Primeira Nota: cursos musicais gratuitos seguem com inscrições abertas para 90 vagas

O projeto musical Primeira Nota, em Campinas, iniciou as aulas de 2026 nesta semana e segue com 90 vagas disponíveis para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em dois cursos gratuitos: instrumentos e canto, e o de musicalização

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Educação de Campinas em parceria com o Departamento de Música do Instituto de Artes da Unicamp. As aulas ocorrem no Centro Escolar Municipal de Música Manoel José Gomes (Cemmaneco), na Vila Marieta.

O cadastro é aberto para toda população, com prioridade para os alunos e alunas matriculados na rede municipal de ensino. “É uma excelente oportunidade para aprendizados sobre teoria musical e das práticas de canto e de instrumentos de orquestra. Esperamos preencher todas as vagas”, afirmou a gestora do projeto e diretora do Cemmaneco, Leila Sarubbi.

O período para manifestação de interesse nas vagas foi aberto em dezembro do ano passado e outras 260 vagas já foram preenchidas nos dois cursos por meio de formulários on-line. Este prazo segue aberto enquanto houver oportunidades.

Vagas disponíveis

  • Musicalização: 70
  • Instrumentos e canto (cello, viola, clarinete e trombone): 20

Organização

Crianças de 6 a 10 anos entram no curso de musicalização

Adolescentes de 11 a 14 podem aprender instrumentos de cordas, sopro, percussão e canto 

Estudantes a partir de 10 anos têm a possibilidade de aprender violino, viola, violoncelo, contrabaixo, saxofone, trompete, trombone, flauta, clarinete e percussão

Orientações

Não é necessário ter conhecimento prévio de música para se inscrever. Os instrumentos são emprestados pela escola, o que facilita a inclusão dos participantes. 

A manifestação de interesse deve ser realizada de maneira on-line, pelos seguintes links:

 

Depois desta etapa, a organização entra em contato por e-mail para matrícula. 

Cada turma tem aula duas vezes por semana. Os professores da escola são alunos do curso de música da Unicamp, sendo que o coordenador geral do curso é Fernando Hashimoto, diretor do Instituto de Artes da universidade estadual.

O projeto musical Primeira Nota teve início em novembro de 2014.

Exit mobile version