Connect with us

Geral

Prefeitura e polícia intensficam medidas para coibir roubos nos CS

Publicado

em

 

O prefeito Dário Saadi se reuniu na tarde desta quinta-feira, 7 de janeiro, com os secretários municipais de Segurança Pública, Christiano Biggi, e de Saúde, Lair Zambon; a diretora de Saúde, Deise Fregni Hadich; o delegado diretor do Deinter 2, José Henrique Ventura, e o investigador da Polícia Civil Adilson Souza Rocha. Na pauta, os furtos e os roubos de computadores que vêm acontecendo nos Centros de Saúde da cidade.
 

Conforme informações do Deinter, as investigações estão avançadas. Um dos envolvidos foi reconhecido e indiciado e os trabalhos da inteligência da Guarda Municipal e da Polícia Civil continuam para a identificação dos demais.
 

Da parte da Prefeitura, a GM montou um esquema especial para os próximos dias, intensificando o patrulhamento nas ruas próximas às unidades de saúde. Além disso, a Administração estuda implantar sistemas de GPS nos computadores. Também está em estudo a interligação das câmeras de monitoramento dos Centros de Saúde com a Cimcamp (Central Integrada de Monitoramento de Campinas).
 

“Os furtos nos Centros de Saúde são lamentáveis e precisam ser combatidos, para que não haja prejuízo no atendimento à população”, disse o prefeito.

Geral

Gripário do Hospital Mário Gatti é transferido para o Metropolitano

Publicado

em

Por

O Hospital Metropolitano, mais uma unidade de saúde que reforçará o combate à pandemia do novo coronavírus em Campinas, começa a funcionar na tarde desta quinta-feira, dia 4 de março. A Rede Mário Gatti, que será responsável pela gestão, iniciou a transferência do gripário – que atualmente funciona no Ambulatório do Hospital Mário Gatti – para o Metropolitano.

A área farmacêutica e sete leitos exclusivos para esse atendimento já estão estruturados nesse novo espaço. A rede de gases também já foi revisada. Na próxima semana, mais 10 leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria Covid também estão previstos para serem abertos no Hospital Metropolitano.

A partir da transferência para a nova área, os pacientes que procurarem o ambulatório serão direcionados para o Metropolitano. O gripário é um espaço exclusivo para o atendimento de pessoas com sintomas gripais, funciona como um pronto-socorro e a demanda é espontânea.

Atualmente, está atendendo entre 120 e 140 pessoas por dia (contra até 100 pessoas/dia em fevereiro) e já terá imediatamente os sete leitos de observação, o que não havia no espaço antigo. Alguns pontos importantes diferenciam o novo espaço para atender o aumento da procura: a estrutura oferece mais recursos e conforto aos usuários e profissionais. Um grande reforço, a partir de agora, é que o espaço também contará com 12 pontos de oxigenoterapia, que substituem os antigos cilindros.

A equipe conta com médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem e poderá ser reforçada conforme necessidade. Todo o gerenciamento da unidade – após a incorporação pela Prefeitura Municipal de Campinas – ficará a cargo da Rede Mário Gatti, incluindo a estrutura física, remanejamentos ou contratações emergenciais.

Continue Lendo

Geral

Caravela Fitness Live movimenta o domingo com aula virtual de ritmos

Publicado

em

Por

taquaral

Neste domingo, dia 7 de março, a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) promove o “Caravela Fitness Live” com transmissão on-line de aulas de ginástica e dança ao ar livre. Embaladas por ritmos diversos, as aulas de strong e jump terão como palco a Caravela da Lagoa do Taquaral.

As lives serão transmitidas pelo Facebook da Secretaria de Esportes (https://www.facebook.com/smelcampinas), das 10h às 11h. Neste domingo, a aula será com Professor Tiagão, que promete agitar o pessoal em casa. Em caso de tempo adverso, como chuva, a aula será transmitida de outro local a ser definido.

Devido à Fase Vermelha em Campinas e em todo Estado de São Paulo, a ideia da Secretaria de Esportes e Lazer é levar uma aula divertida de ritmos para toda a população, especialmente para a galera de cerca de 200 pessoas que frequentavam as aulas presencias do tradicional Domingo Fitness, que acontecia todos os domingos pela manhã no Rinque de Patinação da Lagoa do Taquaral.

