a Proteção Animal (promover condições para manutenção da fauna local e conservação da diversidade genética); a Recuperação de Áreas de Preservação Permanente (recuperação de matas ciliares, proteção, recuperação de nascentes e formação de corredores ecológicos) e; o fortalecimento de áreas protegidas existentes e a criação de novas áreas protegidas, mantendo e aprimorando a gestão das unidades de conservação existentes, incentivando a criação de novas áreas de preservação e conservando os remanescentes estratégicos.

Advertisement

 

Em 2018, os 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) assinaram um termo de cooperação técnica com o objetivo de estabelecer a mútua colaboração para ações de interesse recíproco no âmbito de recuperação e conservação de fauna e flora, especialmente no que se refere à troca de conhecimento técnico e à realização de ações voltadas para este fim.

Interact-Bio

Advertisement

 

O Programa RECONECTA RMC tem como parceiro o Projeto Interact-Bio, coordenado e implementado pelo ICLEI e financiado pelo Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha por meio da Iniciativa Internacional do Clima (IKI).

 

Advertisement

O Interact-Bio tem como objetivo principal promover a integração de ações regionais pela biodiversidade. Essa iniciativa apoia as regiões metropolitanas de três países (Brasil, Índia e Tanzânia), incentivando-as a compreender o potencial da natureza, principalmente em relação ao fornecimento de serviços ecossistêmicos para o dia a dia das cidades e, ao mesmo tempo, a melhorarem a conservação da biodiversidade e dos ecossistemas, gerando novas ou melhores oportunidades regionais. No Brasil, participam também do projeto as regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Londrina.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare