Connect with us

Geral

Prefeitura faz hasteamento de bandeira em comemoração ao Dia da Paz

imagem 225

O vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, participou, na manhã desta sexta-feira, dia 24 de julho, no arruamento do Paço Municipal,  da cerimônia de hasteamento da Bandeira da Paz, evento para comemorar o de Dia Municipal da Cultura, do Esporte e da Paz. A data tem como objetivo lembrar que é possível praticar a paz nas ações cotidianas das pessoas e promover ações e projetos a partir dos eixos de sustentabilidade, cultura e esportes para buscar atitudes pacíficas. 

 

O Dia Municipal da Cultura, do Esporte e da Paz adota a bandeira da paz para representar essa ideia. Em Campinas, o dia 25 de julho foi introduzido por meio da Lei Municipal 9.971, do vereador Luiz Carlos Rossini, em 1998, mas a cerimônia de hasteamento da Bandeira da Paz foi realizada pela primeira vez somente o ano passado. 

Advertisement

 

“A conquista da paz é uma construção diária, na qual precisamos nos atentar sempre, e que começa em cada um de nós. Esta celebração nos lembra da sua importância e nos convida a uma participação ativa em prol de uma cidade mais harmoniosa”, ressaltou o vice-prefeito de Campinas, Henrique Magalhães Teixeira, durante o evento. 

 

Advertisement

A bandeira da paz é parte da cultura global e um dos símbolos mais antigos do mundo. Ela é confeccionada em pano branco com um círculo vermelho no centro e, dentro dele, três esferas que simbolizam a síntese de todas as artes, todas as ciências e todas as religiões, dentro do círculo da cultura. O design da bandeira é do artista, arqueólogo e escritor Nicholas Röerich.

 

No dia 25 de julho é celebrado o Pacto de Röerich em defesa da cultura internacional. A data foi escolhida por não ter qualquer relação política ou religiosa. Este pacto considera a cultura como chave para a paz, e, mesmo em época de guerra, os prédios onde a bandeira da paz estiver hasteada, serão respeitados pelos exércitos em guerra, para a preservação da cultura.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare