Connect with us

Geral

Primeira plenária do Plano de Igualdade Racial lota auditório

imagem 58

A primeira plenária descentralizada para a elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial foi realizada na noite da última quarta-feira, dia 5 de setembro, e lotou o auditório do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Vila Esperança. Cerca de 60 pessoas, jovens em sua maioria, participaram da discussão, que trata de propostas para diversas áreas como educação, saúde, segurança pública, moradia, assistência social, trabalho e geração de renda no âmbito da igualdade racial. O documento que está sendo elaborado será a base do futuro Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial.
A reunião foi conduzida pela Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cpir), da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, e pelo Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do Plano. A coordenação do CEU mobilizou os munícipes para participarem e darem suas contribuições para todas as áreas abrangidas no Plano.
Os jovens trouxeram posições firmes sobre a necessidade de acesso à informação e ao conhecimento sobre a história do povo negro; a falta de opções de cultura negra e propostas de melhoria; e a necessidade de avançar no combate ao racismo. O respeito ao Estado laico e à diversidade religiosa e até questões sobre dados da nossa história e cultura, motivados pelo incêndio no Museu Nacional, foram abordadas no debate.
O material produzido, junto com o oriundo das próximas reuniões descentralizadas, será encaminhado para a plenária final, marcada para o dia 22 de setembro. Durante a primeira quinzena de setembro, plenárias estão sendo realizadas nas diversas regiões do município, com o objetivo de facilitar a participação popular na elaboração do Plano. O documento também foi submetido a consultas e contribuições on-line durante o primeiro semestre do ano.
Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial
O Grupo de Trabalho para elaboração do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial foi instituído por meio do Decreto 19.502, de 12 maio de 2017. A gestão do processo que criou o Grupo ficou a cargo da CPIR da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, com a participação da comunidade negra campineira.
Segundo a Secretária Municipal responsável pela Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, a elaboração de um Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial deve-se à necessidade de tornar eficazes os direitos, com o poder público efetivando seu papel de traduzir a igualdade formal em igualdade de oportunidades e tratamento.
Eliane ressalta que, para a superação do racismo, ainda se faz necessária a intervenção do Estado, mas essa política não pode ser realizada de forma isolada, por uma única secretaria, ou somente pelo governo. “É preciso que a sociedade civil assuma sua participação na construção das leis e das normas, que apresente propostas e indique caminhos. Apenas assim, com esforços conjugados, poderemos avançar para uma sociedade em que o racismo e quaisquer outras discriminações fiquem no passado”.
O conteúdo das propostas iniciais pode ser consultado em:
https://tinyurl.com/pmpir-campinas-materiais ou
https://drive.google.com/drive/folders/1TAi–UjsjgP7cgyK7J_fx9Isw-4s-2Mv
Cronograma das Plenárias
Quando: 05/09/2018
Horário: 14h
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Vila Esperança – Rua Demerval da Silva Pereira, s/nº – Vila Esperança
Quando: 11/09/2018
Horário: 9h
Local: Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU Jardim Florence – Rua Lasar Segall, nº 110 – Jardim Florence
Quando: 12/09/2018
Horário: 8h
Local: CEPIR – Av. Campos Sales 427
Público alvo: Alunos da FUMEC e pessoas interessadas
Quando: 12/09/2018
Horário: 9h
Local: Centro de Referência da Juventude – Rua Dusolina Leone Tourniex, s/nº – Vila União
Público alvo: Professores e pessoas interessadas
Quando: 12/09/2018
Horário: 14h
Local: Centro de Referência da Juventude – Rua Dusolina Leone Tourniex, s/nº – Vila União
Público alvo: Professores e pessoas interessadas
Quando: 12/09/2018
Horário: 19h
Local: CEPIR – Av. Campos Sales 427: Entrada General Osorio n° 490
Público alvo: Alunos da FUMEC e pessoas interessadas
Quando: 14/09/2018
Horário: 9h
Público alvo: Jovens bolsistas do Programa Juventude Conectada
Quando: 14/09/2018
Horário: 14h
Público alvo: Jovens bolsistas do Programa Juventude Conectada
A participação nas plenárias é aberta a todos os interessados, sem necessidade de inscrição prévia.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare