Connect with us

Geral

Prêmio Cultura Presente é reconhecimento que chega para 1.185 artistas

imagem 43

Ernestina Estevam, Dona Tina, tem 91 anos e faz samba de bumbo; Wilma Maris Lodi tem 53 anos de carreira no teatro e na música. Elas foram recebidas pelo prefeito de Campinas, Dário Saadi, nesta quarta-feira, dia 6 de abril, como representantes dos aprovados para receber o Fundo de Investimentos Culturais de Campinas (FICC 2021) com o Prêmio Cultura Presente.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Ambas estão entre 1.185 contemplados com o prêmio que está sendo pago pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Participaram do evento para entrega do prêmio a secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, o diretor de Cultura, Gabriel Rapassi, e a equipe coordenadora do FICC, além de familiares de Ernestina e de Wilma.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

O prefeito lembrou que o Prêmio Cultura Presente é uma das ações do Plano de Ativação Econômica e Social (PAES), idealizado para ajudar na retomada econômica e atenuar as consequências provocadas pela pandemia. Ele destacou a iniciativa da Secretaria de Cultura, que fez a proposta de ter o formato do FICC alterado e simplificado para garantir que os recursos chegassem a um número maior de artistas.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

“O fato de poder ajudar 1.185 pessoas que vivem da arte e da cultura em Campinas é um alento. É o reconhecimento e colaboração com o setor cultural e artístico, que sofreu muito na pandemia”, acrescentou o prefeito.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

A secretária de Cultura e Turismo ressaltou que o novo FICC foi construído pela Pasta em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural.“É uma vitória esse programa e queremos agradecer a sensibilidade do prefeito, que ajudou a fazer a transição do FICC para atingir maior número de pessoas. Estamos muito felizes porque é um impacto na vida de mais de mil pessoas físicas e jurídicas atuantes nas artes e nas diversas manifestações culturais”, reforçou Alexandra Caprioli.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

Para Dona Tina, que faz samba de bumbo, típico do Estado de São Paulo, “é um presente estar com o prefeito recebendo esse prêmio e certificado”. Ela é filha do grande sambadeiro Estevan Ernesto, o Nestão, conhecido como o “chefe do batalhão” por comandar o samba de bumbo de Campinas. Dona Tina é considerada a matriarca do gênero musical em Campinas.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

“Quero parabenizar a Secretaria de Cultura por essa iniciativa de ajudar os músicos e artistas. É espetacular receber o prêmio, uma ajuda que veio na hora certa”, disse Wilma Maris Lodi. Em seu currículo, Wilma tem o curso de artes dramáticas, canto e dança que fez com Odete Raia, mãe da Cláudia Raia, em 1968. Ela começou a carreira como atriz, inclusive fazendo novelas e musicais. Atuou na Novela “Meu Pedacinho de Chão”, de 1972, de Benedito Rui Barbosa.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare