Connect with us

Geral

Prefeitura divulga serviços essenciais para o feriado de Réveillon

Publicado

em

Os pontos facultativos na sexta-feira, dia 29 de dezembro, e na terça, dia 2 de janeiro de 2018, até as 12h, e o feriado de Ano-Novo, na segunda-feira, dia 1 de janeiro de 2018, vão alterar o esquema de funcionamento dos serviços prestados pelo governo municipal.

 

Conforme Decreto 19.711 publicado no Diário Oficial (DO) do dia 13 de dezembro, o expediente nas repartições públicas encerra na quinta-feira, dia 28, às 18h, e é retomado na terça, dia 2 de janeiro de 2018, às 12h. Os atendimentos essenciais funcionam em esquema de plantão para atender aos casos emergenciais. 

 

Veja a relação de serviços e os códigos telefônicos para solicitar atendimento emergencial:

 

Defesa Civil – Atendimento 24h com chamadas pelo telefone 199.

 

Guarda Municipal- A Guarnição manterá a rotina de trabalho com funcionamento 24h. O serviço poderá ser acionado pelo Disque Guarda Municipal 153.

 

Disque CIMCamp – Atendimento 24h pelo telefone 3772-1517.

 

Sanasa – O expediente administrativo permanece suspenso nos dias 29 de dezembro e 2 de janeiro de 2018, até as 12h. Durante o período, equipe permanecerá de plantão para execução de reparos emergenciais. O serviço de atendimento ao cliente também funcionará normalmente pelo 3735-5000 /0800-7721195. 

 

Mercado Municipal – Na segunda-feira , dia 1, permanece fechado. Nos demais dias funciona nos horários de costume: de segunda a sábado, das 7h às 18h30; e domingo, das 7h às 12h (facultativo).

 

Feiras-livres – Não ocorrem na segunda-feira, dia 1. Nos demais dias seguem normalmente.

 

Bosques – A Lagoa do Taquaral e o Bosque dos Jequitibás abrirão normalmente, das 5h às 22h e das 6h às 19h, respectivamente. O Bosque dos Jequitibás fica fechado às segundas-feira.

 

Torre do Castelo – Na sexta (29), no domingo (31) e na terça (2), abre das 10h às 17h. No sábado (30), funciona das 10h às 21. Já na segunda, dia 1 de janeiro, fica fechada.

 

Sistema de Atendimento 156 – Tem o atendimento suspenso na quinta (28), às 19h, e retoma na terça (2), às 7h. 

 

Limpeza Urbana – Nos bairros onde a coleta domiciliar é feita em dias alternados, o serviço será antecipado de segunda (1) para domingo (31). Na segunda (1), a limpeza urbana fica suspensa em todos os setores. Nos demais dias, todas as coletas ocorrem normalmente (domiciliar diurna e noturna, hospitalar/pequenos e grandes geradores, seletiva), assim como a varrição manual na região central, entorno da Lagoa do Taquaral e imediações da rodoviária. 

 

Sistema Público de Saúde – Os prontos-socorros dos hospitais Mário Gatti e Ouro Verde e os Pronto Atendimentos Padre Anchieta, Campo Grande e São José atendem normalmente, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que recebe chamadas por meio do telefone 192. 

 

Na sexta (29), os centros de saúde funcionam com escala reduzida e no sábado (30), domingo (31), e segunda-feira (1), permanecem fechados. Na terça (2), o atendimento retoma as 13h.

 

Museus – Permanecerão fechados para atendimento ao público no período de 22 de dezembro a 1 de janeiro, reabrindo no dia 2 de janeiro, às 12h, com exceção do Museu da Cidade e do Museu de História Natural, que reabrirão no dia 3 de janeiro e o Cineclube do Museu da Imagem e do Som, no dia 4 de janeiro.

 

Bibliotecas públicas – Estarão abertas nos dias úteis, com exceção da “Ernesto Manoel Zink”, que fecha no dia 26 de dezembro e reabre no dia 15 de janeiro, e a “Cora Coralina”, do Espaço Maria Monteiro, que fecha dia 26 e retorna dia 5 de janeiro. O projeto Leitura em Movimento “Ônibus” já encerrou suas atividades no último dia 18 e voltará a circular no dia 5 de fevereiro.

 

Posto de Informação Turística – Unidade Viracopos -Aeroporto de Viracopos – Rod. Santos Dumont, km 66 – Área de desembarque. Funcionamento: 30/12 – 9h às 13h; 31/12 e 01/01- Fechado; 02/01 – 13h às 17h.

 

Unidade Joaquim Egídio-Rua Manoel H Silva Coelho, 220– Joaquim Egídio. Funcionamento:

29, 30, 31/12, 01 e 02/01 – Fechado.

 

Unidade “Elvino Silva Filho”- Av. Antônio Carlos Couto de Barros, s/n – Sousas. Dias 29, 30, 31/12, 01 e 02/01 – Fechado.

Centro Público de Apoio ao Trabalhador (CPAT) – As três unidades do CPAT (Centro/terminal Ouro Verde/Campo Grande) ficam fechadas na sexta (29) e na segunda (1). O serviço retoma às atividades na terça (2), às 12h. 

 

Ceasa Campinas – Na sexta (29) e no sábado (30) os mercados da Ceasa vão funcionar no horário normal. Na segunda-feira (1), os mercados estarão fechados e reabrem na terça (2) normalmente. A área administrativa encerra as atividades na sexta-feira (29), às 16h12, e retoma o expediente na terça (2), às 8h. O Banco Municipal de Alimentos, o Departamento de Alimentação Escolar e o Instituto de Solidariedade para Programas de Alimentação (ISA) seguirão o horário da área administrativa, retornando as atividades na terça (2). O Varejão da Ceasa Campinas estará fechado no sábado, dia 30.

 

Confira os horários Mercado de Hortifrutigranjeiros – segundas, quartas e sextas-feiras, das 5h às 14h; terças e quintas-feiras, das 7h às 16h30; sábados, das 7h às 11h. Excepcionalmente na segunda de Réveillon (1), o mercado estará fechado.

 

Mercado de Flores e Plantas -segundas e quintas-feiras, das 6h30h às 12h, para cadastrados, e segundas e quintas-feiras, às 12h às 16h30; terças, quartas e sextas-feiras, das 8h às 16h30 e sábados, das 8h às 13h, para público geral. Excepcionalmente na segunda de Réveillon (1), o mercado estará fechado.

 

Varejão: sábados, das 8h às 13h. Excepcionalmente no sábado (30), o varejão estará fechado.

 

Trânsito e transporte coletivo – A Emdec mantém os serviços essenciais e de emergência em atividade, durante o feriado prolongado. As equipes de trânsito e transporte, a operação nos terminais urbanos, equipes semafóricas e de sinalização e a operação na Divisão de Controle Operacional atuam normalmente. As solicitações da população podem ser feitas pelo telefone (19) 3772-1517. 

 

O serviço de atendimento presencial ao público ficará fechado na sexta (29) e na segunda (1). As atividades voltam ao normal na terça (2), às 12h. A sede da Emdec fica na Rua Dr. Salles Oliveira, 1.028, na Vila Industrial; com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 até as 17h.

 

PAI-Serviço – Os agendamentos do PAI-Serviço terão alteração no Ano-Novo. No dia 28 de dezembro (quinta-feira), é necessário fazer as solicitações para viagens nos dias 30 e 31 de dezembro; e 1º e 2 de janeiro (sábado, domingo, segunda e terça-feira). E no dia 29 de dezembro (sexta-feira), serão feitos os agendamentos para viagens no dia 3 de janeiro (quarta-feira). O PAI-Serviço garante transporte gratuito porta a porta às pessoas com restrição severa de mobilidade. Os deslocamentos podem ser realizados para tratamento médico, sócio-assistencial, educação, atividades diversas e trabalho. O serviço possui 47 vans adaptadas e dois ônibus acessíveis.

 

Pátio – O recolhimento de veículos apreendidos por irregularidades ou infrações de trânsito, ao Pátio Municipal, será realizado normalmente durante o feriado. A retirada é que fica suspensa na sexta (29), e na segunda (1) sendo retomada na terça (2), às 12h.

