Connect with us

Geral

Prefeitura participa de evento sobre esportes indígenas no Taquaral

imagem 138

Além disso, no ano que vem, daremos início às rodas de conversas para tratar especificamente de políticas públicas para a comunidade indígena”, comentou o coordenador.
A Coordenadoria Setorial de Promoção da Igualdade Racial (Cepir), órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH), participou, no último domingo, dia 15 de dezembro, do evento ‘Esportes Indígenas’.
Realizada na Lagoa do Taquaral e organizada pela Secretaria da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, o encontro cultural possibilitou diálogo e troca de experiências. O evento reuniu dezenas de índios do Estado de  Alagoas e do município de Bertioga/SP, e contou também com exposição e vendas de artigos da cultura indígena.
Foram apresentadas modalidades esportivas como prática de arco e flecha, corrida com tora e luta corporal. Houve também um momento para a dança sagrada dos Xondaro Guarani, acompanhada de uma roda de conversa sobre esse ritual da tribo.
Para o coordenador da Cepir, Sérgio Max de Almeida Prado, o fato mais importante do evento foi a integração entre todos os participantes. Ele também comentou que a Cepir foi agraciada pelas tribos com a doação dos troncos utilizados na corrida.
Esses objetos ficarão expostos na nossa sede e serão mais um atrativo para os nossos visitantes. Além disso, no ano que vem, daremos início às rodas de conversas para tratar especificamente de políticas públicas para a comunidade indígena”, comentou o coordenador.
Plano de Igualdade Racial
No início do mês, a Cepir homenageou as pessoas que contribuíram para a elaboração do primeiro Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Campinas, elaborado ao longo deste ano
Ao entregar a láurea Mérito de Promoção da Igualdade Racial, o coordenador da Cepir destacou o trabalho desenvolvido pelo grupo e a contribuição dos profissionais e especialistas que participaram dos debates temáticos. “Graças à dedicação e esforço desse grupo de trabalho, temos um instrumento de promoção da igualdade racial, assinado pelo prefeito, norteador da política pública municipal”, afirmou.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare