Connect with us

Geral

Prefeitura lança mais uma edição da campanha Leão Solidário

imagem 112

A Prefeitura de Campinas lançou nesta terça-feira, 12 de dezembro, mais uma edição da campanha Leão Solidário, que tem por objetivo incentivar a destinação de parte do Imposto de Renda devido para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e para o Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Campinas (FMPIC). A destinação pode ser feita até o dia 29 de dezembro, último dia útil bancário deste ano.

 

 

Advertisement

 

A cerimônia de lançamento foi realizada na Sala Azul e contou com a participação do vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira, representantes da Câmara Municipal, membros de entidades assistenciais e dos conselhos municipais da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa. O evento contou ainda com a presença do auditor fiscal da Delegacia da Receita Federal em Campinas, Nelito de Jesus Campos, integrante do Grupo de Divulgação da Destinação do Imposto de Renda (GDDIR).

 

Advertisement

 

 

IR

Advertisement

 

 

 

Advertisement

A destinação do Imposto de Renda devido está prevista em lei e permite que o recurso fique no município, favorecendo as ações sociais. Qualquer cidadão (pessoa física) pode destinar até 6% do imposto devido. Para a pessoa física também é possível destinações complementares, de até 3%, no período de entrega da declaração do IR. Já, as empresas (pessoas jurídicas), podem destinar até 1 por cento (1%) do IR devido aos fundos.

 

 

Advertisement

 

“A destinação do IR permite que os recursos fiquem no município e financiem projetos importantes de entidades que trabalham na promoção, proteção e defesa dos direitos das crianças, adolescentes e idosos. Vamos trabalhar para que mais empresas participem do programa”, disse o vice-prefeito, Henrique Magalhães Teixeira.

 

Advertisement

 

 

A secretária municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, Eliane Jocelaine Pereira, enumerou os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Campinas, nos últimos anos, voltados para a proteção à criança e ao adolescente, à sustentabilidade e à longevidade. “Campinas avançou muito nos últimos anos, mas uma simples ação do cidadão é tão importante quanto todas as políticas públicas: são esses recursos do IR destinados aos fundos municipais que vão fazer a diferença na vida de muita gente”, disse Eliane.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Beneficiados

 

 

Advertisement

Mais de 68 mil crianças e adolescentes são atendidos em 144 entidades em Campinas com recursos do Fundo da Criança e do Adolescente . O Conselho Municipal do Idoso, por sua vez, conta com 10 entidades inscritas, que atendem a cerca de 700 idosos. Outras 41 entidades estão em processo de análise e poderão, no próximo ano, fazer parte das contempladas.

 

 

Advertisement

 

Em 2016, o Fundo da Criança e do Adolescente arrecadou mais de RS 6,3 milhões. No mesmo período, o Fundo Municipal da Pessoa Idosa arrecadou R$ 774,9 mil.

 

Advertisement

 

 

Para destinar parte do IR devido, o interessado deve acessar os links http://fmdca.campinas.sp.gov.br e http://fmpic.campinas.sp.gov.br. Para mais informações, ligar para (19) 2116-0839 ou 2116-0372.

Advertisement

 

 

Pioneirismo

Advertisement

 

 

Campinas foi o primeiro município do país a possibilitar a destinação on-line do imposto devido ao FMDCA, o que permitiu no primeiro ano, 2003, um aumento de 100% na receita do fundo.

Advertisement

 

 

A campanha Leão Solidário é promovida pela Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança Alimentar, e pelos conselhos municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Pessoa Idosa (CMI).

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare