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Prefeitura mantém serviços essenciais disponíveis no feriado de Carnaval

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A Prefeitura de Campinas monta plantão em serviços essenciais para garantir o atendimento emergencial durante o feriado prolongado
com ponto facultativo na segunda-feira, dia 4, e na terça-feira, dia 5 de
folia de Carnaval. O expediente nas repartições públicas será encerrado na sexta, dia 1º de março, às 18h, e retomado na quarta-feira de Cinzas, dia 6 de março, às 12h.

Os atendimentos essenciais funcionam em esquema de plantão para atender aos casos emergenciais. Veja a relação de serviços e os códigos telefônicos para solicitar atendimento emergencial:
Defesa Civil
– Atendimento 24h, com chamadas pelo telefone 199.
Guarda Municipal
– A Guarnição manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado através do Disque Guarda Municipal 153.
Disque CIMCamp
– Atendimento 24h através do telefone 3772-1517.

Sanasa/Água e Esgoto
– Não haverá expediente administrativo nos dias 4, 5 e será retomado na quarta, dia 6, a partir das 12h. Durante o feriado, equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. Nestes casos, o cliente deve acionar o serviço de atendimento pelos telefones 3735-5000 ou
0800 7721195.

Mercado Municipal
– A rotina de funcionamento do Mercadão só muda na terça-feira de Carnaval (dia 5), que ficará aberto entre 7h e 13h. Nos demais dias segue o funcionamento normal (sábado entre 7h às 18h30; domingo (das 7h às 12h), segunda e quarta das 7h às 18h30.
Feiras-livres
– Serão realizadas normalmente nos locais e horários de costume.
Bosques –
A Lagoa do Taquaral e o Bosque dos Jequitibás abrirão normalmente no período da folia, respectivamente, das 5h às 22h e das 6h às 19h. O Bosque dos Jequitibás, como é de costume, fica fechado às segundas.

Torre do Castelo
– No sábado, dia 2, e domingo, dia 3, a Torre abrirá das 9h às 12h e das 13h30 às 21h. Segunda e terça não abre. Volta a funcionar normalmente na quarta-feira, dia 6.

Sistema de Atendimento 156
– O atendimento será suspenso na sexta, dia 1º , às 19h, e retomado na quarta, dia 6, das 12h às 16h20.
Limpeza Urbana
– Todos os serviços de coleta domiciliar, coleta alternada e varrição ocorrerão normalmente, sem alteração, durante o período.
Sistema Público de Saúde
– No sábado, dia 2, as unidades que abrem neste dia terão o f
uncionamento normal (Jardim Aurélia, Jardim Capivari, Santa Lúcia, Vista Alegre, DIC I, União dos Bairros, Ipê e Parque Valença). Todas as Unidades de Saúde fecham no domingo, na segunda e na terça-feira e retomam o atendimento normal na quarta, dia 6 de março, a partir das 13h. Lembrando que Prontos-Socorros (Mário Gatti e Ouro Verde), UPAs e Samu funcionam todos os dias, 24h.
Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) –
as três unidades do CPAT (Centro/Terminal Ouro Verde/Campo Grande) seguem o expediente da Prefeitura e, portanto, fecham na sexta, dia 1º
, às 18h, e reabrem na quarta, às 12h.
Ceasa

A área administrativa encerra as atividades na sexta, dia 1º , às 16h22, e retoma na quarta, dia 6, às 12h. Os mercados de hortifrutigranjeiros e de flores e plantas funcionarão normalmente na segunda, dia 4, e na terça, dia 5. O Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar seguirão o horário da área administrativa. Já o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), funciona na terça, dia 5, até a
s 12h, retornando à s atividades na quarta, dia 6, às 8h.

Trânsito e transporte coletivo
– A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) mantém os serviços essenciais e de emergência em atividade durante o período de Carnaval. As equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional atuam normalmente. As solicitações da população podem ser feitas pelo telefone 118, o “Fale Conosco Emdec”. Também de forma remota, no endereço eletrônico www.emdec.com.br, na seção “Fale Conosco”.
O serviço de atendimento presencial ao público ficará fechado na segunda e terça-feira, dias 4 e 5 de março. Na quarta-feira de Cinzas, dia 6, reabre às 12h.
Os agendamentos do PAI-Serviço terão alteração no período de Carnaval. Solicitações de viagens para os dias 2, 3, 4 e 5 de março (sábado, domingo, segunda e terça de Carnaval) deverão ser feitas no dia 28 de fevereiro, quinta. No dia 1º de março, sexta, serão recebidas solicitações de viagens para a quarta, dia 6. E na segunda, dia 4, solicitar o transporte para a quinta, dia 7. O telefone do PAI-Serviço é o 118.
No pátio, o recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito será realizado normalmente durante o período de Carnaval. A retirada fica suspensa na segunda e terça, dias 4 e 5 e será retomada a partir das 12h de quarta, dia 6.
Os postos de atendimento da Emdec nas subprefeituras do Ouro Verde e Campo Grande fecham no período de Carnaval e também retornam às 12h de quarta, dia 6. Já o posto da Emdec no Poupatempo Campinas Shopping abre no sábado, dia 2, fecha domingo, segunda e terça (dias 3, 4 e 5) e retoma o atendimento na quarta dia 6, às 12h.
Procon
– Os atendimentos no 151, o Procon Móvel, bem como as unidades de atendimento do Agiliza e sede Administrativa seguem o expediente da Prefeitura e terminam na sexta, dia 1 º, e voltam na quarta, dia 6, às 12h. Já as unidades que atendem no Poupatempo do Campinas Shopping e do Centro abrem no sábado e fecham no domingo, segunda e terça (dias 3, 4 e 5). Nestes locais, o atendimento volta na quarta, dia 6, às 12h. O Procon Digital receberá reclamações via web ( www.procon.campinas.sp.gov.br
) normalmente no período.

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Ação autua estabelecimentos por descumprirem medidas sanitárias

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Dois estabelecimentos foram autuados pela Vigilância Sanitária na noite de ontem (sábado, 10 de abril) por descumprimento das medidas sanitárias, como falta de máscaras por funcionários e por não haver controle de fluxo de pessoas no interior.

A ação vistoriou 22 estabelecimentos comerciais nos bairros Vila Pompéia, Jardim Novo Campos Elíseos e Jardim Santa Lúcia, entre eles padarias, bares, restaurantes, lanchonetes, comércios de bebidas, lojas de variedades, lojas de conveniência, drogarias, lojas de departamento, supermercados, pizzarias e sorveterias.


A fiscalização é realizada com base em denúncias recebidas pela população por meio do 156 e baseada nas regiões da cidade com mais casos de Covid-19. Segundo mapeamento da Prefeitura, a região do Novo Campos Elíseos é a que apresenta maior taxa de letalidade por Covid-19 desde o início da pandemia. Em seguida, aparece a região do Jardim Eulina.
A multa prevista no decreto é de R$ 3.030,88 para o descumprimento dos protocolos sanitários.


A Vigilância pede a colaboração da população para denunciar irregularidades pelo 156 (telefone ou Portal do Cidadão no endereço https://cidadao.campinas.sp.gov.br) e também pelo número 0800-771-3541, do sistema Estadual.

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Campinas Sem Fome: 12,8 mil quilos de alimentos apenas no 1º dia

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O primeiro dia de mobilização no “Dia D” da Campanha Campinas sem Fome, ontem, sábado, 10 de abril, arrecadou 12,8 mil quilos de alimentos não perecíveis, o que corresponde a 656 cestas básicas e quase 1,2 mil quilos de alimentos avulsos. Além disso, foram doados pela população 700 quilos de produtos de higiene e limpeza. A ação continua hoje (domingo, 11 de abril) até às 17h. Entre 8h e 14h30 deste domingo foram 4.051 quilos de alimentos e 109,5 quilos de produtos de higiene e limpeza entregues pela população.

O Banco de Alimentos estima que desde o começo da campanha, em 22 de março, até a manhã deste domingo, mais de 250 toneladas de alimentos perecíveis já foram doados pelos campineiros.

A doação é no sistema de drive-thru no Paço Municipal, com acesso pela Rua Barreto Leme. Para evitar aglomeração, não é necessário descer do veículo para entregar os produtos. Basta parar num dos pontos de coleta, sendo o primeiro próximo à entrada do arruamento do Paço Municipal e o outro na entrada do estacionamento externo. Os voluntários retiram os produtos e direcionam para serem transportados em vans até o Banco de Alimentos.


Os donativos vão para o Banco de Alimentos, que repassa para 145 entidades cadastradas na rede assistencial da Prefeitura. As instituições distribuem para as famílias em situação de vulnerabilidade social e nutricional e que estão cadastradas no aplicativo Viva Vida.

A ação tem apoio das secretarias e autarquias municipais, da Guarda Municipal, Ceasa, Sanasa, Emdec e da Transurc. O Exército também apoia com duas equipes, uma no Paço e a outra na sede do Banco de Alimentos, onde será feita a triagem, pesagem e armazenamento adequado.

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Ação da Vigilância Sanitária interdita um estabelecimento e autua quatro

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A Coordenadoria da Vigilância Sanitária autuou quatro estabelecimentos e interditou um em ações de fiscalização ontem, sexta-feira, dia 9 de abril. A interdição se deu em um estabelecimento não essencial que estava funcionando e as autuações por serviços essenciais, que descumpriam os protocolos sanitários.


Com o objetivo de atender denúncias recebidas via 156, as equipes da Vigilância vistoriaram academias, salões de beleza, clínicas médicas, consultórios, supermercados, hortifrutis, padarias, açougues, sorveterias, lojas de suplementos, drogarias, comércios de vestuário, lanchonetes, bares, restaurantes e adegas. Os proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos foram orientados sobre as medidas sanitárias obrigatórias previstas nos decretos municipais vigentes.


Durante a operação, houve colaboração da população, que abordou os fiscais para tirar dúvidas e fazer denúncias de estabelecimentos funcionando irregularmente.
Uma equipe de técnicos inspecionou uma instituição de longa permanência para idosos (ILPI), na Vila Industrial, para avaliação das medidas adotadas para a prevenção da Covid-19. Os fiscais constataram irregularidades sanitárias e abriram processo administrativo para apurar os fatos.


A Coordenadoria da Vigilância Sanitária reforça que a população pode denunciar situações em desacordo com os decretos municipais e demais medidas de controle para prevenção da Covid-19 pelo Portal do Cidadão – 156 (por telefone ou site) ou pelo Canal de Denúncias Estadual, tel: 0800-771 3541. O órgão também pede a colaboração dos cidadãos, com relação ao uso de máscara em locais públicos, higienização das mãos e para evitar aglomerações, principalmente festas clandestinas.

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