Connect with us

Indaiatuba

Prefeitura inaugura “espaço avançar” com a presença de autoridades

imagem 156

Foto: Giuliano Miranda RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba inaugurou nesta quarta-feira (21) o “Espaço Avançar”, que assegura um novo modelo para atendimento integrado e multidisciplinar aos autistas do município. Situado na Emeb Profª Elvira Maria Maffei, à Rua Helena Tomasi, 107, Jardim Rêmulo Zoppi, o espaço teve as atividades iniciadas dia 05 de fevereiro, junto com o ano letivo da Rede Municipal de Ensino. Além do prefeito Nilson Gaspar (MDB), e da primeira dama, Tânia Castanho, o evento contou com a presença de secretários da administração municipal, de vereadores do município, do assessor da Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, José Vanderley de Carvalho, da diretora da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) de Campinas, Elaine Empke, entre outros.

Gaspar afirmou que buscou orientações de especialistas da área e entidades para melhorar o atendimento social no município e disse estar muito feliz com a inauguração desta proposta inovadora. “Este é um espaço voltado para as pessoas que realmente necessitam de um atendimento específico, que conta com sala sensorial, casa pedagógica, entre muitas outras atividades que visam promover desenvolvimento integral dos autistas. É uma proposta nova, única e estou certo que trará muitos resultados positivos”, explicou.

Advertisement

Ele ressaltou ainda outros projetos que pretende implantar na área social. “Encaminhei para a Câmara Municipal esta semana um projeto de lei que propõe que os funcionários públicos concursados, com filhos ou dependentes com algum tipo de deficiência, tenham redução de carga horária de trabalho. Desta forma, eles podem dar mais atenção para estas pessoas que precisam de mais cuidados. Trata-se de um pedido destes funcionários que nós estamos atendendo”, declarou.

O gestor municipal lembrou ainda que já está em fase de licitação a residência inclusiva, que será uma casa para pessoas portadoras de deficiência que ficarem órfãs. A previsão é que o novo espaço, que será instalado no Jardim Umuarama, fique pronto até meados do ano que vem.

Na opinião da secretária de educação, Rita de Cássia Trasferetti, a sensação é de um dever que apenas começou a ser cumprido. “É uma alegria muito grande entregar para a população de Indaiatuba este espaço que cuida e trata com muito carinho dos autistas que precisam tanto da nossa atenção. Estamos aqui hoje porque o nosso prefeito priorizou a criação deste serviço e se empenhou muito para implantá-lo, oferecendo um atendimento inovador para os autistas da nossa cidade”, enfatizou.

Advertisement

O presidente da Câmara Municipal, vereador Helio Ribeiro (PSB), parabenizou o prefeito pela iniciativa de criar o Espaço Avançar. “Estou certo que além do espeço físico, que ficou muito bonito, todos os funcionários vão fazer um excelente trabalho para o bem das crianças e jovens que já estão frequentando este local, e que precisam tanto de um atendimento humano e especializado”, disse.

Para a primeira dama, Tânia Castanho, que foi uma das idealizadoras do Espaço Avançar, todos os colaboradores estão comprometidos com a nova proposta. “Estou muito feliz, pois este é um trabalho que envolve cinco secretarias municipais (educação, saúde, social, esportes e cultura) e que procura oferecer mais qualidade de vida aos assistidos. As atividades foram iniciadas dia cinco e já estamos colhendo frutos positivos. A cidade toda ganha com um serviço de qualidade como este”, comentou.

Também estiveram presentes na inauguração os vereadores Luiz Alberto Pereira – Cebolinha (MDB), Luiz Carlos Chiaparine (MDB), Silene Carvalini (PP), João de Souza Neto – Januba (DEM), Jorge Luiz Lepinsk – Pepo (MDB), Arthur Machado Spindola (PV) e Ricardo Longatti França (PRP).

Advertisement

ESPAÇO AVANÇAR

Os alunos direcionados ao ‘Espaço Avançar’ são casos severos, que necessitam de atendimento especializado. Na parte ambulatorial a equipe é formada por: uma médica psiquiatra; uma médica da família com especialidade em nutrição e ortomolecular; uma terapeuta ocupacional; um fonoaudiólogo; um fisioterapeuta; um psicólogo e uma assistente social. Na escola, a equipe multidisciplinar é formada por professores especializados e a proposta pedagógica é baseada no currículo funcional, direcionada para desenvolver as habilidades dos alunos visando melhorar o desenvolvimento.

O Espaço Avançar é equipado com quatro salas de aula; quatro consultórios; uma sala sensório-motora; uma sala de estimulação precoce; uma sala casa pedagógica; uma sala de oficina pedagógica multidisciplinar e compartilha uma piscina e uma quadra poliesportiva da Secretaria de Esportes. Os atendidos participam de atividades como: esportes coletivos, atividades recreativas na piscina, aulas de música e artes.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare