Connect with us

Indaiatuba

Prefeitura de Indaiatuba promove 1º Encontro de Folia de Reis dia 22 de setembro

Publicado

em

Foto:

Com o objetivo de resgatar uma festividade religiosa, também classificada como uma manifestação do folclore brasileiro, a Secretaria Municipal de Cultura promove no dia 22 de setembro o 1º Encontro de Folia de Reis, que será realizado no Mosteiro de Itaici durante todo o dia. Pelo menos 16 companhias de folias de reis de várias cidades paulistas vão se apresentar durante o encontro, que contará também com praça de alimentação. A entrada é gratuita

Segundo a secretária de cultura, Tânia Castanho, a folia de reis é uma vertente cultural muito antiga que foi trazida ao Brasil pelos portugueses e hoje faz parte do nosso folclore. “A Companhia de São Francisco de Assis, de Indaiatuba, se apresenta em diferentes cidades, mas não em Indaiatuba, porque aqui não temos essa tradição. Com esse encontro, que está sendo organizado com o apoio do Mosteiro de Itaici, queremos resgatar essa linda festa religiosa e folclórica que celebra a visita dos três Reis Magos ao menino Jesus. Esse resgate é fundamental para mantermos vivas as tradições culturais brasileiras”, argumenta.

O encontro contará com apresentações das seguintes companhias: Cia Cordeirópolis; Cia Hortolândia, Cia Limeira, Cia Estrela Guia (Campinas), Cia Santa Cruz Palmeiras, Cia São José Operário (Campinas), Cia Santa Bárbara, Cia de Leme, Cia Arthur Nogueira, Cia Várzea Paulista, Cia Londrina, Cia São Carlos, Cia Voz Oriente (Campinas), Cia Sumaré, Cia de São Francisco de Assis (Indaiatuba) e Cia Estrela Guia (Guarulhos).

Folia de Reis

Mais comum nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Bahia, a folia de reis consiste em um grupo de pessoas que saem pelas ruas fantasiadas e visitam algumas residências cantando músicas populares e entoando cânticos bíblicos. É formada por personagens como: mestre ou embaixador (organizador da festa), três reis magos, palhaços, coro e foliões.

SERVIÇO

1º Encontro de Folia de Reis

Data: 22 de setembro de 2019

Local: Mosteiro de Itaici – Rodovia José Boldrini, 170, Itaici

Programação:

08h30 às 10h30: Apresentação de companhias de folias de reis

11h: Missa

13h às 17h: Apresentação de companhias de folias de reis

Indaiatuba

Indaiatuba é destaque em projeto promovido pela Fundação Itaú Social

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Indaiatuba, através Secretaria de Assistência Social, participou do lançamento do livro “Socializando Sonhos: vivências em Direitos Humanos”. O Seminário de Práticas Juventudes em Curso aconteceu no Golden Tower Hotel, em São Paulo, no dia 30 de agosto. A iniciativa faz parte de uma formação promovida pela Fundação Itaú Social e que a assistente social do Cras do Campo Bonito, Doroth Doi, representou os trabalhos desenvolvidos pelo município. O projeto reuniu 470 inscritos de todo o Brasil, e o piloto apresentado por Indaiatuba ficou entre os 30 selecionados.

O livro em questão consiste no registro e na narrativa dos processos vivenciados nos eventos: Sarau Socializando Sonhos, Tenda Socializando Sonhos e Virada Político Cultural Socializando Sonhos, nos diferentes territórios envolvidos no projeto “Socializando Sonhos: vivências em Direitos Humanos”. Participaram da iniciativa: Indaiatuba/SP, Loanda/PR, Natal/RN, São Luís/MA e Santa Maria/DF.

“Socializando Sonhos: vivências em Direitos Humanos”

A proposta consisti na construção coletiva juvenil de vivências culturais sobre a temática dos direitos humanos. Os trabalhos abrangem múltiplas formas de expressão e culminaram na Virada Político-Cultural Socializando Sonhos, que aconteceu simultaneamente em todos os territórios participantes e envolveu diferentes agentes comunitários locais.

Sarau Socializando Sonhos

O Sarau Socializando Sonhos – “A arte da palavra – Palavras que Cantam e Encantam” foi a primeira atividade desenvolvida por Indaiatuba, através da comissão responsável, formada por jovens do bairro, com participação do Cras, Creas, UBS e jovens do bairro. O evento aconteceu na terça-feira, 30 de abril, no Cras do Campo Bonito e contou com microfone aberto, DJ e grafite.

‘Tenda Socializando Sonhos’

‘Tenda Socializando Sonhos’ foi o segundo evento organizado por jovens do Campo Bonito, Cras e UBS do mesmo bairro e Creas, com apoio da Prefeitura. O evento aconteceu na quarta-feira, 22 de maio, na praça Dom Pedro. Os participantes interagiram com a população através de intervenções artísticas e culturais com o objetivo de informar as estatísticas sobre a juventude brasileira e assim sensibilizar a população que proteger e promover os direitos da infância, adolescência e juventude é papel de toda a sociedade.

Virada Político Cultural Socializando Sonhos

A Virada Político Cultural Socializando Sonhos aconteceu no sábado, 08 de junho, em frente à UBS Campo Bonito. O evento encerrou o Projeto Socializando Sonhos – Vivências em Direitos Humanos, que tem apoio da Prefeitura de Indaiatuba através da Secretaria de Assistência Social. Organizado por jovens do bairro Campo Bonito e por profissionais do Cras Campo Bonito, Creas e UBS Campo Bonito, a atividade contou com a participação de artistas locais da música, poesia, dança, Graffiti, DJ e microfone aberto.

Continue Lendo

Indaiatuba

Procon fiscaliza bancos sobre cumprimento de lei de tempo de espera para atendimento

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

O Procon Indaiatuba informa que realizou recentemente uma fiscalização em toda a rede bancária do município oficializando a obrigatoriedade da colocação de placas indicativas com relação ao tempo de espera nos caixas de atendimento, de acordo com a Lei Municipal 4.734/2005. Durante a ação 21 agências foram notificadas e somente 3 estavam de acordo com o que determina a lei.

Conforme a legislação municipal os bancos devem afixar em local visível placa informando o tempo de espera para atendimento, que deve ser de até 15 minutos em dias normais e 30 minutos em véspera ou após feriados prolongados. O prazo concedido para regularização é de 30 dias a partir da data da notificação. Em caso de descumprimento, as agências poderão ser multadas em 1.000 Ufesps (Unidades Fiscais do Estado de São Paulo) e o dobro em caso de reincidência.

Os consumidores que se sentirem lesados poderão fazer a denúncia na sede do Procon, que está situado na Avenida Francisco de Paula Leite 2.263 – Jardim Kyoto. É importante apresentar documento constando horário de entrada (senha de atendimento) e saída (autenticação mecânica ou doc com horário, assinatura e carimbo de qualquer funcionário do estabelecimento bancário).

O Procon de Indaiatuba atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Mais informações pelo telefone 3835-6200 ou 3834-7601.

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA – AÇÃO DE ORIENTAÇÃO FEBRE MACULOSA

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A equipe de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Indaiatuba intensifica na noite de hoje (17) no bairro Colinas Mosteiro de Itaici uma ação de prevenção e informação sobre os cuidados com a Febre Maculosa distribuindo material informativo e tirando dúvidas dos moradores em relação a doença. A ação será mantida até sexta-feira (20).

A medida é reforçada após uma morte suspeita de Febre Maculosa de uma mulher de 58 anos, moradora no Colinas Mosteiro de Itaici, na sexta-feira (13) no Haoc (Hospital Augusto de Oliveira Camargo). A Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde aguarda o laudo laboratorial para confirmar o caso, mesmo com o atestado de óbito emitido pelo médico apontando Febre Maculosa. O material está em análise no Instituto Adolfo Lutz.

Continue Lendo




error: Content is protected !!