Connect with us

Indaiatuba

Prefeitura terá retorno presencial às aulas da Rede Municipal no dia 08 de fevereiro

Publicado

em

Foto: Divulgação

A Rede Municipal de Ensino de Indaiatuba iniciará o ano letivo de forma presencial no dia 08 de fevereiro. A data vale para o Ensino Fundamental, EJA (Educação de Jovens e Adultos), Pré-escola e Creches, somente Maternal II. A Secretaria Municipal de Educação seguirá um plano de volta às aulas que, inicialmente, atenderá 20% dos alunos de forma presencial, com revezamento de atividades presenciais e remotas. As escolas municipais seguirão o Protocolo de Segurança e todas as orientações do Comitê Municipal de Enfrentamento ao Novo Coronavírus.

Conforme informou a secretária de Educação, Rita de Cássia Trasferetti, a proposta é iniciar o ano letivo com atividades de integração mantendo 20% dos alunos em sistema presencial. Essa porcentagem subirá para 50% a partir de março, caso o município esteja na fase amarela do Plano São Paulo de Retomada Consciente, possibilitando alternar com uma semana de ensino presencial e uma semana de atividades pedagógicas em casa. “Os pais podem ficar tranquilos, porque faremos uma avaliação diagnóstica para conhecer a situação acadêmica de cada criança e montar um planejamento de aulas específico para corrigir as defasagens apresentadas pelos alunos”, explicou.

Nas escolas de período integral os alunos terão aulas no ensino regular e também nas oficinas, respeitando as fases do Plano São Paulo de Retomada Consciente e rodizio entre a quantidade de alunos.

A secretária tranquilizou as famílias e garantiu que as escolas estarão preparadas para receber as crianças, respeitando todos os Protocolos de Segurança. “Nossa equipe está bem cautelosa com relação aos Protocolos de Segurança. Os cuidados já começam no transporte dos alunos, com a medição de temperatura, o distanciamento entre os bancos e a higienização do ônibus”, avisou.

Nesta semana, todos os funcionários docentes e não docentes da Rede Municipal de Ensino farão um curso EaD sobre o Protocolo de Segurança na volta às aulas. Cada escola construirá o próprio Protocolo de Retorno Presencial, com a participação de professores, funcionários e pais, por meio do conselho de Escola, que deverá ser aprovado pela Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, e pela Secretaria da Educação.

No retorno, os alunos receberão máscaras e garrafinha para água. O lanche também será servido embalado para os alunos.

Indaiatuba está classificada na fase laranja do Plano São Paulo de Retomada Consciente. Segundo Resolução Seduc nº 11/21, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 26 de janeiro, nos termos do Decreto Estadual 65.384/20, para a retomada das aulas e atividades presenciais nas fases amarela e laranja, a presença dos estudantes em sala de aula está limitada a até 35% do número de alunos matriculados; na fase amarela até 70%; e na fase verde é admitida a presença de até 100% dos alunos.

A Resolução também complementa que as atividades escolares presenciais serão obrigatórias na fase amarela, verde e azul, seguindo as porcentagens de ocupação das salas de aula e todos os protocolos de segurança. Nessas fases, as atividades escolares de forma remota somente serão disponibilizadas para alunos do grupo de risco, mediante apresentação de atestado médico, e alunos que estejam com sintomas ou que tenham contato com familiares com sintomas da Covid-19.

Indaiatuba

Secretaria de Esportes passa a operar do Velódromo a partir desta segunda (01)

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A secretaria municipal de Esportes, junto de seus representantes e o Prefeito Nilson Gaspar, oficializaram nesta segunda-feira (01) a mudança oficial de endereço, o destino escolhido foi o Velódromo Municipal Joaraci Mariano De Barros.

A mudança se deu para ampliar os serviços já existentes na secretaria de Esportes e também para trazer mais conforto aos profissionais que agora terão um prédio mais novo e tecnológico que atenderá melhor as demandas do Esporte da cidade. Existe ainda um projeto de reforma do antigo ginásio de esportes, mas devido à pandemia a obra deverá levar mais tempo para acontecer, até lá, as atividades devem acontecer normalmente, assim que for enviado um parecer favorável da secretaria de Saúde, que monitora o avanço da Covid-19 em Indaiatuba. Neste momento todos os projetos esportivos de lazer, educacional e competitivo estão suspensos.

Gaspar agradece profissionais do esporte

Em reunião com os professores também nesta segunda-feira (01) o Prefeito Nilson Gaspar, a Secretária de Saúde, Graziela Garcia e o Secretário Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, enalteceram os colaboradores da secretaria que desde julho prestam serviços à secretaria de Saúde no combate ao Novo Coronavírus.

Para Gaspar o momento ainda é delicado e requer atenção e empenho de todos os envolvidos: “Nós estamos passando por um momento muito complicado na saúde, não só em Indaiatuba, mas em toda região, onde temos a dificuldade de encontrar médicos intensivistas, e alguns insumos começam a ser encontrados com alguma dificuldade. Por isso precisamos dos professores do esporte que, desde julho foram e estão sendo fundamentais nesse trabalho contra o Coronavírus.”

Ao secretário Marcos Antônio de Moraes, o Marquinhos, esse trabalho desenvolvido em conjunto com a saúde é digno de reconhecimento: “Indaiatuba é uma cidade diferenciada, onde todas as secretarias se juntam para trabalhar em prol da população e o esporte não é diferente, nós recebemos o pedido da saúde e logo resolvemos atender, porque sabemos que juntos podemos vencer e ir cada vez mais longes contra este inimigo invisível que tira a vida de muitas pessoas. Quero agradecer ao Superintendente da Fiec, Geraldo Garcia por ceder o auditório da unidade aqui no Jardim Regina para realizarmos essa reunião muito produtiva e digna de uma salva de palmas.”

A secretaria de Esportes passa agora a atender de segunda a sexta das 08h às 17h no Velódromo Municipal Joaraci Mariano De Barros, localizado na Rua Miguel Domingues, sem número.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 315 / COVID-19 / segunda-feira, 01 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 01 de março, o registro de mais 63 casos positivos para Covid-19. Foram contabilizadas 446 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 386 tiveram resultado de negativo. Não ocorreu óbito nas últimas 24 horas.

Desde o início da pandemia, 15.044 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 14.632 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 357 evoluíram a óbito e 1.818 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 76 internados, dos quais 55 estão confirmados para Covid-19. Do total, 40 estão em leitos clínicos e 36 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 63%

Santa Ignês: 67%

UTI

Haoc: 100%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 50%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Saae fará Interligação programada no reservatório do jardim Marina nesta terça (02)

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação SAAE

O Saae informa que amanhã, terça-feira, 02 de março, fará uma interligação provisória da rede que abastece o reservatório do Jardim Marina para poder dar início em sua reforma. O serviço terá início às 7h com previsão de conclusão às 19h.

Poderá haver baixa pressão e desabastecimento nos bairros: Jd. Marina, Jd. Eldorado, Jd. Jequitibás, Jd. Umuarama, CDHU, Jd. Oliveira Camargo, Vl. Brizola, Jd. Califórnia, Jd.Pedroso, Paraiso, Jd. Mariana, Distrito Industrial Bartolomai e adjacências.

Recomendamos que para evitar desabastecimento nos imóveis os moradores economizem a água das caixas d’água. Mais informações poderão ser obtidas pelo serviço 0800 77 22 195 (24 horas de plantão) e pelo telefone 3834-9400.

Continue Lendo









<





Populares