 

Poupatempo e subprefeituras – Os postos de atendimento da Emdec nas subprefeituras do Ouro Verde e Campo Grande fecham na sexta (29) e na segunda (1). O atendimento será retomado na terça (2), às 12h.

 

O posto da Emdec no Poupatempo Campinas Shopping fecha na sexta (29), sábado (30) e segunda (1) de janeiro. O atendimento é retomado na terça (2) de janeiro, às 12h. 

 

Procon – O atendimento no 151, o Procon Móvel, bem como as unidades de atendimento do Agiliza e sede Administrativa fica suspenso na sexta (29) e na segunda (1). O serviço retoma o atendimento na terça (2), às 12h. Já as unidades que atendem no Campinas Shopping e Poupatempo/Centro fecham na sexta (29) no sábado (30) e na segunda (1) e retomam as atividades na terça (1), às 12h. O Procon Digital receberá reclamações via web (www.procon.campinas.sp.gov.br) normalmente no período.

Geral

Campanha da Emdec de prevenção à Covid-19 é levada a agentes e escolas

Publicado

em

Por

A campanha “Em defesa da vida, faça a sua parte!” da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), voltada à prevenção da Covid-19 na mobilidade urbana, está na sua quarta semana de atividades. Neste início de maio, a campanha alcançou novos públicos estratégicos: a comunidade escolar e os agentes da mobilidade urbana da empresa.
 

 

Para as escolas, a Emdec elaborou dois materiais que abordam deslocamentos seguros na pandemia do coronavírus, disponibilizados no endereço eletrônico www.emdec.com.br/maioamarelo. O movimento Maio Amarelo visa a preservar a vida no trânsito, e, em Campinas, também estão sendo incorporados conteúdos de conscientização contra a doença.  

 
 

A Cartilha de Prevenção contra a Covid-19 na Mobilidade de Estudantes e Comunidade Escolar apresenta os cuidados necessários antes de sair de casa, o uso da máscara, a etiqueta respiratória, a higienização das mãos e orientações de prevenção para diferentes modos de deslocamento, seja a pé, de bicicleta, transporte escolar, transporte público, táxi ou viajando por aplicativos, por exemplo.  



Já a publicação Planos de Aula: Prevenção contra a Covid-19 na Mobilidade de Estudantes e Comunidade Escolar sugere, de forma detalhada, atividades a professores da Educação Infantil (para crianças de 4 a 5 anos), Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, com ampla indicação de ferramentas e referências, tendo como tema a mobilidade urbana em tempos de coronavírus.  


 

Nas próximas semanas, ainda dentro do Maio Amarelo, as instituições de ensino também receberão materiais sobre circulação segura, cidadania, respeito e responsabilidade no trânsito.  



Agentes da mobilidade urbana  

 
A campanha “Em defesa da vida, faça a sua parte!” também está envolvendo os agentes da mobilidade urbana da Emdec. Na quarta, 5 de maio, agentes que exercem funções de liderança passaram por capacitação com pessoal da Secretaria Municipal de Saúde, em dois períodos.  


 

O curso virtual “Orientações para os agentes da mobilidade urbana sobre medidas de prevenção e controle da Covid-19” foi apresentado por Priscila de Paula Marques, enfermeira e técnica da Vigilância Sanitária de Serviços Relacionados à Saúde, e Alexandre Beltrami, engenheiro de segurança do trabalho, chefe de setor no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador. Funcionários de outros setores da Emdec e da Saúde também acompanharam as palestras.  


 

“As instruções promovem autoproteção, prevenção e orientação aos munícipes. Este conhecimento será multiplicado pelos líderes aos quase 400 agentes da mobilidade urbana da empresa, que, por sua vez, poderão orientar os cidadãos”, destaca o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva. “Também vamos entregar cartilhas impressas e disponibilizar o curso completo aos agentes em uma plataforma de Educação a Distância (EaD)”, explica Camargo.


 

“Estamos reforçando as orientações dos órgãos de saúde junto à população e aos nossos colaboradores, para pleno enfrentamento da Covid-19”, comenta o secretário municipal de Transportes, Vinícius Riverete. “Se as viagens são necessárias, devem ser realizadas com todos os cuidados pelos transportadores, operadores e passageiros”.  

 

Além de Camargo e Riverete, participam das palestras o diretor de Operações da Emdec, Wilson Folgozi de Brito; e a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Paula Bruno von Zuben. Nas próximas quartas-feiras, dias 12 e 19 de maio, ainda estão previstas apresentações para transportadores escolares e os demais funcionários da Emdec.
 

 

Histórico da campanha

 

A campanha “Em defesa da vida, faça a sua parte!”, lançada em abril, desde o início foi direcionada aos usuários do transporte público coletivo. Este público recebeu mensagens nos letreiros de ônibus, na frota do transporte e também nos terminais urbanos, que foram demarcados com orientações de solo para o distanciamento social. As mensagens ainda foram veiculadas na Rádio Educativa.  

 
 

A Emdec também instalou faixas informativas nos terminais urbanos, com alertas sobre higienizar as mãos e objetos tocados; jamais espirrar, tossir ou falar sem máscara; não comer ou beber dentro dos ônibus; e respeitar o distanciamento social.  

 

 
Durante a semana passada, a campanha contou com ações virtuais nas redes sociais da Emdec (Facebook, Instagram e Twitter), além do compartilhamento de mensagens via WhatsApp, focando em públicos específicos.  




O endereço eletrônico www.emdec.com.br/covid-19 (Mobilidade em Campinas na pandemia da Covid-19) traz todas as notícias da empresa relacionadas ao coronavírus, bem como informações de atendimento ao público, links e telefones úteis.

Continue Lendo

Geral

Setransp arrecada mais de 25 toneladas para campanha Campinas Sem Fome

Publicado

em

Por

A Secretaria Municipal de Transportes (Setransp) enviou nesta quinta, dia 6 de abril, pela manhã, mais 578 cestas básicas para o Banco de Alimentos de Campinas. Foram mobilizados dois caminhões e uma equipe de 11 militares do 2º Batalhão Logístico Leve, que auxiliou no carregamento das cestas ao Banco de Alimentos de Campinas.

Esta é a segunda remessa que a Setransp encaminha para a campanha “Campinas Sem Fome”. Na primeira, em abril, foram entregues 905 cestas.  

Agora, as doações da Setransp somam 1683 cestas básicas, que totalizam cerca de 25,3 toneladas de alimentos e kits de higiene.

Segundo o secretário de Transportes, Vinícius Riverete, esse foi o resultado da mobilização que a Setransp fez com empresários da cidade, que responderam positivamente ao apelo do prefeito Dário Saadi e abraçaram a iniciativa.  

“Ficamos felizes com os esforços e gesto solidário do empresariado de Campinas, que devem servir de inspiração para que outras pessoas continuem as doações. Sabemos que a pandemia não passou e seu impacto na vida dos mais vulneráveis ainda persistirá.”

Outro fator destacado por Riverete é que as doações da Setransp, embora expressivas, não esgotam a mobilização. “Precisamos estar vigilantes permanentemente para reduzir a insegurança alimentar de toda a sociedade que sofre”, afirma o secretário.

Agradecemos, especialmente, ao apoio do empresariado; e, também, do tenente-coronel Vanderson Giacomini Savioli, que colocou a sua equipe à disposição para nos ajudar nesta logística de envio das doações ao Banco de Alimentos; e, ainda, ao próprio Banco, que realizou o transporte.

Continue Lendo

Geral

Campinas tem 81,87% dos leitos de UTI-Covid ocupados nesta sexta, 6

Publicado

em

Por

Campinas conta, nesta quinta-feira, 6 de abril, com 375 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19 nas redes pública municipal e particular de saúde. Deste total, 307 estão ocupados, o que corresponde a 81,87%. Há 68 leitos livres nas redes municipal e privada.

Não há espera por leitos Covid-19 de UTI e enfermaria.

Os leitos estão disponibilizados da seguinte maneira:

SUS Municipal: 163 leitos, dos quais 157 estão ocupados, o que equivale a 96,32%. Há 6 leitos livres.

Particular: 212 leitos, dos quais 150 estão ocupados, o que equivale a 70,75%. Há 62 leitos vagos.

SUS Estadual: As informações sobre os leitos do Estado (HC e AME) estão disponíveis no www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/simi/leitos/

Continue Lendo







Populares