Connect with us

Indaiatuba

Primeiro Encontro de Comércio Exterior de Indaiatuba reuniu 110 participantes

imagem 160

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Governo, apoiou o 1º Encontro de Comércio Exterior de Indaiatuba, realizado no dia 08 de fevereiro. O evento foi realizado no Hotel Royal Palm Tower, promovido pela Dunex Logística Internacional e Assessoria Aduaneira, também contou com o apoio do Aeroporto Internacional de Viracopos, Banco Santander, Ibrei (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais) e Fatec Indaiatuba. Participaram do encontro 110 pessoas.

Entre os palestrantes do encontro estavam Maurício Prazak, presidente do Ibrei, que falou sobre o panorama geral do mercado internacional e as perspectivas para o futuro; Sérgio Pereira, membro da Ibrei, com 28 anos de experiência na ampliação de mercados internacionais, que abordou as vantagens da parceria comercial com a África; e Sebastian Bogado, adido comercial do Consulado do Paraguai no Brasil, que falou sobre o mercado importador paraguaio como alternativa para produção.

Advertisement

O evento marcou o dia Nacional do Comércio Exterior, comemorado em 28 de janeiro em alusão a abertura dos portos brasileiros às nações amigas, em 1808, que significou o fim do monopólio português de comércio com o Brasil.

A globalização, tanto na compra ou venda de produtos, estimula a economia em Indaiatuba, considerando que o município é o terceiro maior exportador da Região Metropolitana de Campinas.

Estiveram presentes no Encontro de Comércio Exterior, o cônsul Geral do Paraguai no Brasil, Enrique Isfran Miranda; o adido Comercial do Consulado Geral do Paraguai no Brasil, Sebastian Bogado; e o Consul Geral da Namíbia no Brasil, Sérgio Rosset.

Advertisement

Núcleo de Comércio Exterior

Durante o ano de 2017, a secretaria de Governo, por meio do Núcleo de Comércio Exterior, desenvolveu um trabalho gratuito de prestação de serviços e informações referente ao Comércio Exterior. Nos atendimentos, as empresas apresentaram diversas dúvidas, desde como proceder a uma exportação, até explicações de como e quando utilizar os benefícios em geral que existem no Comércio Exterior.

O Núcleo ofereceu atendimentos, dando auxílio e suporte para as empresas, esclareceu questões referentes ao Comércio Internacional, ofereceu ferramentas utilizadas no comércio exterior e disponibilizou um canal para que as empresas pudessem criar oportunidades de introduzirem seus produtos no mercado internacional.

Advertisement

Para o ano de 2018, o Núcleo continuará com os atendimentos, mas também trará novidades, onde prosseguirá de certa forma beneficiando as empresas e consequentemente a balança comercial do munícipio.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare