Connect with us

Geral

Prefeitura lança protocolo de atendimento dos casos de violência doméstica

imagem 175

A Prefeitura de Campinas lança, nesta segunda-feira, dia 22 de março, o Protocolo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), que define os procedimentos para atender famílias que apresentam situação de violência doméstica.
A apresentação do material está entre as ações que visam o fortalecimento dos serviços da proteção social de média complexidade, tendo em vista a qualificação e agilidade no atendimento às famílias.
A live de lançamento do Protocolo é uma parceria da Secretaria de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos (SMASDH), por meio da Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS). A transmissão ocorre pelo Youtube e pode ser acessada, a partir das 14h30, pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=7SPU78Fd1NA
O novo Protocolo Creas traz indicadores que irão contribuir para que os profissionais que atuam na rede de atendimento possam identificar com mais facilidade o que de fato é demanda para o Centro de Referência Especializado e o que deve ser direcionado para outro serviço ou outra política pública.
O Creas é um serviço da proteção social de média complexidade, previsto no Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O serviço é responsável por atender todos os casos que envolvem situações de violência vivenciadas dentro da casa das pessoas.
Outras Ações
Desde meados do mês de fevereiro, a Secretaria de Assistência Social realiza ações estratégicas para qualificação dos atendimentos às famílias que apresentam casos de violação de direitos. Entre elas estão a reanálise dos casos urgentes encaminhados para os Creas e a capacitação das organizações sociais parceiras e dos técnicos da Secretaria.
O objetivo da reanálise dos processos é priorizar o atendimento dos casos considerados urgentes para atender essas famílias com a máxima brevidade.
A capacitação dos profissionais da rede de proteção, que teve início em março, visa instrumentalizar os técnicos para a identificação de situações de violência. O trabalho envolve os serviços da assistência social, escolas e centros de saúde.
Creas
Campinas conta com cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e 15 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que, juntos, atendem cerca de duas mil famílias ao mês. Os profissionais dos Creas são responsáveis pelo atendimento dos casos de reintegração familiar, violência sexual e violência de gênero, e podem encaminhar os demais casos às Organizações da Sociedade Civil (OSC).
As OSCs são entidades parceiras que mantêm convênio com a Secretaria de Assistência Social para executar alguns serviços de acompanhamento de famílias com histórico de violação de direitos.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare