Connect with us

Geral

Prefeitura garante serviços essenciais no feriado da Independência

Publicado

em

A Prefeitura de Campinas divulga o esquema especial de plantão para garantir o atendimento emergencial no Feriado da Independência do Brasil, nesta sexta-feira, dia 7 de Setembro. O expediente nas repartições públicas municipais encerra-se na quinta-feira (6), às 18h, e retoma na segunda-feira (10), às 8h.

 

Veja a relação de serviços e os códigos telefônicos para solicitar atendimento emergencial:

 

Defesa Civil – Atendimento 24h, com chamadas pelo telefone 199.

 

Guarda Municipal – A guarnição manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado através do Disque Guarda Municipal 153.

 

Disque CIMCamp – Atendimento 24h através do telefone 3772-1517.

 

Sanasa/água e esgoto – O expediente administrativo será encerrado na quinta (6), às 17h, e retomado na segunda (3). Durante o período, equipe permanece de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará através do 3735-5000 / 0800 7721195.

 

Sistema de Atendimento 156 – O atendimento será interrompido na quinta (6) às 19h e retomado na segunda (10) às 19h.

 

Mercado Municipal – na sexta (7) abre das 7h às 13h . Nos demais dias funciona nos horários de costume – segunda a sábado das 7h às 18h30; e domingo das 7h às 12h (facultativo).

 

Feiras-livres – Funcionam normalmente nos horários e locais de costume.

 

Bosques – A Lagoa do Taquaral e o Bosque dos Jequitibás abrirão normalmente, respectivamente, das 5h às 22h e das 6h às 18h.

 

Torre do Castelo – abrirá normalmente para visitação na sexta, das 10h às 12h e das 13h às 17h, e no sábado e domingo, das 9h às 12h e das 13h às 21h.

 

Limpeza Urbana – na sexta (7), ocorrerão a coleta hospitalar nos grandes geradores e a domiciliar diurna nos setores alternados. O serviço de varrição manual será feito em sistema de plantão na região central, entorno da Lagoa do Taquaral e imediações da rodoviária. No sábado, todas as coletas e serviços retomam à rotina normal.

 

Sistema Público de Saúde – Os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e os Pronto Atendimentos Padre Anchieta, Campo Grande e São José atendem normalmente, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que recebe chamadas por meio do telefone 192.

 

Os centros de saúde ficam fechados na sexta (7) e no sábado (8).

 

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT)- as três unidades do CPAT (Centro/Terminal Ouro Verde/Campo Grande) ficam fechadas na sexta (7). O serviço retoma na segunda (10).

 

Feira da Economia Solidária – ocorre normalmente na sexta (7), no Largo do Pará.

 

Ceasa Campinas – A área administrativa encerra as atividades na quinta (6), às 16h35, e retoma na segunda (10), às 8h. Os mercados funcionarão normalmente na sexta (7) e no sábado (8). O Banco de Alimentos e o Departamento de Alimentação Escolar, seguirão o horário da área administrativa. Já o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA), abre na sexta (07) até às 12h e retorna na segunda (10) às 8h. O Varejão da Ceasa Campinas e a Feira de Orgânicos da Ceasa seguem o horário normal no sábado (8).

Confira os horários: Mercado de Hortifrutigranjeiros: segundas, quartas e sextas-feiras, das 5h às 14h; terças e quintas-feiras, das 7h às 16h30; sábados, das 7h às 11h. Mercado de Flores e Plantas: segundas e quintas-feiras, das 6h30h às 12h, para cadastrados, e segundas e quintas-feiras, das 12h às 16h30; terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e sábados, das 8h às 13h, para público geral. O Varejão da Ceasa e a Feira de Orgânicos da Ceasa, ocorrem aos sábados, das 8h às 13h.

 

Trânsito e transporte coletivo – a Emdec mantém os serviços essenciais e de emergência em atividade com equipes de trânsito e transporte. A operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização, e a operação na Divisão de Controle Operacional atuam normalmente. As solicitações da população para a Emdec podem ser feitas pelo telefone (19) 3772-1517. Também de forma remota, na seção “Fale Conosco”, no endereço eletrônico www.emdec.com.br. O serviço de atendimento presencial ao público ficará fechado na sexta (7) e retoma na segunda (10), às 8h30.

 

PAI-Serviço o agendamento do PAI-Serviço terá alteração: na quarta-feira (5) é necessário fazer as solicitações de viagens para a sexta-feira (7), e para a segunda-feira (10). Já na quinta-feira (6) é necessário ligar para solicitações de viagens no sábado (8), domingo (9) e terça-feira (11).

 

Pátio – O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente na sexta (7). Já a retirada fica suspensa e retoma na segunda (10), às 8h.

 

Subprefeituras e Poupatempo – Os postos de atendimento da Emdec nas subprefeituras do Ouro Verde e Campo Grande fecham na sexta (7) e retomam na segunda (10). Já a unidade no Poupatempo do Campinas Shopping fecha na sexta (7) e no sábado (8) e volta na segunda (10). O Disque Poupatempo atende pelo número 0800 772 3633.

 

Procon – O atendimento no 151 bem como as unidades de atendimento do Agiliza, Procon Móvel e sede Administrativa fica suspenso na sexta (7). Já as unidades que atendem no Campinas Shopping e no Poupatempo/Centro fecham na sexta (7) e sábado (8) e retoma na segunda (10). O Procon Digital receberá reclamações via web (www.procon.campinas.sp.gov.br) normalmente no período.

 

Geral

Reunião marca início da implantação do Plano Municipal de Igualdade Racial

Publicado

em

Por

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, abriu oficialmente na tarde desta terça-feira, 11 de maio, a reunião inicial do Comitê de Implantação do Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial.

 

 

 

 

A solenidade aconteceu no Salão Vermelho do Paço Municipal. “Faço votos que os trabalhos que se iniciam agora sejam produtivos e consigam alcançar resultados que promovam os direitos e reparem injustiças”, afirmou Vandecleya Moro.

 

 

 

 

O ato antecipa também a celebração do Dia de Luta pela Reparação para o Povo Negro do Brasil, celebrado em 13 de maio em Campinas e estabelecido pela Lei 14.053, de 27/04/2011. A reunião deu início a uma série de discussões sobre normas e protocolos para assegurar a promoção da igualdade racial na Prefeitura de Campinas.

 

 

 

 

O Plano Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial pode ser consultado no site da Prefeitura (http://www.campinas.sp.gov.br/arquivos/direitos-deficiencia/plano%20igualdade%20racial_%20compl.pdf). 

Continue Lendo

Geral

Novo alerta de dengue traz dez bairros com risco de transmissão

Publicado

em

Por

A Secretaria de Saúde divulgou nesta terça-feira, 11 de maio, o Alerta 18 de Dengue na cidade. O documento traz novas áreas com risco de transmissão da doença. São dez bairros: Jardim Novo Campos Elíseos, Parque Vista Alegre, Jardim Telesp, Jardim San Diego, Jardim Proença, Jardim Itatiaia, Vila Padre Anchieta, Núcleo Residencial Boa Vista, Vila Régio e Cidade Universitária II (Barão Geraldo).

 

 

  

 

Conforme a coordenadora do Programa de Arboviroses de Campinas, Heloísa Malavasi, o objetivo dos boletins é alertar a população sobre novas áreas de transmissão da dengue e mobilizar as pessoas para que contribuam com o controle de criadouros do mosquito.

 

 

  

“É essencial que as pessoas verifiquem seus quintais, vasos de plantas e outros possíveis criadouros, e nos ajudem no controle da doença em nossa cidade. É muito importante que a população assuma sua responsabilidade no controle dos criadouros”, falou Heloísa.

 

  

 

O trabalho de controle da dengue continua sendo realizado pelas equipes da Secretaria de Saúde, mas os cidadãos precisam tomar os cuidados necessários para evitar o ciclo de vida e reprodução do mosquito Aedes aegypti. Isso porque 80% dos criadouros estão nos quintais e dentro de casa.

 

 

 

Entre os cuidados, os moradores devem manter caixa d’água fechada ou telada; limpar as calhas e, caso necessário, desentupi-las; trocar a água de vasos de plantas e lavar o recipiente com bucha e sabão para remover os ovos do mosquito.

 

 

 

As pessoas que têm bromélia devem regar a planta com mangueira de pressão uma vez por semana e limpar a face interna de todas as folhas (onde a água fica acumulada, o que favorece a proliferação de ovos e larvas do mosquito).

 

 

 

Outra recomendação é evitar o acúmulo de entulho e recicláveis. Quem precisa descartar este material, deve levar até um dos 16 ecopontos da cidade. Os endereços podem ser consultados na página http://www.campinas.sp.gov.br/governo/servicos-publicos/ecopontos/index.php.

Continue Lendo

Geral

Prefeitura homologa licitação para conclusão de obras do CS Santa Odila

Publicado

em

Por

As obras de ampliação do Centro de Saúde Santa Odila, paralisadas desde 2019, serão retomadas. O Diário Oficial do Município publicou nesta terça-feira, 11 de maio, a homologação da licitação para a conclusão das obras remanescentes, que terá custo de R$ 225,8 mil.
A previsão do secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, é de que as obras sejam concluídas em, no máximo, 120 dias. A retomada ocorre após a empresa que havia sido contratada para a realização da ampliação da unidade ter abandonado o serviço, deixando 15% das obras sem conclusão.
Outras duas empresas foram chamadas, mas tiveram limitações técnicas e jurídicas. Uma nova licitação precisou ser realizada e a vencedora foi a empresa a Spalla Engenharia Eirelli.
Os serviços remanescentes incluem colocação de esquadrias, instalação de peças sanitárias e acessórios, bancadas, implantação de itens relacionados à segurança e combate a incêndio, execução das instalações de gases medicinais, finalização de serviços nas instalações elétricas e hidráulicas e instalações de sistema de proteção contra descargas atmosféricas.

Continue Lendo







Populares