Connect with us

Indaiatuba

Prefeitura promove concurso de Talento Sertanejo Mirim com alunos da Rede Municipal

Publicado

em

A Prefeitura de Indaiatuba está promovendo o concurso de Talento Sertanejo Mirim com alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação. O projeto da Educação em parceria dom a Secretaria de Cultura e patrocínio da Radio Jornal, visa oferecer aos alunos o incentivo para o desenvolvimento de talento em um processo de construção e habilidades bem como competências na área musical. As seletivas acontecem de 11 a 13 e 15 de junho das 19h30 às 22h no Centro Cultural do Jardim Morada do Sol, conhecido como Piano.

Os alunos puderam se inscrever em formação solo, dupla ou trio. O concurso recebeu 85 inscrições. Os cinco finalistas, disputarão o prêmio na Fenui (Festa das Nações Unidas de Indaiatuba, será um tablete para cada finalista, mais um troféu ao primeiro colocado. A Comissão Julgadora será formada por cinco profissionais ligados à área musical elencados pela Secretaria de Cultura. A Comissão Julgadora avaliará conforme os quesitos: afinação; dicção; presença e postura de palco e desempenho musical.

Contextualização

De acordo com o projeto a teoria de uma educação multicultural visa responder adequadamente à questão de síntese entre a cultura elaborada e a cultura popular, dita por Paulo Freire, levando em conta a diversidade cultural e social dos alunos.

A primeira regra dessa teoria da educação é o pluralismo e o respeito à cultura do aluno. Ela tem, portanto, como valor básico a democracia. Propõe-se instaurar a equidade e o respeito mútuo, superando preconceitos de toda espécie, fomentando a qualidade educacional e educação para todos. Equidade em educação significa igualdade de oportunidade para todos poderem desenvolver suas potencialidades. A educação multicultural pretende enfrentar o desafio de manter o equilíbrio entre a cultura local, regional, própria de um grupo social ou minoria étnica, e uma cultura universal.

A escola que se insere nessa perspectiva procura abrir os horizontes de seus alunos para compreensão de outras culturas, de outras linguagens e modos de pensar, num mundo cada vez mais próximo, procurando construir uma sociedade pluralista e interdependente.

Compreendendo a necessidade de uma educação que abranja os diferentes universos de uma cultura e os distintos discursos e sotaques musicais, presentes em cada realidade, a educação musical brasileira tem focado sua atenção sobre os diferentes universos musicais do país, buscando inter-relacionar aspectos mais abrangentes, “plurais”, do ensino da música com particularidades que configuram a identidade musical do Brasil.

Levar a música a comunidade é um dos pilares da cultura do município de Indaiatuba. Com oficinas de música clássica, coral, aulas de violão e outros instrumentos. A política cultural do município contempla diversos ritmos, dentre eles o sertanejo.

Indaiatuba

Indivíduo é preso por tráfico de drogas na CECAP

Publicado

em

Por

Foto: Eduardo Turati – GC

Um homem de 23 anos foi preso por tráfico de drogas pela equipe ROMI no sábado (23). A equipe realizava o patrulhamento preventivo do Núcleo Habitacional Brigadeiro Faria Lima, quando ao deslocarem pela Rua Sílvio Ferreira do Amaral, notaram o indivíduo em atitude suspeita.

Ele estava em um local conhecido por ser utilizado pelo tráfico de drogas. Ao notar a presença da equipe, dispensou algo no chão e saiu andando rapidamente. O homem foi abordado e com ele, foram localizados R$99,00 em espécie. O objeto dispensado tratava-se de oito microtubos com cocaína.

Diante dos fatos, ele foi conduzido até a Delegacia de Polícia, onde a autoridade policial determinou a sua prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 280 / COVID-19 / terça-feira, 26 de janeiro de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 26 de janeiro, o registro de mais um óbito positivo para Covid-19. Nesta data foram registradas 655 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde), 59 casos positivos e 418 foram descartados.

O óbito aconteceu no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo), uma mulher de 89 anos, internada desde o dia 22 de janeiro, faleceu ontem (25), possuía hipertensão, diabetes e doença pulmonar. A Administração Municipal lamenta o óbito e presta condolência aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 13.250 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 12.886 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 317 evoluíram a óbito e 1.618 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 56 internados, dos quais 47 estão confirmados para Covid-19. Do total, 30 estão em leitos clínicos e 26 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 52%

Santa Ignês: 40%

UTI

Haoc: 83%

Santa Ignês: 86%

*Externa: 33%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Prefeitura começa revitalização de praça no Jardim Oliveira Camargo

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira – RIC/PMI

A área de lazer localizada na Rua Edival Jesus Lanza, no Jardim Oliveira Camargo, iniciou o processo de revitalização nesta segunda-feira (25). O local vai ser repaginado com uma nova academia destinada para as pessoas da terceira idade. A obra está sobre responsabilidade da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Além disso, o parquinho de areia já existente vai receber um gramado sintético e será acrescentada na praça meia quadra de basquete. Com toda a nova estrutura, bancos, paisagismo e iluminação também serão implementados para melhoria do espaço.

De acordo com o prefeito Nilson Gaspar a obra tem como proposta trazer mais qualidade no lazer das pessoas, principalmente das crianças, que moram no bairro “ O espaço precisa de uma nova área para que os adultos pratiquem suas atividades físicas, com a implantação de uma academia ao ar livre. Da mesma forma que vai trazer um ambiente melhor para que as crianças possam brincar em segurança. Acredito que a área vai ficar mais completa e bem mais iluminada. É um compromisso que assumi com os moradores do Jardim Oliveira Camargo e que estou muito feliz em cumprir. ”

A obra tem previsão para entrega até abril deste ano.

Continue Lendo









<





Populares