Connect with us

Geral

Prefeitura participa da comemoração de 55 anos do Ital

imagem 247

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, participou nesta quinta-feira, 30 de agosto, das comemorações de 55 anos do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) de Campinas. A entidade, vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, é referência no País em pesquisa e inovação nas áreas de embalagem e de transformação, conservação e segurança de alimentos e bebidas.
Representando o prefeito Jonas Donizette, o secretário André von Zuben destacou o importante papel desenvolvido pela entidade. “Imagina o que seria da gente sem o Ital? O que seria da indústria de alimentos, o que seria da nossa garantia de alimentos? Temos que valorizar as pessoas que acreditam na ideia e, obviamente, continuar cuidando do futuro”, afirmou o secretário. “Devemos destacar a parceria do Ital com a indústria, isso é fundamental. Nós que discutimos aqui em Campinas ciência e tecnologia nas mais diversas áreas, sempre esbarramos com o problema de como fazer pesquisa e conseguir que os resultados cheguem ao consumidor. E o Ital é o grande exemplo de como fazer isso. Tem ensinado instituições e universidades a fazer essa ponte. É algo que tem crescido e servido de exemplo para que as demais instituições de pesquisa possam desenvolver esse trabalho”, completou.
O secretário também destacou a participação do Ital no desenvolvimento de Campinas, lembrando que a entidade participa ativamente dos Conselhos Municipais de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Desenvolvimento Rural e do Agronegócios, dos quais André von Zuben é o presidente. “O Ital também faz parte do Agropolo Campinas-Brasil, que une várias instituições com o objetivo de desenvolver projetos de cooperação técnica nas áreas de agricultura, alimentação, biodiversidade, bioenergia, química verde e desenvolvimento sustentável. Parabéns ao Ital e a todos os seus funcionários”, concluiu André von Zuben, destacando também “o excelente trabalho desenvolvido pelo diretor-geral do Ital, Luis Madi”.
Atualmente, o Ital concentra suas atividades em três grandes áreas especializadas: tecnologia, ciência e qualidade de alimentos, e embalagem. A instituição é formada por sete centros de pesquisa tecnológica, com especialidades em produtos cárneos, cereais, chocolate, balas, confeitos, produtos de panificação, laticínios, frutas, hortaliças, em ciência e análise de alimentos, em engenharia de processos industriais e embalagens.
Para o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Francisco Jardim, o Ital consegue aproveitar toda sua estrutura para dar materialidade à segurança alimentar. “Estamos comemorando neste dia, 55 anos dessa instituição que participa do processo de mudança de paradigma de fome no mundo. A nossa responsabilidade é muito grande e eu cumprimento cada servidor do Ital pelo trabalho que foi feito. São mais de mil servidores e todos participaram para alcançar mudanças do mundo e, com certeza, vão continuar participando”, afirmou Francisco Jardim em seu discurso.
Contando com a participação de autoridades no auditório da entidade, o evento de comemoração dos 55 anos teve ainda palestras voltadas ao setor e homenagens para funcionários do Ital.
Como começou
O Instituto começou sua história em 30 de agosto de 1963, quando foi publicado o Decreto nº 42.424, que criava, anexo ao Instituto Agronômico, o Centro Tropical de Pesquisas e Tecnologia de Alimentos. Depois, em 14 de julho de 1969, através do Decreto nº 52.167, o centro tornou-se o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare