Connect with us

Indaiatuba

Prefeitura inicia ampliação de galerias pluviais que beneficiam Jardim Califórnia

imagem 23

Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Obras e Vias Públicas iniciou a obra de implantação de galerias pluviais na rua dos Indaiás, rua Algemiro Coraini Júnior, rua Silvio Talli, Rua das Violetas, Rua das Hortências e Rua das Palmas e Rua das Camélias, nas imediações da Vila Costa e Silva. O objetivo do trabalho é a contenção de pontos isolados de alagamentos na região do Jardim Califórnia. O prefeito Nilson Gaspar (MDB) emitiu a Ordem de Serviços nesta semana. O canteiro de obras será instalado na Rua das Camélias, por onde iniciam a escavação para instalação da nova tubulação. Serão investidos R$ R$ 3.597.742,56 e o prazo previsto para a conclusão da obra é de 10 meses.

De acordo com o prefeito, com esta obra ele cumpre mais um compromisso assumido com a população daquela região da cidade. “Assumi esse compromisso com os moradores do Jardim Califórnia que ainda sofrem com alagamentos, e vamos conseguir resolver esse problema já nos próximos meses. São pontos isolados que ainda apresentam uma certa demora no escoamento da água durante as chuvas mais intensas.”, reforçou Gaspar.

Advertisement

A ampliação das galerias, que é a parte principal da obra, também inclui a instalação de 667,32 metros de guias e sarjetas pelo processo manual, e 1.000,09 de guias e sarjetas extrusada, e mais 4.257,68 metros quadrados de pavimentação.

A ruas receberão tubos de concreto e também de PEAD (Polietileno de Alta Densidade), totalizando 2.118 metros lineares de novas galerias. A travessia sob a avenida Francisco de Paula Leite será realizada utilizando método não destrutivo, na altura da Rua das Hortências na ligação com a Rua das Palmas, no Jardim São José.

Todas as bocas de lobos serão substituídas para aumentar a área de captação, e AMF Company Ambiental, empresa vencedora da licitação para a execução da obra, também será responsável pelo recapeamento de toda área de pavimento que sofrer intervenção.

Advertisement

Conforme explicou Gaspar, o projeto da obra foi feito com base em um levantamento prévio dos pontos de alagamento, sendo o principal deles na rua Domacyr Stocco Júnior, e dos trechos de galerias pluviais da Vila Brizola e Vila Costa e Silva, que atendem esses pontos. “Com essas novas galerias vamos captar as águas de chuvas que seguem pela superfície das ruas que dão acesso à Domacyr, causando pontos isolados de enchentes”, justificou. “Para garantir ainda mais eficiência na drenagem das águas de chuva, também vamos ampliar as bocas de lobo nesses trechos”, acrescentou.

No final de junho de 2017 a Prefeitura implantou um muro de ala em gabião para a proteção das encostas no lançamento de águas pluviais localizado no Jardim Belo Horizonte. A obra integrou os serviços preliminares para ampliação das galerias de águas pluviais que atendem a região do Jardim Califórnia.

Na sequência, a Prefeitura e o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) concluíram a primeira etapa desse trabalho, fazendo a limpeza das galerias pluviais já existentes, pelo processo de hidrojateamento.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare