Connect with us

Geral

Prefeitura pede cessão de parte do pátio ferroviário ao Governo Federal

Publicado

em

Uma reunião no início da noite da quarta-feira, dia 29 de junho, apresentou a membros de Conselhos Municipais a proposta de cessão de uso de parte da área do Pátio Ferroviário de Campinas negociada entre a Prefeitura e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU) desde o início do ano passado. 

 

“É um local de interesse do patrimônio arquitetônico e cultural de Campinas. Depois de muito entendimento sobre a área, que é 100% do Governo Federal, chegamos a uma possibilidade de acordo para pedirmos a cessão de parte significativa do Pátio Ferroviário para o Município”, afirmou o prefeito Dário Saadi durante o encontro, realizado no Salão Vermelho do Paço Municipal

 

A administração convidou os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Urbano, de Defesa do Patrimônio Cultural, de Política Cultural e de Legislação Edilícia para apresentar a proposta negociada com o Governo Federal.

Publicidade

 

A área do Pátio Ferroviário de Campinas é de 310 mil metros quadrados. Desse total, 45% poderão ser cedidos para o Município, de acordo com o pedido encaminhado pela Prefeitura. São cerca de 141,5 mil metros quadrados. 

 

Se a cessão for efetivada, os próximos passos serão fazer um diagnóstico do espaço e suas peculiaridades; um estudo sobre potenciais de uso dos bens do pátio; e a elaboração de decreto para regulamentar o uso da área. Os projetos a serem desenvolvidos no local serão avaliados em conjunto pela Prefeitura e os conselhos municipais.

 

Publicidade

Além do prefeito, participam do encontro as secretárias municipais de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho; a de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; o secretário de Transportes, Fernando de Caires; o presidente da Emdec, Vinícius Riverete; a arquiteta Karlise Klafke Baldoni, diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente da Emdec. Os vereadores Carlinhos Camelô e Paulo Gaspar também estiveram presentes.

 

Requalificação do centro

 

O pátio é considerado fundamental para o Plano de Requalificação da Área Central de Campinas (Prac), que reúne esforços da atual Administração Municipal. 

Publicidade

 

Além de importante para as ações do Prac, o pátio ferroviário está no contexto do Projeto Viva Campos Sales e visa causar impacto positivo no desenvolvimento econômico, social, cultural e de preservação do patrimônio histórico/cultural do centro de Campinas.

 

O uso do pátio ferroviário está baseado nas premissas do plano diretor municipal.  O objetivo é criar uma cidade mais saudável, acessível, inovadora e inclusiva, baseada no desenvolvimento sustentável.

Publicidade

Geral

Agentes de Artes Visuais criam mapeamento para articular o setor

Publicado

em

Por

Será realizado até o dia 20 de agosto, sábado, o mapeamento de pessoas interessadas na área das Artes Visuais no município de Campinas. A iniciativa é do Segmento Temático das Artes Visuais, espaço de organização da sociedade civil interessada pelo tema dentro da Câmara Setorial das Artes, vinculada ao Conselho Municipal de Políticas Culturais de Campinas

 

A participação, online,  é voluntária, por meio de um formulário disponível na internet ( https://forms.gle/fxsN89s2S2s8uUH17 ). 

 

O interesse do grupo é o levantamento de dados a respeito da diversidade de artistas, pesquisadores, curadores, educadores e públicos das artes visuais em Campinas. São doze perguntas disponibilizadas buscando informações para georeferenciar os agentes nas diferentes regiões da cidade e também busca entender as práticas, principais atuações e locais de fruição artística das pessoas interessadas. 

Publicidade

 

O Segmento Temático como instância aberta para participação da sociedade conta com reuniões mensais para discutir temas pertinentes ao setor. O Conselho, por sua vez, é uma instância regulamentada, consultiva e deliberativa, que promove a mediação entre a sociedade civil e a Administração Pública no desenvolvimento de políticas para o setor. Desde a criação da Lei Municipal número 15.999, de 07 de Outubro de 2020, o Conselho passa a funcionar a partir de uma nova organização, mais descentralizada e participativa. 

Serviço

 

Mapeamento de Artes Visuais

Publicidade

 

De 15 de Junho à 20 de Agosto

 

Para participar acesse: https://forms.gle/fxsN89s2S2s8uUH17

 

Publicidade

Mais informações: https://www.instagram.com/segmento_artesvisuais_cps/

Continue Lendo

Geral

Escola de Governo promove capacitação sobre parentalidade responsável

Publicado

em

Por

A Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS) está com o curso “Parentalidade Responsável” disponível em sua programação. A capacitação é a distância e voltada para servidores que queiram ampliar de 5 para 15 dias a licença paternidade. 

 

Segundo os organizadores, para além das questões legais e práticas e cuidados necessários, o curso propõe, ainda, uma importante reflexão sobre possíveis modos responsáveis, efetivos e participativos de exercer a paternidade. 

 

“Na semana do Dia do Pais é importante lembrar a importância da presença paterna para um desenvolvimento saudável da criança. A ampliação da Licença Paternidade tem este objetivo, de promover um vínculo maior entre pais e filhos nos primeiros dias de vida da criança”, disse a secretária de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, Eliane Jocelaine Pereira. 

Publicidade

 

O curso está organizado em seis módulos: – conceitos básicos sobre paternidade, primeira infância, planejamento familiar/reprodutivo e licença-paternidade; – pré-natal e gestação; parto, nascimento e puerpério; – amamentação, higiene e puericultura; – serviços públicos, vacinação e segurança; – paternidades diversas e igualdade de gênero. 

 

Os servidores que adotam também tem direito à prorrogação da licença paternidade. 

 

Publicidade

“Dentro do PIC trabalhamos o desenvolvimento pleno da criança e estar com o pai nos primeiros dias de nascimento é muito importante para a criação do vínculo entre pai e filho. Além disso, é um período que a mãe também precisa dessa presença na divisão de tarefas e cuidados com o bebê”, explicou Thiago Ferrari, coordenador do PIC (Plano da Primeira Infância Campineira).

 

Licença Paternidade de 20 dias

 

A Lei Complementar 314/2021 vai garantir, a partir de 1º de janeiro de 2022, a ampliação da Licença Paternidade de 5 para 20 dias.

Publicidade

 

A prorrogação será garantida, na mesma proporção, ao servidor que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção de criança.

 

Para a prorrogação da licença-paternidade o servidor deverá, obrigatoriamente, requerê-la a partir de janeiro de 2022, participar do Curso sobre Parentalidade Responsável e atender as demais condições que poderão estar previstas em regulamento próprio.

Publicidade
Continue Lendo

Geral

Artistas de rua expõem seus murais e grafites no Instituto Pavão Cultural

Publicado

em

Por

O Instituto Pavão Cultural, em parceria com o Estúdio Casa Impar, abre neste sábado, 13 de agosto, a ocupação “Rua no Pavão”, que reúne trabalhos de diferentes artistas de rua de Campinas, que possuem o grafite e a pintura de murais como suas principais linguagens. Entrada gratuita.

 

 

Participarão da exposição os artistas Mirs Monstrengo, Totenpix, Carriero, Nus Rabiscos, Osmir Mirs, Edison Xis, Serigo Campelo, Beatriz Lumo, Sabrina Savani, Marta Henriksen (Miss), Chatt, Kranium e Saba. 

 

Publicidade

Além das obras, acontecerão atividades durante a abertura e o encerramento da exposição, dia 3 de setembro, como troca de stickers e pintura ao vivo. A programação está no @pavaocultural e @estudiocasaimpar  .

 

Serviço

 

“Rua no Pavão”

Publicidade

 

Datas: de 13/08 a 03/09

 

Horário: de quarta a sábado, das 15 às 20h

 

Publicidade

Local: Rua Maria Tereza Dias da Silva, 708 – Cidade Universitária, Campinas.

 

 

 

Publicidade
Continue Lendo

Populares