Connect with us

Geral

Prefeitura decreta situação de emergência pública em Campinas

Published

on

Geral

Escolas municipais de Campinas registram 27% de presença no 1º dia de horário ampliado

Published

on

By

Nesta segunda-feira, 2 de agosto, no primeiro dia de horário ampliado e revezamento semanal na rede municipal de ensino, as 208 escolas municipais receberam 7.356 alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, uma adesão de 27%.

“Estamos em uma nova fase de transição. As escolas da rede municipal poderão receber até 50% dos alunos, levando em conta sua capacidade e desde que respeitem todos os protocolos sanitários”, explicou o diretor pedagógico Luiz Roberto Marighetti.

As regiões Sul e Norte foram as que mais registraram presença. Juntas, somaram, nos períodos da manhã e tarde, 3.537 estudantes. Nesta fase de transição, as escolas municipais podem atender, em forma de rodízio semanal, até 27.371 alunos, do total de 54.741 matriculados. Enquanto uma turma frequenta as aulas presenciais, a outra faz atividades por meio da plataforma digital.

A presença nas escolas é optativa. Cabe aos pais e responsáveis decidirem se os filhos retornam presencialmente ou seguem acompanhando as atividades por meio da plataforma digital.

Horário estendido

As creches começaram a atender das 7h às 14h. Até então, as crianças permaneciam nas unidades das 7h às 11h. Em relação à pré-escola, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos, o turno aumentou de três para quatro horas diárias.

Educação Integral

Não haverá revezamento semanal para os alunos das oito Escolas de Educação Integral (EEI). Para eles, as aulas presenciais acontecem todos os dias, sendo três horas em cada período (manhã e tarde).

Protocolos

As aulas presenciais foram retomadas com regras, como redução de horário e revezamento de turmas, para garantir o distanciamento social, e com rigorosos protocolos sanitários, seguindo orientação das autoridades de saúde.

Cada aluno recebeu um kit com quatro máscaras não descartáveis e álcool gel individual. Os professores, além das máscaras, também contam com protetor facial (face shield). Totens com álcool gel foram distribuídos em pontos estratégicos das escolas.

Continue Reading

Geral

Com ampla programação, Semana da Juventude será realizada de 9 a 14/08

Published

on

By

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, a Fundação Feac e o Conselho Municipal da Juventude definiram a programação da Semana da Juventude, que tem início segunda-feira, 9 de agosto, e vai até sábado, dia 14. Um hotsite reúne as informações sobre o evento: https://bit.ly/semanadajuventudecampinas .

 

 

“Precisamos discutir e promover direitos fundamentais da sociedade e esse é o propósito básico dessa iniciativa, de sensibilizar a sociedade para esse tema”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

 

 

Instituído no calendário oficial de Campinas por meio da Lei Complementar nº 115/2015, a Semana da Juventude é um evento comemorado anualmente na semana do dia 12 de agosto, realizado pelo Poder Executivo em colaboração com o Conselho Municipal da Juventude. 

 

 

A data de 12 de agosto é o Dia Internacional da Juventude, celebrado pela resolução da Assembleia Geral da ONU em 1999, como resposta às recomendações levantadas na Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude (Lisboa, 1998), onde ocorreram diversas reflexões sobre as práticas de responsabilidade social para com os jovens.

 

 

Coordenadoria da Juventude

 

Com a competência de formular, coordenar e promover, de forma articulada às demais secretarias, políticas públicas e diretrizes voltadas para a juventude, no âmbito dos Direitos Humanos, a Coordenadoria da Juventude, criada em agosto de 2015, é vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos,  é responsável pelo Programa Socioeducativo Juventude Conectada e pelo Centro de Referência da Juventude (CRJ). 

 

 

Programa Juventudes

 

O Programa Juventudes da Fundação FEAC tem como foco a criação de espaços de participação e aprendizado social autogeridos por jovens. O objetivo é incentivar e fortalecer sua participação em todas as esferas sociais, principalmente em relação às questões que lhes afetam diretamente, tanto individual quanto coletivamente.

 

 

Compreendendo a diversidade da população jovem, o termo Juventudes vem no plural justamente para destacar as múltiplas diferenças de etnia, raça, cor da pele, cultura, origem, idade e sexo, orientação sexual, idioma ou religião; opinião, deficiência e condição social e econômica, entre muitas outras. 

 

 

O Estatuto da Juventude tem como um de seus princípios a promoção e valorização da pluralidade da participação juvenil por meio de suas representações. Nós, organizadores da Semana da Juventudes, acreditamos que a participação das juventudes é capaz de gerar transformações e avanços fundamentais na realidade social, ambiental, cultural e política em que estão inseridos, estabelecendo uma práxis possível, junto aos técnicos, profissionais da área, pesquisadores, gestores e tomadores de decisão. Ao estimularmos e promovermos a participação nesta faixa etária, contribuímos para o fortalecimento da democracia, para a construção de agendas locais no espaço da cidade, lugar onde se estabelece o cotidiano das pessoas.

 

 

Dia 9 – Abertura 

 

Como proposta do grupo de organização do evento, será realizada uma live no dia 9 de agosto, às 15h, como abertura da Semana da Juventude 2021. A transmissão será feita pelo canal da Fundação FEAC podendo ser acessada por meio do link: https://www.youtube.com/fundacaofeac

 

 

O objetivo da Live é discutir e colocar em pauta a importância do Estatuto das Juventudes e do levantamento de dados relacionados às diferentes juventudes e temáticas que permeiam essa faixa etária no contexto brasileiro.

 

 

Nome da Atividade: “Lançamento Inscrições Cursos Centro de Referência da Juventude (CRJ)”

 

Descrição: Lançamento do formulário de inscrição do curso de Auxiliar de Recursos Humanos que será realizado no Centro de Referência da Juventude (CRJ) em parceria com o IMENE. Vagas: 25. Inscrições: de 09/08 a 13/08/2021.

 

Tipo de Atividade: Oficina Educativa Presencial (Protocolos COVID-19)

 

 

Horário: 8h

 

Link ou local: Inscrições: https://www.facebook.com/projetoimene | Local de realização dos cursos: Centro de Referência da Juventude (CRJ) – Rua Dusolina Leone Tournieux, nº 143, Vila União (ao lado do terminal de ônibus).

 

Responsável: Coordenadoria da Juventude e IMENE

 

Redes Sociais: @projetoimene   @cjuventudecampinas

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “LIVE de Abertura da Semana da Juventude 2021”

 

Descrição: O objetivo da Live é discutir e colocar em pauta a importância do Estatuto das Juventudes e do levantamento de dados relacionados às diferentes juventudes e temáticas que permeiam essa faixa etária no contexto brasileiro.

 

Tipo de Atividade: Live

 

Data: 09/08/21

 

Horário: 15:00h

 

Link da transmissão: https://www.youtube.com/fundacaofeac

 

Responsável: Coordenadoria da Juventude e Programa Juventudes – Fundação FEAC

 

Redes Sociais: @cjuventudecampinas @fundacaofeac

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Repercussão da Pandemia na Saúde Mental

 

Descrição: Será realizada uma roda de conversa online sobre a repercussão da pandemia na saúde mental com projeção de apresentação, vídeo e dinâmica.

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 10/08/21

 

Horário: 08:00h

 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1Ev2v9rEZg778tpmRyRom77KzcTNKe6QJ-xavKDR41sA/viewform?edit_requested=true

 

Responsável: ESPRO

 

Redes Sociais: https://www.espro.org.br/

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Direitos da Juventude”

 

Descrição: Oficina presencial com jovens participantes da instituição acerca dos direitos previstos no Estatuto da Juventude.

 

Tipo de Atividade: Oficina Educativa Presencial (Protocolos COVID-19)

 

Data: 10/08/21

 

Horário: 09:00h

 

Inscrições: Exclusiva para apenas com os/as participantes da instituição e/ou Projeto

 

Responsável: Centro Social Presidente Kennedy

 

Redes Sociais: @Centro_Kennedy

 

Contato: @Centro_Kennedy

 

 

Nome da Atividade: Prevenção combinada: que papo é esse?

 

Descrição: O objetivo é que os/as participantes conheçam as nove estratégias da prevenção combinada para ampliar seus conhecimentos e práticas de autocuidado com relação às IST/HIV-aids. A roda será facilitada por um profissional do Projeto Jovens Mobilizadores/as com o apoio de pelo menos mais um/a Jovem Mobilizador/a e através do diálogo e do apoio visual de algumas lâminas Power Point passar as informações e promover o debate e a troca de experiências.

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 10/08/21

 

Horário: 10:00h

 

Inscrições: https://forms.gle/xsY7tN8qm7C14Vw68

 

Responsável: Reprolatina

 

Redes Sociais: http://www.reprolatina.org.br/

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Lançamento do Projeto ‘Papo Reto’ – Video podcast”

 

Descrição: Idealizado pelo Conselho Municipal da Juventude, o projeto “Papo Reto” tem a intenção de mobilizar jovens de diversos territórios, de diferentes instituições e/ou movimentos sociais para participar das discussões através de vídeo podcasts que debatem temas relacionados à juventude. No primeiro episódio, será abordado o tema: Direito à Profissionalização, ao Trabalho e à Renda.

 

Tipo de Atividade: Live

 

Data: 10/08/21

 

Horário: 14:00h

 

Link: https://www.youtube.com/channel/UCxZ2chRN2di4DQmULtwo9LA

 

Responsável: Conselho Municipal da Juventude

 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/cmjcampinas

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Produção Audiovisual Periférica”

 

Descrição: A Oficina Educativa de Produção Audiovisual Periférica contará com quatro encontros (roteiro e direção de arte, direção de fotografia, captação de som e produção/distribuição) para uma introdução às ferramentas básicas para a construção de um vídeo. Aulas nos dias 10, 11, 12 e 13 de Agosto.

 

Tipo de Atividade: Oficina Educativa Online

 

Data: 10/08/21

 

Horário: 19:00h

 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/106TAGTurZUVFIvYGGeXTrGyAG6lLTDWKkjIXxSThsAE/edit

 

Responsável: Mandinga de Favela

 

Redes Sociais: https://www.instagram.com/mandingadefavela/

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Eu trabalho, Tu trabalhas, Eles e Elas querem trabalhar.”

 

Descrição: Espaço de trocas, exposição de dúvidas, relatos de experiências, mediada por jovens que estão inseridos no trabalho, entre os jovens (com apoio e suporte dos técnicos) sobre o mundo do trabalho (Expectativas x Realidade)

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 10/08/21

 

Horário: 19:00h

 

Inscrições: https://forms.gle/G5VyN44rq5ETBYYp8

 

Responsável: Programa Juventudes – Fundação FEAC – Eixo Mundo do Trabalho

 

Redes Sociais: @conectadoaofuturoo

 

Contato: [email protected]

 

 

Nome da Atividade: Cidadania: Qual é o meu papel?

 

Descrição: Explanação do conteúdo através de PPT, rodas de conversa, interatividade com os participantes.

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 11/08/21

 

Horário: 08:00h

 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/1dT82TjSO7VzVTo2DIdy0Lw-CghrIL1XPHXkVx2pSCLg/edit

 

Responsável: ESPRO

 

Redes Sociais: https://www.espro.org.br/

 

Contato: [email protected]

 

 

Nome da Atividade: “BATE PAPO COM AS JUVENTUDES: A MINHA, A SUA, A NOSSA VOZ ATIVA!”

 

Descrição: A atividade “Roda de Conversa Virtual”, será um espaço de falas de jovens que desenvolvem diferentes ações, participando social e ativamente da vida social e política em nosso município, olhando para diferentes causas e territórios, possibilitando a reflexão, a articulação e a construção de pontes, acúmulo de força e a construção de proposições de encaminhamentos a espaços de discussão e promoção de políticas públicas às juventudes.

