Connect with us

Geral

Prefeitura promove 21ª Campanha de Prevenção ao Câncer Bucal

imagem 232

A Secretaria Municipal de Saúde promove a 21ª Campanha de Prevenção e Detecção Precoce de Câncer Bucal, entre os dias 2 e 13 de maio, em todos os centros de saúde da cidade. A ação tem início neste sábado, dia 30 de abril, durante o Dia D de Vacinação da Influenza. 

 

A campanha é mais uma oportunidade para que as pessoas idosas façam uma avaliação com a equipe de saúde bucal nas unidades de saúde e, nesta edição, devido ao aumento da incidência desse tipo de câncer em adultos jovens, usuários a partir de 20 anos também serão avaliados. 

Advertisement

 

A coordenadora de Saúde Bucal de Campinas, Isabella Mantovani, explica que todos devem procurar o atendimento odontológico ao perceberem a presença de alguma anormalidade dentro da boca, como manchas brancas, feridas que não cicatrizam há mais de uma semana ou nódulos. “Devem estar especialmente atentas a essas alterações as pessoas que fumam e bebem bebidas alcoólicas, pois esses hábitos aumentam o risco de desenvolvimento da doença”, alerta.

 

Advertisement

De acordo com ela, não há exames de rastreamento disponíveis para o câncer bucal, mas a consulta regular ao dentista é muito importante para a prevenção e detecção precoce desse tipo de câncer. 

 

“A incidência de câncer bucal em Campinas está em torno de 10 casos para cada 100 mil habitantes ao ano. Em números absolutos há, em média, 130 casos novos e 40 óbitos ao ano”, informa Isabella. 

Advertisement

 

Sinais e sintomas

 

Advertisement

Ferida na boca que não cicatriza, dormência na língua, no lábio ou na área da boca são os sinais mais comuns do câncer de boca. Outros sintomas que podem aparecer são manchas branca ou vermelha na língua, gengivas, mucosas ou outra área; caroço ou inchaço na bochecha; alteração da voz; nódulo ou massa no pescoço. 

 

Há ainda ferida na garganta ou sensação de ter algo parado na garganta; dificuldade para engolir ou mastigar; dificuldade de mexer a língua ou abrir a boca; inchaço na mandíbula que atrapalhe a adaptação da prótese. 

Advertisement

 

A coordenadora reforça que esses sinais e sintomas também podem aparecer em situações benignas, fáceis de resolver. Sendo assim, a avaliação do dentista é essencial para o diagnóstico.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare