Connect with us

Geral

Primeira Infância – Campinas e Boa Vista selam compromisso de cooperação

Publicado

em

Com o intuito de estreitar laços de cooperação, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, recebeu, na tarde desta quinta-feira, dia 27 de junho, o vice-prefeito de Boa Vista (RO), Artur Henrique Brandão Machado . Conhecida como a capital da primeira infância, Boa Vista é referência nacional sobre o tema devido aos programas Família que Acolhe e Visitação Domiciliar, que alcançou mais de 15 mil famílias.

 

“Temos um grande compromisso com a Primeira Infância em Campinas e é sempre bom trocar experiências com municípios que também têm essa agenda e preocupação com as crianças”, ressaltou Jonas Donizette, na ocasião.

 

O encontro também contou com a participação da secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira,  da assessora especial Jane Valente, além de representante da Secretaria de Educação, integrantes do Programa Primeira Infância Campineira (PIC), da equipe de Vigilância Socioassistencial da SMASDH, do NEPP – Núcleo de Estudos de Políticas Públicas e do NEPO – Núcleo de Estudo de População, ambos da Unicamp. 

 

Durante o encontro, Brandão Machado falou sobre o trabalho que é realizado em Boa Vista, que envolve desde intervenções urbanas com adaptações para a criança, até as políticas de Primeira Infância presentes nas creches e escolas municipais, nos hospitais e Centros de Saúde, nas praças e nas famílias. 

 

Campinas apresentou o trabalho desenvolvido para a elaboração do PIC e os próximos passos para sua implementação. Também foi discutida a possibilidade de implementação de um observatório da criança e do adolescente pela Unicamp em parceria com o município. 

 

Conforme a secretária Eliane Jocelaine, Campinas tem aprimorado suas ações em relação a primeira infância ao criar políticas públicas voltadas ao cuidado com as crianças desde a gestação até os seis anos de idade.

 

“Assim como Boa Vista,  queremos cada vez mais implementar políticas públicas para a primeira infância,  e nossas intenções nos unem na partilha de experiência e na cooperação entre os municípios, cooperação esta que esperamos renda muitos frutos”.

 

 

Geral

Campanha convida servidores a valorizarem as colegas de trabalho

Publicado

em

Por

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março, a Coordenadoria da Mulher da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos e a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas estão propondo que também as servidoras municipais tenham uma ação voltada especialmente para elas.
A ideia é de que sejam valorizadas por quem trabalha na sala ao lado, no mesmo andar ou até em outros setores da Prefeitura, com o recebimento de cartões que lembram a competência, criatividade e empenho com que desempenham suas funções.
Batizada de Semana de Reconhecimento e Valorização das Servidoras Públicas Municipais, a ação será desenvolvida de 8 a 15 de março a partir de modelos de cartões de felicitação e cumprimento que serão enviados a todos os servidores pelo e-mail institucional.
Quem, homem ou mulher, quiser parabenizar alguma servidora, escolhe o cartão que mais lhe agradar e envia a mensagem por e-mail, redes sociais ou da forma que preferir.
A campanha convida: “surpreenda sua colega de trabalho e demonstre o quanto suas habilidades e profissionalismo fazem a diferença”. A responsável pela Coordenadoria da Mulher, Elza Frattini, explica que o objetivo é “reconhecer e valorizar as servidoras públicas municipais de Campinas através de ações que enalteçam a atuação das mulheres no setor público municipal”.
Mas as organizadoras da campanha vão além, e apostam que o envio do cartão será também um gesto de carinho à servidora que divide responsabilidades e tarefas com o remetente, e que o reconhecimento contribuirá até para tornar o ambiente de trabalho ainda mais colaborativo.
Os modelos dos cartões serão enviados na próxima segunda-feira, dia 8, e já poderão começar a ser compartilhados. A hashtag #marcodelas# vai identificar e reforçar a proposta.

Continue Lendo

Geral

Prefeito visita Hospital Metropolitano e conhece instalações da unidade

Publicado

em

Por

O prefeito Dário Saadi esteve nesta sexta-feira, 5 de março, no Hospital Metropolitano acompanhado do presidente da Rede Mário Gatti, Sérgio Bisogni, para conhecer a nova estrutura de leitos de UTI, enfermarias e de observação que começará a funcionar, progressivamente, para reforçar a oferta de atendimento a pacientes com Covid-19 do SUS Municipal em Campinas.
A requisição administrativa do Hospital Metropolitano foi uma decisão extremamente difícil, mas necessária para ampliar, em caráter de urgência, o atendimento a pacientes com Covid-19 em Campinas”, disse.
O hospital foi encampado administrativamente esta semana pela Rede Mário Gatti e está, desde quinta-feira, 4,, recebendo pacientes com sintomas gripais. Até então, eles eram atendidos no gripário do Hospital Municipal Mário Gatti.
O novo espaço conta com sete leitos de observação e recebeu reforço de 12 pontos de oxigenoterapia (que substituem os artigos cilindros). No primeiro dia de funcionamento, 103 pacientes foram atendidos. A unidade funciona 24 horas.
Na próxima semana, começa a transferência de pacientes internados em UTI da rede para o Metropolitano. Toda a estrutura necessária já está montada para iniciar a operação na unidade que terá 15 leitos de terapia intensiva e 30 de enfermaria. A implantação será gradativa ao longo dos próximos 14 dias.
Além da ampliação no Hospital Metropolitano, o SUS Municipal terá mais dois leitos de UTI no Hospital Samaritano, 28 leitos de enfermaria no Hospital Ouro Verde e 24 na UPA Anchieta Metropolitana. Os leitos da UPA começam a funcionar na segunda-feira.
Com isso, o SUS Municipal terá mais 17 leitos de terapia intensiva e passará a contar com 132 em até duas semanas. Serão também mais 82 leitos de enfermaria, o que elevará a disponibilidade para 221.

Continue Lendo

Geral

SMEL homenageia as mulheres com live de ginástica e palestras

Publicado

em

Por

Uma aula de ginástica com ritmos e músicas que agradam especialmente às mulheres vai abrir a semana especial que a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer dedicará a elas. Começando nesta segunda-feira, dia 8 de março, quando se comemora o Dia da Mulher, e prosseguindo até a próxima quinta, a homenagem programada pela Secretaria terá ainda palestras com especialistas de diversas áreas, que falarão sobre temas de interesse do universo feminino.
A live de ginástica começará às 8h30 de segunda, e será conduzida pelas professoras de Educação Física da Secretaria. A transmissão acontecerá pelo Facebook da SMEL (/SMELCAMPINAS), com ritmos quentes e muita dança.
Também na segunda, começa um ciclo com quatro palestras, que serão postadas nas redes sociais da Secretaria, sempre a partir das 9h. As palestras poderão ser acompanhadas, ou acessadas posteriormente, pelo Facebook /SMELCampinas, INSTAGRAM @secretariaesportescampinas ou no You Tube, procurando as postagens da Secretaria de Esportes e Lazer de Campinas.
“Não poderíamos deixar passar em branco a data do Dia da Mulher, mas este ano, tivemos que adaptar nossa homenagem às restrições impostas pela pandemia. Esperamos que a live e as palestras demonstrem nossa admiração por aquelas que desempenham um papel fundamental na sociedade”, destacou o Secretário de Esportes e Lazer, Fernando Vanin.
A primeira palestra será conduzida pela nutricionista Louise Duran. Na terça-feira, o professor Dr. Anderson Marques de Moraes falará sobre exercício físico e sistema imune. Na quarta-feira, a exposição será da psicóloga Adriana Roque, e na quinta-feira o professor Ms.Kleber Rodolfo Albino Ferreira abordará questões sobre o exercício, a mulher e o envelhecimento.
Comentando a programação, o diretor de Esportes, Angelo Diniz, falou do orgulho e satisfação da SMEL em poder proporcionar uma semana de atividades relacionadas às mulheres, “porque a mulher é essencial para a vida em sociedade”.

Continue Lendo









<





Populares