Indaiatuba
Prefeitura promove atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Foto:
Dia 20 de novembro é comemorado no Brasil o Dia da Consciência Negra, uma oportunidade para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade. Para comemorar a data a Prefeitura de Indaiatuba, por meio da Secretaria de Cultura em parceria com a Coni (Comunidade Negra de Indaiatuba), preparou diversas atividades e atrações, com destaque para um show gratuito com a cantora e compositora Sandra de Sá.
No dia 20 as escolas municipais da cidade apresentarão trabalhos com o tema da consciência negra, realizados ao longo do ano letivo. No mesmo dia haverá uma série de atrações na sede da Coni, situada à Rua Comendador Antônio Nagib Ibrahim, 341, Jardim Nely. O evento terá início às 16h. Para entrar é necessário levar um litro de leite ou 1 pacote de fralda geriátrica.
Dia 23 acontece uma palestra sobre História, Memória e Consciência Negra às 19h no Casarão Pau Preto, situado à Rua Pedro Gonçalves, 477, Jd. Pau Preto. Já no dia 02 de dezembro estão programadas mais atividades abordando as tradições afro-brasileiras com início às 16h30 na Concha Acústica do Parque Ecológico. O encerramento será com um show da cantora e compositora Sandra de Sá. Confira a programação completa:
Dia 20 8h e 14h – Exposição Consciência Negra EMEBs (Escolas Municipais de Educação Básica)
As escolas municipais da cidade apresentarão trabalhos com o tema da consciência negra, realizados ao longo do ano letivo. É necessário verificar junto a cada escola o horário de visitação.
Dia 20 CONI (Comunidade Negra de Indaiatuba) – R. Comendador Antônio Nagib Ibrahim, 341
Jardim Nely
16h – Bloco Escolar Batuk@ndô
17h – Workshop de Capoeira | Prof Pezão – Grupo Legado Negro Mestre Fofão
18h – Workshop de Samba Rock | Prof: Guenon
19h – Prêmio Luís Gama para homenagear personalidades de destaque na comunidade
negra de Indaiatuba.
19h30 – Ato Ecumênico – Padre Paulo, Pai Leandro e Pastor João Carlos
20h – Projeto Viva Samba – Compositores da CONI
20H30 – Roda de Samba – Primax, Quarta dá Samba, Rapa de Panella, Samba e
resenha, Samba dos amigos e Lucas Querubim
*Entrada para esse dia será um Litro de Leite ou um Pacote de Fralda Geriátrica
Dia 23 19h – Casarão Pau Preto
História, Memória e Consciência Negra
Palestra – História da Africa | Jongo – Filhos da Semente | Roda de samba
Dia 02/12 16h – Concha Acústica – Pq.Ecológico
16h30 | Conversa
TRADIÇÕES AFRO-BRASILEIRAS
Refletindo a Marginalização das Tradições Afro-Brasileiras
Alessandra Ribeiro, Antonio Filogênio, Beth Beli, Jociara Souza e
Natureza Acácio França Mediação: T. Kaçula
18h30 | Roda de Jongo
Jongo Dito Ribeiro
19h | Roda de Samba
Casa de Cultura Fazenda Roseira convida Grupos de Samba
20h30 | Apresentação Musical
Janine Mathias convida Sandra de Sá
Indaiatuba
Defesa Civil de Indaiatuba resgata jiboia próximo à vias públicas

A Defesa Civil de Indaiatuba realizou o resgate de uma cobra jiboia nesta quarta-feira (30), nas proximidades do Jardim Esplanada II. O animal estava próximo à vias públicas, mas não sofreu nenhum ferimento e foi solto novamente na área de mata localizada na região.
Conforme informou o coordenador da Defesa Civil de Indaiatuba, Paulo Cesar Feijão, na tarde de quarta-feira ele foi solicitado para auxiliar na captura da jiboia de aproximadamente 2,5 metros. “A cobra foi encontrada por uma equipe do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) que estava roçando o entorno da mata localizada próxima à Prefeitura, quando encontrou a cobra. Depois da captura observei que a cobra estava saudável e sem ferimentos, por isso segui os protocolos de proteção da fauna silvestre e fiz a soltura imediata do animal em seu habitat natural, mas em segurança para ela não correr riscos”, contou Feijão.
O coordenador ainda explicou que se o animal estivesse machucado o procedimento seria entrar em contato com a equipe da Associação Mata Ciliar para que fossem tomados os cuidados necessários. “A Prefeitura mantém um convênio com a Associação para que animais encontrados feridos ou resgatados de cativeiros, sejam tratados e reabilitados antes de serem soltos, novamente, em áreas de mata do município”, explicou.
A população pode colaborar com este trabalho. Quando encontrar um animal silvestre ferido ou em risco, é possível comunicar à Prefeitura por meio da Defesa Civil, da Secretaria de Serviços Urbanos ou do Corpo de Bombeiros. A comunicação pode ser feita pelos telefones 153, (19) 3936-2782 e 3894-1593. O Corpo de Bombeiros atende pelo telefone 193.
Defesa Civil
A Defesa Civil de Indaiatuba atua diante de situações de desastres naturais e apoia a população em ações emergenciais. De acordo com a situação vivenciada, é responsável por traçar um plano de ação e acionar todas as secretarias e ou órgãos competentes para prevenir, solucionar ou amenizar a ocorrência.
Programa Município VerdeAzul
Vinculado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA foi lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo com o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. O objetivo é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Estado.
A participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição – Fecop.
Indaiatuba
Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI
A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.
Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.
Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.
Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.
O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.
Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário, conclui Vianna.
As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.
Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO e Lei Orçamentária Anual LOA).
Indaiatuba
NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Foto: Divulgação
A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.
O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.
Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.
Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:
Leitos Clínicos
Haoc: 100%
Santa Ignês: 60%
UTI
Haoc: 96%
Santa Ignês: 100%
*Externa: 100%
MINHA SAÚDE
Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.
O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.
CUIDADOS
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.
*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.
-
Geral6 dias atras
Previsão indica chuva volumosa para o domingo, confira:
-
Geral4 dias atras
Terminal Ouro Verde é palco de intervenção poética: arte valoriza a vida
-
Geral4 dias atras
Encontro sobre sustentabilidade forma protetores do meio ambiente
-
Empregos4 dias atras
Estágio em Finanças Comerciais – Américas
-
Geral4 dias atras
Hortolândia realizará concursos públicos e processo seletivo para preencher mais de 440 vagas
-
Empregos4 dias atras
EMS abre Programa de Estágio 2022
-
Geral4 dias atras
Serviços Públicos conclui a recuperação da ciclovia da Arautos da Paz
-
Empregos6 dias atras
Arcor Campinas está com diversas vagas de emprego