Prefeitura nomeia comissões para organizar e fiscalizar concursos em 2022
A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, publicou no Diário Oficial (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/) desta segunda-feira, 21 de março, a nomeação das comissões organizadora e fiscalizadora dos concursos públicos que serão realizados este ano.
Ao todo, serão oferecidas 271 vagas para diversos cargos para diversas áreas. A previsão é que o primeiro edital seja publicado entre março e abril.
“A nomeação dessas comissões é um passo muito importante para a realização de um concurso. Essas pessoas, em conjunto com a Vunesp, serão as responsáveis pela elaboração dos editais e também para fiscalizar todo o processo, até a publicação das homologações”, explicou a coordenadora de Concursos, Recrutamento e Seleção, Juliana Miorin.
Juliana explica, ainda, que além de representantes de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, secretaria que coordena todo o processo do concurso, também são nomeados servidores das secretarias requisitantes do concurso público.
Cotas
Os concursos que serão realizados vão, pela primeira vez, aplicar a Lei Complementar nº 250 de dezembro de 2019, que estabeleceu cotas raciais para negros nos concursos e processos seletivos da Prefeitura.
“A lei já foi utilizada em processos seletivos, porém é o primeiro concurso que estamos realizando desde 2019. É um passo importante no debate sobre a inclusão de pessoas negras no setor público”, disse a secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira. “Além do ingresso, estamos estudando outras medidas que garantam, além do acesso, o direito a um crescimento igualitário na carreira para pessoas negras, com deficiência, mulheres e LGBTQI+”.
Dentro deste contexto, foi editado um decreto, em outubro de 2021, que criou as Juntas Consultivas de Políticas Afirmativas, com o objetivo de estudar e apontar que medidas devem ser implementadas na Prefeitura.