O secretário da Pasta, Fernando Vanin, destaca que é muito importante, neste momento de pandemia, que as pessoas se conscientizem da necessidade de ficar em suas casas. “A Secretaria de Esportes, por meio deste programa, possibilita o acesso a uma atividade física que resulta no bem-estar dos praticantes”, frisa.

Sabemos que o momento é difícil, mas procuramos manter nossas atividades, mesmo que de forma on-line” reforça o diretor de Esportes, Ângelo Diniz, o Chinês. “Reconhecemos o esforço de todos os colaboradores da SMEL para manter as atividades para a população” afirma o diretor.

Como o “Domingo Fitness”, o “Caravela Fitness Live” é realizado em parceria com academias e grupos esportivos da cidade. “É só acessar nosso Facebook e suar a camisa”, disse Deise Campos, coordenadora de Esporte de Participação.

Continue Lendo

Geral

Comando dos Bombeiros visita prefeito e pode integrar combate à pandemia

Publicado

em

Por

As chefias do Comando de Bombeiros do Interior 1 e do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas estiveram reunidas com o prefeito Dário Saadi no final da tarde desta quarta-feira, dia 3 de março. No encontro, foram apresentadas informações sobre a estrutura e o funcionamento do Corpo de Bombeiros na cidade e apresentadas sugestões de trabalho conjunto entre a corporação e a Prefeitura para os próximos quatro anos.

Um dos assuntos discutidos foi a participação dos Bombeiros na força-tarefa formada pela Prefeitura para fiscalizar e coibir festas clandestinas, realizadas irregularmente sem respeito às normas sanitárias de prevenção à Covid-19. O prefeito explicou que, com a participação da corporação, ficaria aberta a possibilidade de que os locais fossem vistoriados também em relação às normas de segurança exigidas pelos Bombeiros.

O Coronel Victor de Freitas Carvalho, responsável pelo Comando de Bombeiros do Interior 1, com sede em Campinas, e o Major Kleber Moura de Oliveira, comandante do 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas, foram recebidos pelo prefeito e pelo secretário municipal de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública, Christiano Biggi. Também participaram do encontro o capitão Fábio Pedron, subcomandante do 7º Grupamento; capitão Samuel de Andrade, subcomandante do 1º Subgrupamento de Bombeiros de Campinas; e o capitão Luiz Baccin, chefe da seção técnica do 7º Grupamento.

O prefeito Dário Saadi destacou o trabalho “fundamental” do Corpo de Bombeiros. “Muitas vezes, as pessoas pensam que a atuação é apenas nas ocorrências de combate ao fogo. Mas a prevenção, os resgates, que já presenciei várias vezes, e o trabalho operacional também são fantásticos”, avaliou.
Além de estreitar as relações entre o Município e o comando dos Bombeiros, a reunião também foi uma oportunidade para a discussão de propostas visando aprimorar a atuação da corporação em Campinas. O prefeito informou que as propostas serão avaliadas e que o secretário Christiano Biggi fará a interlocução para o encaminhamento entre as Pastas envolvidas na área.

Fiscalização
As relações entre a Prefeitura e o Corpo de Bombeiros são intermediadas pela Secretaria de Segurança. A Administração Municipal responde por grande parte do custeio e da manutenção dos bombeiros na cidade.

Durante a reunião desta quarta, o secretário Christiano Biggi avaliou com os comandantes a possibilidade do setor técnico do Corpo de Bombeiros colaborar na fiscalização de locais onde são realizados festas clandestinas. “A ideia é compor uma força-tarefa para ajudar a fiscalizar e coibir esses eventos”, explicou Biggi.

As verificações, principalmente em chácaras e áreas usadas para festas clandestinas, seriam em conjunto com os fiscais da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) e Guarda Municipal de Campinas. Dessa forma, seria possível não apenas multar por infração sanitária, por conta da pandemia de Covid-19, mas também realizar a interdição pela falta de alvará e, se for o caso, enquadrar legalmente os proprietários por condições das construções fora das normas de segurança dos Bombeiros.

Continue Lendo









<





Populares