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 11/08/21

 

Horário: 14:30h

 

Link:  https://meet.google.com/czq-kogz-rex (Não é necessário se inscrever)

 

Responsável: PROGEN – Projeto Gente Nova – Programa Juventudes – Fundação FEAC – Eixo Participação Social e Política

 

Redes Sociais: http://www.progen.org.br/

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Esportes Gratuitos em Campinas”

 

Descrição: A atividade não pretende somente informar sobre as modalidades esportivas, mas também explicitar a importância da atividade física. Tradicionalmente, os esportes são vistos como benéficos para a saúde física, porém também são fundamentais para a saúde mental e educação. Será abordada a ligação entre esportes, saúde física, saúde mental e educação.

 

Tipo de Atividade: Live

 

Data: 11/08/21

 

Horário: 15:00h

 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9FWvLLXxfu4tmgY_8vZCgaZuNUVRMwCFC_WanUioR5DRtHw/viewform

 

Responsável: ISBET

 

Redes Sociais: http://www.isbet.org.br

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Oficina Perifa Verde – Cozinhando com Ora-pro-nobis”

 

Descrição: Bate papo sobre o início do coletivo, oficina para aprender a fazer muda e receita usando PANC Ora-pro-nobis.

 

Tipo de Atividade: Oficina Educativa Online

 

Data: 11/08/21

 

Horário: 15:00h

 

Link:  https://www.youtube.com/channel/UCYOfgFyJg6tgH0ghq41VSxA (Não é necessário inscrição)

 

Responsável: Perifa Verde

 

Redes Sociais: https://www.instagram.com/perifaverde/

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Cine debate sobre o documentário ‘LIMIAR’.”

 

Descrição: No dia 10/08 o documentário de impacto social “LIMIAR”, que retrata a experiência de transição de gênero a partir do olhar e registro da mãe, será lançado nacionalmente e a Reprolatina está sendo uma das instituições parceiras do documentário e terá nas suas redes sociais, assim como nas do próprio filme, a divulgação do link aberto para que qualquer pessoa possa assistir no Youtube. A proposta da roda de conversa é estar com a cineasta e produtora do documentário – Coraci Ruiz, batendo um papo sobre os objetivos do documentário e sobre os temas que ele aborda visando a igualdade de gênero e respeito às diversidades, orientação sexual e identidades de gênero.

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 11/08/21

 

Horário: 17h

 

Inscrições: https://forms.gle/9urszSiRzrHjxvJi6

 

Responsável: Reprolatina

 

Redes Sociais: https://www.instagram.com/limiarfilme/

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “A Capoeira na escola, na sociedade e na família”

 

Descrição: Live com representantes da EMEF CAIC Zeferino Vaz , alunos e pais, relatando a experiência da capoeira na escola, família e sociedade.

 

Tipo de Atividade: Live

 

Data: 11/08/21

 

Horário: 19h

 

Link: https://instagram.com/salariocapoeira?utm_medium=copy_link

 

Responsável: APAS – Associação Popular Arte do Saber

 

Redes Sociais: https://instagram.com/salariocapoeira?utm_medium=copy_link

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Juventudes e autoproteção: trocando ideias e compartilhando experiências”

 

Descrição: O Objetivo da Live é compartilhar as experiências dos projetos ligados ao eixo de autoproteção do Programa Juventudes da FEAC, e será transmitido pelo canal do Youtube da FEAC. A Live terá a participação de pelo menos um/a técnico e um/a jovem dos projetos: Diversidade é Vida (Guardinha), Empodera + (CPTI) e Jovens Mobilizadores/as pelos DSR (Reprolatina).

 

Tipo de Atividade: Live

 

Data: 11/08/21

 

Horário: 19:00h

 

Link:  https://www.youtube.com/user/fundacaofeac (Não é necessário se inscrever)

 

Responsável: Reprolatina –  Programa Juventudes – Fundação FEAC – Eixo Autoproteção

 

Redes Sociais: www.reprolatina.org.br

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Olhos para o Futuro”

 

Descrição: Uma roda de conversa onde os jovens possam falar sobre seus objetivos, metas, o que esperam do futuro, o que pensam sobre o mercado de trabalho, suas inseguranças e medos em relação a entrada no mercado de trabalho. Um dividindo suas experiências e expectativas com os outros, a fim de refletirem e conhecerem outras visões sobre os temas.

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 11/08/21

 

Horário: 19:00h

 

Inscrições: https://apoia.org.br/selecao/

 

Responsável: Apoia – Associação Assistencial de Incentivo e Orientação ao Profissional do Amanhã

 

Redes Sociais: @ong.apoia | apoia.org.br

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Projeto ‘Papo Reto’ – Video podcast Episódio 02”

 

Descrição: Idealizado pelo Conselho Municipal da Juventude, o projeto “Papo Reto” tem a intenção de mobilizar jovens de diversos territórios, de diferentes instituições e/ou movimentos sociais para participar das discussões através de vídeo podcasts que debatem temas relacionados à juventude. Neste segundo episódio, será abordado o tema: Direito à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente.

 

Tipo de Atividade: Live

 

Data: 12/08/21

 

Horário: 10:00h

 

Link: https://www.youtube.com/channel/UCxZ2chRN2di4DQmULtwo9LA

 

Responsável: Conselho Municipal da Juventude

 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/cmjcampinas

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Juventude e Diversidade”

 

Descrição: Bate papo sobre Juventude, Diversidade e seus Desafios

 

Tipo de Atividade: Oficina Educativa Presencial (Protocolos COVID-19)

 

Data: 12/08/21

 

Horário: 14h

 

Inscrições: Exclusiva para apenas com os/as participantes da instituição e/ou Projeto

 

Responsável: Guardinha – Associação de Educação do Homem de Amanhã

 

Redes Sociais: @guardinhacampinas

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Como trabalhar com projeto de vida?”

 

Descrição: Objetivo: Refletir sobre o conceito de projeto de vida e propiciar, por meio da prática e da vivência, instrumentos e dinâmicas para se trabalhar com projeto de vida nos diferentes espaços educativos. Carga horária: 3 horas Conteúdo Programático: – Definições e debate sobre projeto de vida; – Sentido da Vida; – Dinâmicas sobre projeto de vida.

 

Tipo de Atividade: Oficina Educativa Presencial (Protocolos COVID-19)

 

Data: 12/08/21

 

Horário: 14h30

 

Inscrições: https://consultoriamandala.com.br/projetodevidacampinas/

 

Local: Centro de Referência da Juventude (CRJ) – Rua Dusolina Leone Tournieux, nº 143, Vila União, Campinas-SP (ao lado do terminal de ônibus).

 

Responsável: Consultoria Mandala Impacto Social

 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/consultoriamandala

 

Contato: [email protected]

 

 

Nome da Atividade: “Juventudes e Saúde Mental”

 

Descrição: Descrição: Saúde da mente? Saúde do corpo? Vamos conversar sobre a magia de sermos seres únicos e também os desafios para manter o equilíbrio. Nessa roda de conversa serão trazidas algumas informações importantes sobre a saúde mental dos jovens e também te ajudar a encontrar o melhor caminho para deixar a saúde mental em dia!

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 12/08/21

 

Horário: 16:00h

 

Inscrições: https://forms.gle/9b7e1xzjo2pJ9C3h7

 

Responsável: Carolina Filigoi e Ana Carolina Apolinário

 

Redes Sociais: @carolinafiligoi.psi @psi.anaapolinario

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “O que é feminismo e para quê ele serve?”

 

Descrição: De forma participativa e dialogada com as/os participantes o objetivo é que as/os participantes conheçam o conceito de Feminismo e a luta pela Igualdade de Gênero, quebre os tabus a respeito do que é Feminismo e reflita sobre a importância de todes contribuírem para uma sociedade que garanta a Igualdade de Gênero e como fazer isso nas ações cotidianas. A facilitação será de uma profissional da Reprolatina junto com pelo menos um/a Jovens Mobilizadora e em alguns momentos será utilizado o apoio visual de uma apresentação powerpoint.

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 12/08/21

 

Horário: 16h

 

Inscrições: https://forms.gle/xsY7tN8qm7C14Vw68

 

Responsável: Reprolatina

 

Redes Sociais: www.reprolatina.org.br

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Videopoemas homenagem ao Poeta Mario Quintana”

 

Descrição: Será uma mostra dos vídeos poemas com o link para publicação nas redes sociais

 

Tipo de Atividade: Apresentação Cultural

 

Data: 12/08/21

 

Horário: 17:00h

 

Link: https://padlet.com/professores2/Bookmarks

 

Responsável: Grupo Primavera

 

Redes Sociais: @grupoprimaveracampinas

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Oficina ‘Pequenas poesias e histórias musicais’.”

 

Descrição: Na oficina, será apresentado o e-book “Pequenas poesias e histórias musicais” que foi lançado em 19 de março de 2021 e está disponível para download gratuito no site www.gabisurucua.wixsite.com/ebook. O e-book traz poesias que contam histórias de diversos instrumentos musicais, apresentando sua origem e sua diversidade e enfatizando a importância de conhecermos tais instrumentos.  Ao conhecer a história de cada um deles podemos refletir sobre a importância cultural de diversos povos e entender mais sobre as nossas raízes.  Um ponto importante da oficina é que os participantes aprenderão os passos básicos para escreverem as suas próprias poesias, expressarem seus sentimentos por meio da escrita e também mostrarem seus conhecimentos sobre assuntos de sua preferência, iremos praticar juntos!

 

Tipo de Atividade: Oficina Educativa Online

 

Data: 12/08/21

 

Horário: 19h

 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe66gk1HWg5JXyQWxADRGjFbpvCYHAE_ln6OSOtIw25JW743g/viewform?vc=0&c=0&w=1&flr=0

 

Responsável: Gabriela Person

 

Redes Sociais: www.youtube.com/gabrielaperson

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Webinar: Juventudes e vulnerabilidades: um diálogo necessário”

 

Descrição: Utilizando o formato Webinar da plataforma ZOOM a atividade terá uma mediação feita por um profissional da Reprolatina e a exposição do tema por uma consultora externa. Após a exposição do tema os/as participantes terão um espaço para fazer seus comentários e perguntas promovendo o debate sobre o tema abordado.

 

Tipo de Atividade: Webinar

 

Data: 12/08/21

 

Horário: 19h

 

Inscrições: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_RLE43f0SQu6n9XSvPd_fRQ

 

Responsável: Reprolatina

 

Redes Sociais: @reprolatina

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Roda de conversa mundo do trabalho”

 

Descrição: Roda de conversa sobre o mundo do trabalho e assuntos relacionados a empregabilidade

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 13/08/21

 

Horário: 10h

 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSce-znBtFOtUAVFuXgscyJuJ5Xo4103RjGsGzQlC14_JlDpAw/viewform

 

Responsável: Guardinha – Associação de Educação do Homem de Amanhã

 

Redes Sociais: https://pt-br.facebook.com/guardinhacampinas/

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Papo Reto: Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil”

 

Descrição: Roda de conversa virtual sobre o eixo do Estatuto da Juventude, Direito à Cidadania, à Participação Social e Política e à Representação Juvenil

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 13/08/21

 

Horário: 14:00h

 

Inscrições: https://forms.gle/Bgmx7MCBCqZvKDQx7

 

Responsável: Conselho Municipal da Juventude

 

Redes Sociais: @cjuventudecampinas https://www.facebook.com/cmjcampinas

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Juventudes e direitos: conhecendo o Estatuto da Juventude”

 

Descrição: Como parte das ações do Projeto Jovens Mobilizadores a Live “Jovens, precisamos falar de prevenção que é realizada quinzenalmente irá debater o tema “juventudes e direitos: conhecendo o estatuto da juventude” através da participação de alguns/algumas jovens mobilizadoras e mediação de dois profissionais da Reprolatina. O objetivo principal será informar os/as jovens sobre os principais direitos garantidos pelo Estatuto da juventude nos 11 eixos temáticos contribuindo assim para o exercício da sua cidadania e participação juvenil no controle das políticas públicas.

 

Tipo de Atividade: Live

 

Data: 13/08/21

 

Horário: 16h

 

Link: https://www.youtube.com/user/Reprolatina (Não é necessário inscrição)

 

Responsável: Reprolatina

 

Redes Sociais: @reprolatina

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “A Juventude no Maracatu Baque Mulher”

 

Descrição: A ideia é realizar um bate-papo com as participantes mais jovens do Baque Mulher de Campinas, mostrando a importância da juventude no mantimento das culturas tradicionais do país e no Movimento de Empoderamento Feminino Baque Mulher, de forma nacional e regional. Três batuqueiras serão entrevistadas pela atual coordenadora do grupo e vão contar um pouco das trajetórias individuais e coletivas dentro do movimento. Além disso, vão cantar a loa (música) do grupo que mais gostam.

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 13/08/21

 

Horário: 19h

 

Inscrições: https://www.instagram.com/baquemulhercampinas/?hl=pt-br (Não é necessário inscrição)

 

Responsável: Baque Mulher de Campinas

 

Redes Sociais: @baquemulhercampinas @seriaiara @movimentobaquemulherfbv

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Jazz Lírico Online”

 

Descrição: Será trabalhado na área da dança, com a modalidade de jazz Lírico. A atividade se inicia com uma breve conversa e entrosamento entre os participantes da turma. Logo após, será iniciado o aquecimento e alongamento corporal, para uma preparação e prevenção de lesões. Com isso, será dado seguimento com trabalhos de expressão corporal, musicalidade e exercícios coreográficos que serão trabalhados na sequência final da aula. Ao final, será focada uma sequência coreográfica, introduzindo movimentações, técnicas, performances, sentimentos e musicalidade que foram trabalhados durante a aula.

 

Tipo de Atividade: Outros

 

Data: 13/08/21

 

Horário: 19h

 

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdmftuz-FZAPc1-oO-gH1iHaIqoXxQDYnNJi37-e1VuPN4UjA/viewform?usp=pp_url

 

Responsável: Fernanda Abreu Nicolucci

 

Redes Sociais: @ferx_abreu

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Oficina de escrita criativa: Escreva sua história”

 

Descrição: A oficina de escrita criativa: Escreva sua história, desenvolverá exercícios para criatividade, que conduz o participante a partilhar a sua escrita, torna-se protagonista e assim espalhar suas histórias pelo mundo. Capaz de trabalhar o autoconhecimento e autocuidado lidando com os sentidos a sua existência e como eles nos conduzem a retornar a si. Beneficia na formação de conhecimento em como começar seu texto e assim fomentá-lo com suas experiências. A atividade será realizada virtualmente através da sala do Google Meet, na data prevista e com link disponibilizado dias antes seguindo a divulgação. Em um dia de evento com três horas, dividido entre apresentação do responsável da atividade e participantes, conteúdos, vídeos sobre criação e liberdade de expressão, exercícios dinâmicos para criatividade e logo após a criação individual de textos.

 

Tipo de Atividade: Oficina Educativa Online

 

Data: 13/08/21

 

Horário: 19h

 

Inscrições: A definir

 

Responsável: Júlia Motta

 

Redes Sociais: https://www.instagram.com/poetajuliamotta/

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Direitos Humanos e Políticas Públicas de Juventude”

 

Descrição: Ementa: Promover reflexões e debates sobre os Direitos Humanos e as Políticas Públicas de Juventude a partir da realidade juvenil brasileira e das dinâmicas associadas à cultura, educação, meio ambiente, esporte, trabalho e demais direitos, compreendendo a necessidade e a importância da participação social e do protagonismo no processo de elaboração, formulação e avaliação das Políticas Públicas de Juventude. Carga Horária: 2 horas Conteúdo Programático: • Direitos Humanos e os jovens e as jovens; • Políticas Públicas e Juventudes • Histórico das Políticas Públicas de Juventudes; • A busca pela efetivação dos direitos humanos e participação social; Metodologia: Roda de conversa com reflexões e debates com explorações e recursos audiovisuais, interações com ferramentas digitais (google forms, mentimenter e padlet) e momento para troca de experiências e socialização.

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 14/08/2021

 

Horário: 9h30

 

Inscrições: https://consultoriamandala.com.br/dhppj-campinas

 

Responsável: Consultoria Mandala Impacto Social

 

Redes Sociais: www.consultoriamandala.com.br |  www.facebook.com/consultoriamandala

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Bate papo sobre “Juventudes e a riqueza das suas diversidades”

 

Descrição: A atividade será facilitada por duas Jovens Mobilizadoras com o objetivo de promover um bate papo de jovem para jovem sobre as diversidades existentes nas diferentes formas de identidade e expressão da juventude e a importância do respeito e da igualdade.

 

Tipo de Atividade: Roda de Conversa Virtual

 

Data: 14/08/2021

 

Horário: 10h

 

Inscrições: https://forms.gle/by9bYAc9XzySegiv7

 

Responsável: Reprolatina

 

Redes Sociais: https://www.facebook.com/jovensmobilizadoresdsdr

 

Contato: [email protected]

 

 

 

Nome da Atividade: “Sarau das Juventudes”

 

Descrição: Sarau online, com batalha de rima, para encerrar a Semana das Juventudes, em grande estilo: fortes, em luta e celebrando nossos direitos!

 

Tipo de Atividade: Apresentação Cultural

 

Data: 14/08/2021

 

Horário: 14:00h às 17:00h

 

Link: https://www.youtube.com/margemcultural (Não é necessário inscrição)

 

Responsável: Produtora Margem Cultural e diversos produtores culturais periféricos do município – Programa Juventudes – Fundação FEAC

 

Redes Sociais: http://margemcultural.org/ e https://www.instagram.com/margemcultural/

 

Contato: [email protected]

Continue Reading

Geral

Prefeitura abre processo seletivo com 100 vagas para técnico em enfermagem

Published

on

By

 

 

 

 

A Prefeitura de Campinas publica nesta terça-feira, 3 de agosto, no Diário Oficial do Município (www.campinas.sp.gov.br/diario-oficial/), o edital do processo seletivo para cem vagas de técnico em enfermagem. As inscrições poderão ser feitas de 3 a 5 de agosto, pelo portal da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br), clicando no banner do processo de seleção.

 

 

Das vagas oferecidas, 75 serão para ampla concorrência; 20 para negros e cinco para pessoas com deficiência.

 

 

Além da remuneração, no valor de R$ 3.725,75, os contratados também terão direito ao auxílio refeição/alimentação de R$ 1.041,51 e ao vale-transporte. O contrato será de 12 meses, com possibilidade de prorrogação.

 

 

De acordo com a secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, por se tratar de um processo seletivo simplificado, sem prova, a classificação será com base nos títulos apresentados. Os documentos que comprovam as experiências profissionais devem ser enviados, via sistema, já autenticados em cartório.

 

 

Os candidatos que forem se inscrever como negros ou pessoa com deficiência devem ficar atentos às regras específicas previstas no edital.

 

 

“É essencial que os candidatos leiam atentamente o edital e já separem a documentação necessária, lembrando que a prova de títulos não é eliminatória, mas sim, classificatória. O período de inscrições será curto e o processo será todo digital”, explicou a secretária Eliane Jocelaine Pereira.

 

 

Serviço

 

 

Processo seletivo simplificado para técnico em enfermagem

 

Publicação do edital: 3 de agosto

Inscrições: 3 a 5 de agosto

Como se inscrever: clicando no banner do Processo Seletivo, disponível no portal da Prefeitura (www.campinas.sp.gov.br).

Vagas: 75 de livre concorrência; 20 para negros e cinco para pessoas com deficiência.

 

Continue Reading

Populares