Connect with us

Geral

Procon Campinas divulga pesquisa de preços de produtos juninos

imagem 122

Com o objetivo de oferecer uma referência ao consumidor por meio dos preços médios obtidos, o Procon de Campinas divulga pesquisa de preços de produtos juninos nesta segunda-feira, dia 13 de junho. O levantamento foi realizado em seis estabelecimentos comerciais entre os dias 27 de maio e 3 de junho.

 

Dos 48 produtos pesquisados, o gengibre, conhecido ingrediente do quentão, lidera a variação de preços dos itens juninos com valor até 150,38% maior entre um estabelecimento e outro. Além do gengibre, outros produtos que compõem a cesta de iguarias da época também apresentam significativas variações de preços. Caso dos bolos prontos de mandioca e de laranja, cujos preços apresentaram variações de 129,42% e 99,47%, respectivamente. O pote de 500 gramas da maionese Liza apresentou 84,17% e a caixa de pó para maria mole da Oekter, 81,50%.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A diretora do Departamento de Defesa do Consumidor, Yara Pupo, esclarece que a pesquisa manteve os preços comercializados em no mínimo três dos estabelecimentos visitados e que os resultados obtidos não podem ser utilizados para fins publicitários. “Os preços coletados podem sofrer variações, em razão de promoções e descontos, bem como em razão do período em que a coleta foi realizada. Também podem sofrer variações nas lojas de mesma rede e os resultados não podem ser usados para publicidade”, ressalta.

 

Foram pesquisados preços de 48 produtos entre milho para pipoca, batata-doce, maçã, mandioca, sagu, canjica, canela, salsicha, pinhão, canjica, paçoca, salsicha e outros. A pesquisa aponta, também, o percentual de abastecimento de cada estabelecimento pesquisado.

Advertisement

 

A análise pretende apresentar a variação de preços dos produtos entre estabelecimentos para que, entre os menores e maiores preços encontrados, o consumidor possa adequar a sua realidade financeira ao produto que deseja adquirir.

 

Advertisement

O Procon salienta que as variações e os preços constatados referem-se aos dias em que foi realizado o levantamento pela equipe de fiscalização do órgão, e que os valores atuais podem ser diferentes. “Além disso, é possível que os preços praticados pelo mercado possam sofrer alterações por ocasião de descontos especiais, ofertas e promoções”, salienta Pupo.

 

 

Advertisement

 

A pesquisa com os produtos, preços, abastecimento e estabelecimentos participantes pode ser conferida no site procon.campinas.sp.gov.br/pesquisa-pre-o-produtos-juninos-2.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare