Connect with us

Geral

Prefeitura e Iniciativa Bloomberg firmam convênio para segurança viária

imagem 198

Prevenir acidentes de trânsito, principalmente aqueles que resultam em mortes e feridos. Esse é o propósito do convênio firmado entre a Prefeitura de Campinas e a Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS). Nesta segunda-feira, 25 de abril, uma reunião formalizou a parceria e discutiu os próximos passos da colaboração, que envolve ainda a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e a Secretaria de Transportes (Setransp).

Realizado na Sala Azul do Paço Municipal, em formato híbrido (presencial e on-line), o encontro contou com a participação do prefeito Dário Saadi; do presidente da Emdec, Vinicius Riverete; do secretário de Transportes, Fernando de Caires; da diretora de Projetos Estratégicos e Cidade Inteligente da Emdec, Mariana Savedra Pfitzner. Também participaram o diretor regional da América Latina da Vital Strategies, Jonas Romo; o diretor nacional da Vital Strategies, Pedro de Paula; o coordenador do Programa de Segurança no Trânsito, Dante Rosado; e a representante da equipe de saúde da Bloomberg Philanthropies, Rebecca Bavinger. Representantes da WRI (World Resources Institute), Johns Hopkins International Injury Research Unit e International Association of Chiefs of Police completaram os participantes do encontro.

Com a parceria, o município passa a contar com uma equipe de técnicos especializados e uma rede internacional de organizações, que irão oferecer apoio para a implementação de estratégias para prevenir mortes e feridos no trânsito.

Advertisement

Deixo aqui a nossa gratidão à Iniciativa Bloomberg e aos parceiros envolvidos por confiarem no município de Campinas. As ações que estamos realizando para a redução dos acidentes de trânsito podem repercutir em toda a Região Metropolitana. Tenho certeza que esse trabalho conjunto irá salvar muitas vidas”, destacou o prefeito Dário.

O presidente da Emdec reforçou que “essa parceria se une aos esforços que o município vem realizando para salvar vidas no trânsito. Quem irá colher os frutos desse trabalho é a população de Campinas”, disse Riverete.

Para o secretário de Transportes, Fernando de Caires, “promover estratégias de ampliação da segurança viária, baseadas em dados e nas melhores práticas internacionais, é o caminho que norteia essa parceria e que certamente irá contribuir para a redução dos acidentes com vítimas no município”.

Advertisement

O coordenador do Programa de Segurança no Trânsito no Brasil enfatizou que “nosso objetivo é trazer ações efetivas, baseadas em dados e evidências, com o propósito maior de salvar vidas e evitar acidentes com lesões graves no trânsito. Percebemos em Campinas um ambiente propício para colhermos frutos nos próximos anos”, disse Rosado.

Somos impulsionados por dados e evidências. Sabemos que os municípios têm recursos limitados. Precisamos priorizar os recursos e implementar intervenções para salvar o maior número de vidas possível no trânsito. Ao se comprometer com intervenções comprovadas que salvam vidas, Campinas está dando um passo importante para tornar as ruas mais seguras para todos”, destacou Rebecca Bavinger, da Bloomberg Philanthropies.

Eixos de atuação
A colaboração com o município se estende até 2025 e ocorre em quatro eixos, que envolvem suporte às ações do município para melhorias no gerenciamento de dados, mobilidade e infraestrutura viária, fiscalização, educação e comunicação.

Advertisement

Entre os principais temas a serem trabalhados no município estão a readequação dos limites de velocidade e a fiscalização. Pedestres e motociclistas serão priorizados nas ações, já que compõem o grupo de usuários mais vulneráveis para acidentes de trânsito.

As lesões no trânsito são a oitava principal causa de morte em todo o mundo e, também, a primeira causa das mortes entre crianças e jovens de 5 e 29 anos. Mais de 1,35 milhão de pessoas morrem e até 50 milhões são gravemente feridas em acidentes de trânsito a cada ano.

Entre os trabalhos realizados pela Iniciativa Bloomberg em conjunto com o município estão a Campanha JBD “Morte Zero no Trânsito”, lançada com o propósito de zerar o número de acidentes com vítimas fatais na Avenida John Boyd Dunlop (JBD). Em março, especialistas em segurança viária percorreram a avenida para identificar elementos de infraestrutura que podem ser aprimorados. A iniciativa também capacitou técnicos da Emdec e de outras secretarias municipais sobre a coleta e avaliação de métricas para projetos e intervenções para a transformação de vias.

Advertisement

BIGRS e Bloomberg Philanthropies
A Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. E enfatiza a busca por resultados e o uso de mecanismos de monitoramento e avaliação de alta qualidade para avaliar continuamente o progresso.

Atualmente, a Iniciativa Bloomberg atua em 15 países e 26 cidades, tais como Accra e Kumasi (Gana); Adis Abeba (Etiópia); Bogotá (Colômbia); Hanói e Cidade de Ho Chi Minh (Vietnã); Kampala (Uganda); Mumbai, Bengaluru e Nova Délhi (Índia). No Brasil, além de Campinas, recebem apoio da BIGRS as cidades de São Paulo, Recife e Salvador.

A Fundação Bloomberg trabalha em 480 cidades em mais de 120 países ao redor do mundo para garantir vidas melhores e mais longas para o maior número de pessoas. A organização se concentra em cinco áreas principais para a criação de mudanças duradouras: Artes, Educação, Meio Ambiente, Inovação Governamental e Saúde Pública.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare