Connect with us

Geral

Premiada São Paulo Companhia de Dança estará em Campinas com pré-estreia

imagem 17

 

 

 

Advertisement

A São Paulo Companhia de Dança (SPCD), gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, chega a Campinas para duas apresentações no Teatro Municipal José de Castro Mendes, nos dias 5 e 6 de agosto, às 20h. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, por ordem de chegada, a partir das 18h.

 

O destaque do programa será a pré-estreia da mais nova obra do coreógrafo Stephen Shropshire, que ganhou o nome de “Partita”. A estreia oficial acontece em São Paulo, nos dias 27 e 28 de agosto, no Teatro Alfa.

Advertisement

 

“Partita”, terceira criação de Stephen Shopshire para a São Paulo Companhia de Dança, é inspirada na pintura do artista renascentista Pieter Bruegel (1525-1569) “Landscape with the Fall of Icarus” (1555), em diálogo com o poema homônimo escrito, em 1939, por William Carlos Williams (1883-1963). Com um figurino minimalista, o bailarino explora o espaço cênico e reescreve cada letra dos versos do poeta, em diálogo com os gestos dos outros intérpretes. Uma bailarina, ao canto da cena, soletra o texto completo no ar, que ganha ainda mais potência a cada frase dançada.

 

Advertisement

Sob três movimentos contemporâneos da “Partita, Perihelion”, de Margaret Schedel e Mikylah Myers McTeer, instrumentos como flauta e violino ganham nuances eletrônicas. A peça instiga o espectador a perceber as interpretações e sensações do que se vê no próprio corpo. Uma obra “abstrata e desafiadora, com pessoas normais fazendo coisas extraordinárias”, revela o coreógrafo.

 

Mais duas obras

Advertisement

 

A programação da noite tem ainda mais duas obras, sendo uma delas o Divertissement de Paquita (2022), de Diego de Paula, remontado a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910). Paquita conta a história de uma jovem órfã criada por ciganos que salva a vida do filho de um general francês, Lucien. Eles se apaixonam, mas precisam enfrentar desafios para viver esse amor. O Divertissement assinado por Diego de Paula se concentra na cena final do balé, quando o casal comemora a possibilidade de estar junto em um baile alegre e enérgico.

 

Advertisement

A outra obra que completa o programa é Di (2022), que estreou em maio, em São Paulo. Nesta primeira criação de Miriam Druwe para a Companhia, a coreógrafa mergulha nas cores, texturas, sensações e imagens que povoam o universo do pintor Di Cavalcanti (1897-1976) ao som dos Choros nº 6, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), acentuando os traços modernistas em cena. Telas icônicas do artista, como Cinco Moças de Guaratinguetá (1930), Favela (1958), São João (1969) e Mulheres Protestando (1941), foram cedidas gentilmente para esta criação por sua filha, Elisabeth Di Cavalcanti, e ecoam tanto nos movimentos dos 14 bailarinos em cena quanto na iluminação de Wagner Freire e no videocenário e nos figurinos elaborados por Fábio Namatame.

 

Oficina de Dança

Advertisement

Na cidade de Campinas pela 6ª vez, a São Paulo Companhia não apenas sobe ao palco, como convida a todos para sua Oficina de Balé Clássico, que acontece no dia 6 de agosto, das 10h às 11h30, ministrada por Aline Campos, professora-ensaiadora da SPCD. As pessoas interessadas poderão conhecer um panorama das técnicas de balé utilizadas em uma companhia profissional.

 

A atividade, que faz parte do eixo Educativo da SPCD, será realizada na Karen Righetto Ballet – escola parceira da Companhia. A participação é gratuita e limitada a 40 vagas que serão preenchidas por ordem de inscrição e devem ser feitas por meio do link https://spcd.com.br/educativo/inscricoes.

Advertisement

 

Serviço

 

Advertisement

Apresentações Gratuitas

Data: 5 e 6/8/2022

Horário: 20h

Advertisement

Local: Teatro Municipal José de Castro Mendes – Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial, Campinas – SP

Informações: (19) 3272-9359

Entrada gratuita

Advertisement

 

Oficina de Balé Clássico

Data: 6/8/2022

Advertisement

Horário: 10h às 11h30

Local: Karen Righetto Ballet (Rua Paula Bueno, nº 357, Taquaral, Campinas/SP)
Atividade gratuita

 

Advertisement

Programa

 

Partita (2022)

Advertisement

Coreografia, Figurino e Iluminação: Stephen Shropshire

Música: Partita, Perihelion I, II e III (Allamande; Sarabande e Gigue) de Margaret Anne Schedel, interpretada por: Schedel e Mikylah Myers

 

Advertisement

Di (2022)

Coreografia: Miriam Druwe

Música: Choro nº 6, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), interpretada ao vivo pela Orquestra do Theatro São Pedro sob regência musical do maestro Claudio Cruz

Advertisement

Cenografia e Figurino: Fábio Namatame, inspirado em obras de Di Cavalcanti (1897-1976) cedidas gentilmente por Elisabeth Di Cavalcanti para esta criação

Iluminação: Wagner Freire

Fotos: https://bit.ly/3HWQU1N

Advertisement

 

Divertissement de Paquita (2022)

Remontagem: Diego de Paula, a partir da obra de 1847 de Marius Petipa (1818-1910)

Advertisement

Música: Édouard Deldevez (1817-1897) e Ludwig Minkus (1826-1917)

Iluminação: Nicolas Marchi

Figurino: Tânia Agra

Advertisement

Fotos: https://bit.ly/3bwzblz

 

SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA

Advertisement

Direção Artística: Inês Bogéa

 

Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos XIX, XX e XXI de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais.

Advertisement

 

A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada, tendo recebido cerca de 40 premiações e indicações nacionais e internacionais.

 

Advertisement

Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 40 prêmios nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital, criado em 2020, realizou mais de 40 espetáculos virtuais e transmissões de apresentações que somam quase um milhão de visualizações.

 

Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e o Registro e Memória da Dança.

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare