Connect with us

Geral

Prefeitura faz seminário sobre 30 anos da Educação Especial em Campinas

imagem 255

Nesta quinta-feira, dia 1º de novembro, educadores de Campinas se reunirão para o “1º Encontro 30 anos de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Campinas – Memórias e Caminhos”. O evento começa às 9 horas, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas. A programação prossegue até as 17 horas, conforme mostra a programação no final do texto.
Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o seminário traça uma linha iniciada com a Constituição de 1988, que preconizava a Educação como um direito de todos, e segue até os dias atuais, quando Campinas se tornou referência no ensino especial inclusivo, com várias iniciativas. Já são mais de mil alunos atendidos na Rede Municipal de Ensino de Campinas, entre os 84 mil atendidos na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, EJA e FUMEC.
Para a secretária municipal de Educação, Solange Pelicer, Campinas saiu na frente ao já incluir na Lei Orgânica do Município de 1990 a educação para pessoas com deficiência, antes mesmo de ser sancionada uma lei nacional específica sobre ensino inclusivo. Assim como o Brasil, que foi precursor no assunto, antecipando-se à própria Organização das Nações Unidas (ONU), como explica a secretária. “Com isso, a Rede Municipal de Ensino de Campinas e seus educadores construíram uma expertise em Educação Especial Inclusiva”, afirma Solange.
A partir de 1991, a inclusão já estava sendo colocada em prática com a extinção das classes de Educação Especial, que separava os alunos. O conhecimento acumulado pelos educadores da Rede Municipal de Ensino da cidade ganhou mais espaço a partir de 2013, com várias frentes priorizando a qualidade e a inovação. “Temos uma Rede Municipal de Ensino aberta e acolhedora”, destaca a secretária de Educação.
Evolução
Entre as várias ações, que serão apresentadas durante o Seminário, destacam-se os ganhos atuais: o transporte adaptado, para levar o aluno com deficiência até a escola; os mais de 200 cuidadores que atendem aqueles estudantes que necessitam de atenção especial durante as aulas; as classes instaladas nos Hospitais Municipais Mário Gatti e Ouro Verde, para atender aqueles que estão internados.
Campinas abordará, ainda, a produção de materiais didáticos adaptados para dar suporte a professores e estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem. Desde 2016, um sonho dos profissionais de Educação de Campinas se tornou realidade com a criação do Centro de Produção de Material para a Educação Especial, o Cepromad, da Secretaria Municipal de Educação.
No Centro, o material didático adaptado é produzido por demanda, de acordo com as necessidades de cada aluno, a partir do pedido do professor que o acompanha. Isso permite que o estudante possa ser incluído integralmente em todas as atividades, tendo a mesma oportunidade dos outros alunos de seguir o currículo. São atendidas as demandas de material didático para alunos com baixa visão, cegos, com deficiências auditiva e intelectual, surdos, com transtornos do espectro autista, comprometimento de fala e até para os superdotados.
Uma das finalidades do evento também é contribuir para a produção do “Caderno de práticas curriculares da educação especial na escola”, a partir do debate e circulação de conhecimentos sobre memórias, caminhos e práticas curriculares de educação especial no contexto da escola.
As inscrições para o “1º Encontro 30 anos de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Campinas – Memórias e Caminhos”, previstas para serem encerradas nesta terça-feira, dia 30 de outubro, já terminaram, devido ao preenchimento antecipado das vagas pela grande demanda.
Programação
1º Encontro 30 anos de Educação Especial na Rede Municipal de Ensino de Campinas – Memórias e Caminhos”

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare