Connect with us

Geral

Prefeitura participa da comemoração de 55 anos do Ital

Publicado

em

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, participou nesta quinta-feira, 30 de agosto, das comemorações de 55 anos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) de Campinas. A entidade, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é referência no País em pesquisa e inovação nas áreas de embalagem e de transformação, conservação e segurança de alimentos e bebidas.
Representando o prefeito Jonas Donizette, o secretário André von Zuben destacou o importante papel desenvolvido pela entidade. “Imagina o que seria da gente sem o Ital? O que seria da indústria de alimentos, o que seria da nossa garantia de alimentos? Temos que valorizar as pessoas que acreditam na ideia e, obviamente, continuar cuidando do futuro”, afirmou o secretário. “Devemos destacar a parceria do Ital com a indústria, isso é fundamental. Nós que discutimos aqui em Campinas ciência e tecnologia nas mais diversas áreas, sempre esbarramos com o problema de como fazer pesquisa e conseguir que os resultados cheguem ao consumidor. E o Ital é o grande exemplo de como fazer isso. Tem ensinado instituições e universidades a fazer essa ponte. É algo que tem crescido e servido de exemplo para que as demais instituições de pesquisa possam desenvolver esse trabalho”, completou.
O secretário também destacou a participação do Ital no desenvolvimento de Campinas, lembrando que a entidade participa ativamente dos Conselhos Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Desenvolvimento Rural e do Agronegócios, dos quais André von Zuben é o presidente. “O Ital também faz parte do Agropolo Campinas-Brasil, que une várias instituições com o objetivo de desenvolver projetos de cooperação técnica nas áreas de agricultura, alimentação, biodiversidade, bioenergia, química verde e desenvolvimento sustentável. Parabéns ao Ital e a todos os seus funcionários”, concluiu André von Zuben, destacando também “o excelente trabalho desenvolvido pelo diretor-geral do Ital, Luis Madi”.
Atualmente, o Ital concentra suas atividades em três grandes áreas especializadas: tecnologia, ciência e qualidade de alimentos, e embalagem. A instituição é formada por sete centros de pesquisa tecnológica, com especialidades em produtos cárneos, cereais, chocolate, balas, confeitos, produtos de panificação, laticínios, frutas, hortaliças, em ciência e análise de alimentos, em engenharia de processos industriais e embalagens.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, o Ital consegue aproveitar toda sua estrutura para dar materialidade à segurança alimentar. “Estamos comemorando neste dia, 55 anos dessa instituição que participa do processo de mudança de paradigma de fome no mundo. A nossa responsabilidade é muito grande e eu cumprimento cada servidor do Ital pelo trabalho que foi feito. São mais de mil servidores e todos participaram para alcançar mudanças do mundo e, com certeza, vão continuar participando”, afirmou Francisco Jardim em seu discurso.
Contando com a participação de autoridades no auditório da entidade, o evento de comemoração dos 55 anos teve ainda palestras voltadas ao setor e homenagens para funcionários do Ital.
Como começou
O Instituto começou sua história em 30 de agosto de 1963, quando foi publicado o Decreto nº 42.424, que criava, anexo ao Instituto Agronômico, o Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos. Depois, em 14 de julho de 1969, através do Decreto nº 52.167, o centro tornou-se o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

Geral

Liberadas mais vagas para vacinar gestantes da área da saúde contra Covid

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde de Campinas vai reabrir, a partir das 19h desta quarta-feira, 5 de maio, o agendamento para a vacinação de trabalhadoras de saúde
No grupo de trabalhadoras de saúde estão incluídas as profissionais que têm graduação ou curso técnico na área e as mulheres que trabalham no setor, incluindo recepcionistas de serviços de saúde, trabalhadoras da limpeza e lavanderias de serviços de saúde, cozinheiras de serviços de saúde, balconistas de farmácias, drogarias, entre outras que trabalham em estabelecimentos como hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios, drogarias, farmácias entre outros, além de cuidadoras de idosas registradas por empresas da área.
Profissionais de saúde devem apresentar o registro no Conselho de Classe e/ou outro comprovante, além de comprovante de trabalho no setor, que pode ser contrato de trabalho, contrato de prestação de serviços, holerite, crachá (desde que contenha minimamente as informações: nome do estabelecimento, nome e sobrenome da pessoa, cargo ou função) ou declaração emitida pelo serviço de saúde que comprove o vínculo empregatício da pessoa.
Grávidas e puérperas terão que levar o cartão pré-natal (caderneta da gestante). As lactantes devem apresentar a certidão de nascimento do bebê.
Todas as agendadas terão que apresentar o comprovante de agendamento impresso ou salvo como imagem em seu celular, documento oficial com foto e comprovante de residência no município em seu nome.

Continue Lendo

Geral

Aberto agendamento para vacinação de pessoas a partir dos 60 anos

Publicado

em

Por

Continue Lendo

Geral

Campinas zera fila de espera por leitos de enfermaria e UTI-Covid

Publicado

em

Por

Continue Lendo







Populares