Preparados: Shoppings estabelecem medidas de segurança para reabertura
A Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) desenvolveu uma série de medidas de segurança contra a covid-19 (novo coronavirus), preparando os shoppings de todo o país para a reabertura.
A entidade destaca que o documento é um compromisso assumido pelos shoppings para quando o momento de flexibilização chegar.
Todos os 577 shoppings do Brasil foram fechados a partir das recomendações dos decretos municipais e estaduais para combater a pandemia da covid-19. Contudo, aos poucos, alguns municípios já começam um processo de reabertura dos comércios de rua, enquanto os shoppings continuam fechados.
Para mostrar que está preparada para a volta das atividades dos shoppings, a Abrasce criou um protocolo com 21 medidas que visam um reforço na higienização, além de um procedimento minucioso para garantir a saúde de clientes e colaboradores. De acordo com a entidade, os tópicos foram criados a partir de experiências internacionais, boas práticas de outros setores e também de recomendações de especialistas da saúde. (Fonte: Correio Popular)
CONFIRA AS MEDIDAS
- Controle de tráfego de pessoas, limitando em 50% o número de vagas dos estacionamentos;
- Uso obrigatório de máscaras para clientes, lojistas e funcionários;
- Testagem de todos os funcionários e lojistas;
- Fechamento de cinemas, teatros e áreas kids;
- Horário de funcionamento reduzido;
- Antibactericidas aplicados em tapetes de entradas e saídas;
- Entradas reduzidas e utilização de portas especí cas para entrada e saída, inibindo aglomeração;
- Aferição de temperatura dos clientes através de termômetros manuais;
- Higienização do Shopping a cada 3 horas, especialmente áreas de contato: maçanetas, corrimãos,
etc; - Serviços especiais para grupos de risco, com formas alternativas de atendimento, como drive-thru;
- Distanciamento social obrigatório: limitação das praças de alimentação e Restaurantes em 50% da
capacidade; - Controle de acesso aos elevadores, com limitação de passageiros;
- Indicação de distanciamento em escadas rolantes (uma pessoa a cada 3 degraus);
- Remoção de áreas como lounges;
- Disponibilização de álcool gel a todos os clientes, lojistas e funcionários;
- Controle de acesso a sanitários e higienização a cada 3 horas;
- Manutenção e trocas regulares dos ltros de ar condicionado;
- Não operação dos serviços de valet e restrição de operação dos serviços como: fraldário e
empréstimo de carrinhos; - Suspensão de eventos, ações infantis e entretenimento;
- Campanha junto aos lojistas para reforçar os pagamentos por aplicativos;
- Campanhas de conscientização para população sobre a prevenção à covid-19.