Connect with us

Geral

Prefeitura e Estado formalizam permissão de uso da Fazenda Santa Elisa

Publicado

em

A Prefeitura de Campinas e o Governo do Estado formalizaram, na tarde desta quarta-feira, 13 de junho, a permissão de uso de duas áreas da Fazenda Santa Elisa, onde funciona o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Uma delas é para instalação de Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que já começou a funcionar no local, e a outra para a instalação de uma usina de compostagem.
Os documentos foram assinados pelo prefeito Jonas Donizette, pelo procurador do Estado, Alexandre Vidotti, e pelos secretários municipais de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, e de Assuntos Jurídicos, Silvio Bernardin.
Para uso da Secretaria de Serviços Públicos, a área cedida ao município, dentro da Fazenda Santa Elisa, é de cerca de 50 mil metros quadrados. Anteriormente, a Secretaria funcionava no 16 º andar do Paço Municipal. Não haverá custos para a Prefeitura e a permissão de uso é por tempo indeterminado.
A Secretaria está utilizando prédios desativados na área da fazenda. No local, além do gabinete da Secretaria, foram instalados o Departamento de Parques e Jardins (DPJ) e a Coordenadoria das Administrações Regionais (Coar), que funcionavam em unidades descentralizadas.
Esta nova sede concentrará a maior parte dos serviços oferecidos pela Secretaria, o que otimizará a logística do trabalho e as relações intersetoriais”, disse o secretário municipal de Serviços Públicos, Ernesto Paulella. A Fazenda fica na avenida Theodureto de Camargo, com Rodovia Zeferino Vaz.
Além dos prédios, a área tem pátio para máquinas, caminhões, tratores e materiais, utilizados pela secretaria na manutenção da cidade. Na nova sede, os serviços oferecidos pela Secretaria serão concentrados, facilitando a organização e a comunicação entre os setores.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Esportes, Dario Saadi, diretores da Secretaria de Serviços Públicos e procuradores do Estado.
Usina de compostagem
Além da permissão de uso do espaço para a Secretaria de Serviços Públicos, também foi autorizada a utilização de uma área de 17,4 hectares para a instalação de uma usina de compostagem. Denominado “Reciclar Verde”, o projeto será operado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos em parceria com a Ceasa, Sanasa e IAC.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, o projeto prevê transformar galharia, poda de árvore, restos de alimentos, lodo do esgoto, em adubo orgânico.
São cerca de 200 toneladas desse material, por dia, que hoje vão para o aterro sanitário. Isso vai deixar de ir para o aterro e se transformar em fertilizante. A essência desse projeto é a sustentabilidade. Ao usar esse material para fazer a compostagem, deixaremos de gerar gás metano, o mais agressivo para a camada de ozônio. A compostagem gera gás carbônico, que é 20 vezes menos agressivo que o metano. Vamos transformar lixo em adubo orgânico”, disse o secretário Ernesto Paulella.
A ideia é que todos os produtores e agricultores que trabalham na Ceasa comprem esse adubo orgânico, além do uso pela própria Prefeitura. O município já tem licença para instalação da usina, que terá capacidade para atender todas as cidades que compõem a Região Metropolitana de Campinas (RMC).
Sobre Instituto Agrônomico e a Fazenda Santa Elisa
O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) atua na pesquisa e no desenvolvimento de sementes. É ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Foi fundado em 1887 pelo imperador D. Pedro II. Em 1892 passou para a administração do Governo do Estado de São Paulo.
A sede do IAC fica na Avenida Barão de Itapura, na Vila Itapura. Na Fazenda Santa Elisa está localizada outra área também integrante do IAC. A fazenda tem 692 hectares, onde funcionam centros de pesquisas e há produção agrícola e experimentos com sementes.

Geral

GM localiza mais seis suspeitos de roubos em centros de saúde

Publicado

em

Por

A Guarda Municipal de Campinas localizou e deteve, em apoio à Polícia Civil, na manhã desta quarta-feira, suspeitos dos roubos de computadores, que ocorreram em 2020 e no início da janeiro, nas unidades dos Centros de Saúde Satélite Íris 2, CS Boa Vista e CS Nova América.

Seis pessoas (duas mulheres, dois homens e dois menores) foram localizadas em uma residência, com diversos produtos furtados ou roubados. Todos os suspeitos foram  encaminhados ao 11 º DP de Campinas, onde está registrado o Boletim de Ocorrência.

Na ocorrência, os policiais e GMs encontraram em poder dos suspeitos 44 computadores, cinco celulares, cartões bancários e a quantia de R$ 2,3 mil.

Na investigação inicial, já foram identificados que alguns computadores apreendidos pertencem à Defensoria Pública de Limeira. Agora, dando continuidade na investigação, o objetivo é localizar os equipamentos roubados das unidades campineiras.

Continue Lendo

Geral

Defesa Civil faz alerta para ocorrências por conta das chuvas previstas e acumuladas

Publicado

em

Por

Conforme boletim divulgado pela Defesa Civil do Estado de São Paulo, a região de Campinas, é uma das áreas com aviso de risco meteorológico para os próximos dias.

Entre esta terça (19) e quinta-feira (21), as condições para pancadas de chuva forte, com momentos de tempestade severa, seguidas por raios e ventos, somadas à umidade já acumulada devido às chuvas dos últimos dias, tornam as áreas mais vulneráveis com risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos, enchentes e ocorrências relacionadas a raios e ventos.

Em caso de emergência a Defesa Civil pode ser contatada pelos telefones 199 ou 4586-0666. Os interessados em receber alertas meteorológicos da Defesa Civil devem enviar um SMS para o número 40199 com o Código de Endereçamento Postal (CEP) de interesse e terão seu número cadastrado.

Em caso de chuvas fortes, ventos e descargas elétricas, as pessoas evitem sair de casa, desliguem e se afastem de aparelhos eletrônicos, e se estiverem no trânsito ou na rua busquem abrigo em locais seguros. Em caso de enchentes, a orientação é evitar o contato com a água, desconectar aparelhos eletrônicos, manter os alimentos fora do contato com a água e evitar se locomover na correnteza.

Continue Lendo

Geral

Quinta-feira (21) alguns bairros de Campinas terão fornecimento de água interrompido

Publicado

em

Por

Região do Parque Valença terá o fornecimento de água interrompido nesta quinta-feira, dia 21/1, das 8h às 18h.

Para realização do serviço de interligação de subadutora, o abastecimento terá de ser suspenso para os seguintes bairros: Jardim Rossim, Jardim Monte Alto, Núcleo Residencial Princesa D’Oeste, Parque Novo Mundo, Jardim Nova Esperança e Chácara São Judas Tadeu. Parte do Cidade Satélite Íris também será afetada.

O abastecimento também terá de ser suspenso para os seguintes bairros da região do Núcleo Residencial São Cristóvão: Jardim São Pedro de Viracopos, Chácara Santos Dumont, Jardim Aeronave de Viracopos, Jardim Planalto de Viracopos, Parque das Indústrias, Núcleo Residencial Jardim Planalto, Núcleo Residencial Nossa Senhora Aparecida, Jardim Esplanada, Núcleo Residencial Vila Princesa, Jardim Ademar de Barros e Jardim São Cristóvão.

A Sanasa, em continuidade aos trabalhos de melhoria na oferta e distribuição de água da cidade, recomenda aos moradores e comerciantes que façam a reserva antecipada para evitar possível falta d’água no período mencionado acima.

Continue Lendo









<





Populares